#BIBLIOTECA# - "Mr. X" (1999)

in #biblioteca6 years ago (edited)

Efeito Doppelgänger: fusão das palavras alemãs doppel (significa "duplo", "réplica" ou "duplicata") e gänger ("andante", "ambulante" ou "aquele que vaga").

O que você faria se tivesse que entender e aprender a lidar com esse efeito na sua vida? E se, além desse problema, você ainda tivesse que administrar eventos aparentemente incompreensíveis em meio a muita fantasia, violência e boas doses do mundo sobrenatural. Então, "basicamente" esse é o mundo onde vive o protagonista deste livro, Ned Dustan. Todos os anos, especificamente na data do seu aniversário, ele sofre com forte convulsão onde se vê obrigado a presenciar cenas de assassinatos vorazes que são cometidos por uma figura maléfica e misteriosa a quem ele deu o nome de "Mr. X".

Sem entender qual é a conexão das cenas bizarras que aparecem de forma sistemática e pontual (anualmente), Ned espera encontrar a resposta tendo que voltar a sua cidade natal após ter uma visão da sua mãe (Star) sendo morta.

Fonte: Divulgação (Horror Novel)

Dentro do mundo literário, Peter Straub é uma figura mais do que carimbada por seus trabalhos compostos por histórias desafiadoras, personagens complexos e uma grande mistura de elementos para escrever algo sempre fora do trivial. Ler um dos livros de Straub é ter a garantia de que você - em 99% das vezes, afinal... ninguém é perfeito, haha! - irá ter a oportunidade de entrar em mundos surreais e cheios de surpresas e muito mistério.

Não demorando muito para estabelecer a sua narrativa para o leitor (que rapidamente consegue ver o "todo", mas não o que está por trás de cada "parede") aqui, o ritmo dinâmico com o qual a trama desse livro é escrita mescla de uma forma muito inteligente (tendo como alicerce mais forte as relações humanas e como elas podem ser mantidas ou desfeitas) uma boa parte de até onde o horror, a loucura e complexidade que são inerentes a cada ser humano pode chegar.

Os personagens que constroem esse livro não são tão inovadores (isso deve ser deixado claro, pois pode ser um dos aspectos relativamente mais fracos por serem baseados em muitos clichês... porém, em nenhum momento o livro se torna ruim por causa desse deslize), mas eles são altamente satisfatórios, conseguindo segurar o ótimo clima de suspense e tensão que pode ser lido - e sentido - através das páginas.

O foco principal desse livro é trabalhar em cima do efeito doppelgänger, que faz referência a existência de uma outra metade de cada ser humano (como se fosse um irmão gêmeo) vagando por aí, em alguma lugar do mundo. A diferença é que esse "clone" tem uma essência totalmente perversa e naturalmente diabólica. Esse tema é muito bem tratado pelo escritor, porque ele consegue apresentar uma ideia inovadora e trabalhar com ela dentro de um campo de complexidade inquestionável: a mente humana.

Indo cada vez mais fundo na mente do protagonista Ned, Straub vai enraizando a história fazendo com que ele sinta-se cada vez mais faminto por descobrir a essência de suas origens. Isso acontece depois que a sua mãe finalmente diz o nome do pai dele pela primeira vez e desde então, ele começa uma busca desenfreada por informações que possam clarear as suas ideias... Mas, quanto mais ele cava, mais ele se vê em uma teia composta por acontecimentos cada vez mais estranhos.

Contando com algumas reviravoltas ao longo do seu desenvolvimento, o livro consegue prender a atenção do leitor de uma forma quase "magnética", e com certeza - para quem gosta de ler livros desse gênero - as camadas desesperadoras e atordoantes com a qual é possível se deparar a medida em que a trama vai sendo "descascada", garantem a qualidade de uma ideia mirabolante que não tem como ser desvendada até o que a última página seja lida.

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

A primeira vez, e única, que me deparei com doppelgänger foi no seriado How I Met Your Mother, mas era muito mais cômico claro, tratava-se de uma versão das personagens, digamos um pouco mais excêntrica e alternativa. Mas nunca tinha visto este conceito no terror, me pareceu bem interessante.


ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

O livro é realmente muito interessante.

Coin Marketplace

STEEM 0.36
TRX 0.12
JST 0.040
BTC 70446.49
ETH 3571.68
USDT 1.00
SBD 4.73