Mais Leituras + My Actifit Report Card: dezembro 2 2018

in #actifit5 years ago (edited)
Ando lendo contos ultimamente, mas já li muita filosofia, inclusive estudei filosofia na faculdade. Eu gostava muito mais dos antigos pré socráticos que nos deixaram apenas fragmentos poéticos. Nem sequer são considerados filósofos, e receberam o título de “pensadores originários”. Além dos diálogos de Platão que tem um formato mais literário.


Dos filósofos modernos, além de Nietzsche, me aprofundei bastante em Heidegger. Provavelmente devido a um professor incrível que tive na faculdade chamado: Emanuel Carneiro Leão. Que foi aluno do próprio Martin Heidegger.

Também estudei com o Olavo de Carvalho um curso sobre Aristóteles, que ele ministrava no Rio de Janeiro, mas segundo ele, estes autores que citei também não são filósofos.

Principalmente em relação à Nietzsche, ele dizia que a obra contém pensamentos profundos, mas sem nenhum compromisso com a busca da verdade.

Tenho uma certa tendência a preferir textos menos científicos e teóricos. O próprio Heiddegger embora escreva em estilo de tratado filosófico, acaba descambando para poesia e misticismo.

Outro assunto que me interessa muito é mitologia. A Odisseia de Homero, li pela primeira vez quando era mais novo, naquela antiga edição da editora Abril, acho que traduzida do francês e achei espetacular.

Em relação ao estudo da mitologia e das religiões eu recomendo o Mircea Eliade. O que me atrai realmente em seus livros são os próprios mitos e simbolismos destas culturas arcaicas elucidados e descritos em detalhes, e nem tanto as análises e interpretação filosóficas. Pode-se começar pelo livro “Tratado de História das Religiões”

Nesta linha e para quem gosta de filosofia oriental indico um livro excelente chamado: “Filosofias da Índia” de Heinrich Zimmer. O mais interessante para mim novamente são as histórias e os mitos indianos que são absolutamente fantásticos.

Mitologia Nórdica também é muito fascinante e pretendo ler mais sobre o assunto no futuro. Se alguém puder me recomendar algo neste sentido eu ficaria agradecido.

Quando eu era mais novo também já li muita ficção científica, li todos os livros do Asimov, Arthur C. Clarke e a série Duna. E também todos os livros do Tolkien.

O que me deixa admirado quando você começa a entrar no universo da mitologia é que histórias de fantasia como "O Senhor dos Anéis" começam a se assemelhar a contos da carochinha para fazer criança dormir comparado a profundidade e alto nível de criatividade das sagas mitológicas.

Alguns autores que citei, como Heidegger e Eliade foram acusados de serem nazistas, o que na minha opinião não diminui em nada a grandeza de suas obras. Não sei se é o caso, mas o certo é que muitos grandes escritores eram verdadeiros mau-caráter em suas vidas comuns, mas através de sua arte meio que conseguem transcender suas limitações enquanto seres humanos.

Também tenho um especial apreço pela literatura britânica. Começando pelos contos de Edgar Allan Poe, passando pelo romance “O Morro dos Ventos Uivantes” de Emily Bronte, e toda a obra maravilhosa de Charles Dickens. Para finalizar sou absolutamente viciado nos contos de Sherlock Holmes.

Existem filmes da maioria destes livros e dou graças por nunca os ter assistido antes de ler os livros. Quando você vê o filme, este sempre parece infinitamente inferior ao livro, e ver o filme antes de ler deve ser uma verdadeira maldição.


17117
Aerobics,Walking,Running


Imagem: OpenClipArt


participe do ptgram | conheça nossa comunidade


Leia mais em: Pedro Canella - Todos os Artigos

Sort:  

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by pedrocanella from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Congrats on providing Proof of Activity via your Actifit report!

You have accordingly been rewarded 54 AFIT tokens for your effort in reaching 17117 activity, as well as your user rank and report quality!
You also received an 6.22% upvote via @actifit account.
Actifit rewards and upvotes are based on your:

  • User rank: which depends on your delegated SP, accumulated AFIT tokens, rewarded post count and recent rewarded activity.
  • Post score: which depends on your activity count, post content, post upvotes, quality comments, moderator review and user rank.

To improve your user rank, delegate more, pile up more AFIT tokens, and post more.
To improve your post score, get to the max activity count, work on improving your post content, improve your user rank, engage with the community to get more upvotes and quality comments.

Actifit is now a Steem Witness. If you believe in our project, consider voting for us

rulersig2.jpg
Vote for Actifit as a Witness
Chat with us on discord | Visit our website
Download on playstore | Download on app store
FAQs | Text Tutorial | Video Tutorial

Adorei o seu post.
Sempre tive uma paixão por livros, na adolescência devorei tudo o que havia em casa e muitas obras requisitadas na biblioteca municipal.Com a complexidade da vida fui lendo cada vez menos e como me tornei jurista, o tempo disponível para leitura não-técnica é quase nulo.
Mas os verdadeiros amores não morrem; continuo a adorar ler e também escrever - e este post inspirou-me a colocar brevemente mais uma crónica no steemit...
Obrigada por fazer lembrar esse enorme prazer que é a leitura.


ptgram

Que bom ! Pois é. Ultimamente comecei a perceber que tenho lido menos e que tem tanta coisa importante para ler, que comecei a diminuir o tempo no computador e me dedicar mais este velho e maravilhoso hábito. Pelo menos de noite antes de dormir, algumas páginas. Ah e o meu post era uma continuação deste anterior, dá uma olhadinha: O que Ler?!

Li o seu post e gostei bastante. Também me considero eclética, leio um pouco de tudo e em todos os géneros encontrei autores fascinantes.
Partilho dessa paixão literária :D.

Obrigada, vou ler o anterior post, sim.
Steemerabraço :D

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 63968.82
ETH 3136.80
USDT 1.00
SBD 4.28