Estresse - Realmente é Vilão da Nossa Saúde?

in #brazine5 years ago

Olá steemians!

images (10).jpeg

Estava lendo um artigo no site da Superinteressante sobre saúde, mais especificamente sobre o Estresse, e gostaria de compartilhar a ideia aqui com vocês.

Nesse artigo, somos levados a fazer uma avaliação mais justa sobre os reais efeitos do Estresse e como ele age no nosso organismo. Nos ensina também como podemos usá-lo para nos tornarmos mais fortes, inteligentes e produtivos.

Acontece que não é fácil transformá-lo de vilão para mocinho, uma vez que a ciência e a mídia disseminam enchurradas de pesquisas e levantamentos das doenças causadas pelo "dito cujo".

Mas agora podemos começar a inverter o nosso julgamento sobre ele. Novas pesquisas tem sidos realizadas, apontando os benefícios que podemos alcançar se entendermos mais a fundo sobre como funciona todo o processo fisiológico.

O que é o Estresse?

O Estresse, é uma resposta natural instintiva do nosso organismo, quando ficamos expostos a situações de perigo, ameaça ou medo, ou seja uma "resposta fisiológica a uma mudança física externa".

Todos os seres vivos possuem essa autodefesa. No entanto, nós, os seres humanos, possuímos uma diferença: somos capazes de transformar uma ideia imaginária, gerando reações fisiológicas do estresse idênticas a de uma ameaça real. Isso quer dizer que conseguimos imaginar a presença de um predador e se estressar antes mesmo, da existência dele; ao contrário de um animal, que só vai se estressar se sentir uma presença real de predadores.

Fisiologia

O Estresse é dividido em duas fases: eustress e o distress:

  • Eustresse - é a parte positiva, a energia extra oferecida como resposta ao estímulo da ameaça.
  • Distresse - é a sobrecarga, devido ao excesso de energia extra.

O "boom" do negócio está nessa oferta energia extra, pois ela nos torna capazes de realizar coisas que jamais imaginaríamos. Ela permite ficamos momentaneamente mais fortes, resistentes à dor, concentrados, inteligentes e sociáveis.

Isso acontece por causa de reações químicas que ocorrem dentro do nosso organismo que irradiam sinais de alerta, produzindo e liberando diversos hormônios em nossa corrente sanguínia, cada um com uma função diferente, entre eles:

Adrenalina: Acelera os batimentos cardíacos, levando mais nutrientes e oxigênio para nossos órgãos ofertando energia extra para o nosso cérebro funcionar melhor, deixando-nos mais atentos, alertas e focados, em tudo a nossa volta. Esse benefício seria muito útil em uma reunião de trabalho ou estudos, por exemplo.

Endorfina: Efeito analgésico, que ajuda a eliminar a dor momentaneamente.

Cortisol: Reabastece os estoques de energia, glicose e gordura, para enfrentar os problemas. Altera, também, a textura das células brancas do sangue, fazendo com que elas fiquem grudadas nas paredes dos vasos e tecidos, ou seja manda as células de defesa do organismo direto para o campo de batalha.

Ocitocina: E a mais interessante, é o aumento de prazer para aumentar o encorajamento em diversas situações, provocando o estímulo do senso de comunidade, o que na natureza significa sobrevivência, além de fortalecer o coração curando pequenos machucados.

Desidroepiandrosterona: Ele provoca o aumento da plasticidade do cérebro, aumentando a capacidade de memória. E tem explicação: é importante que se aprenda com situações de perigo para que quando acontecerem novamente, saibamos o que fazer.

Mudança de Postura

É por isso que devemos mudar nossa postura em relação ao estresse. Quando começares a se sentir que vai ficar estressado, em uma prova, por exemplo, pense em quantas vezes já passou por situações semelhantes a essa, e confie nas respostas do seu próprio corpo, pois o stress é o jeito do nosso corpo lidar com as diversas situações.

Ao invés de tentar ignorar e tentar ficar se fugindo dessa sensação pensando que é algo ruim, tente aproveitar a carga extra de energia. No início será difícil, mas com o tempo irá ajudá-lo ganhar cada vez mais confiança e tomar decisões cada vez melhores.

Sendo assim, pare hoje mesmo de lutar contra o estresse. E, a partir de agora, quando o seu coração bater mais rápido e/ou ficar com a respiração ofegante, pare de se preocupar e tome proveito da situação. Seu corpo é uma máquina de resolver problemas, confie nele.

Fonte: https://super.abril.com.br

Sort:  

Congratulations @markitoelias! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You received more than 2000 upvotes. Your next target is to reach 3000 upvotes.

Click here to view your Board
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Vote for @Steemitboard as a witness and get one more award and increased upvotes!

Muito obrigado!

Coin Marketplace

STEEM 0.36
TRX 0.12
JST 0.039
BTC 70112.96
ETH 3549.99
USDT 1.00
SBD 4.71