Hathor, plataforma brasileira baseada nas tecnologias blockchain e DAG (Directed Acyclic Graph ou Grafos Acíclicos Dirigidos) promete uma rede escalável, segura e descentralizada

in #dlike5 years ago (edited)

hathor_blockchain.png

Com a versão teste no ar desde maio, o projeto da Hathor é uma plataforma de transações por consenso desenvolvida em uma arquitetura totalmente nova, baseada em uma combinação das tecnologias blockchain e DAG. Desenvolvida por brasileiros, segundo matéria do Portal do Bitcoin - Gestora brasileira de criptomoedas se une a protocolo nacional de blockchain - tem como fundadores Marcelo Brogliato e Gabriel Aleixo, este último também é analista chefe da QR Capital (https://www.qr.capital) e apareceu no programa que compartilhei aqui em Bitcoin, blockchain e criptomoedas na TV brasileira: Globo, Band e comerciais com a Rapha.

Além do site, cujo link compartilho no final do post, o projeto também mantém um blog no Medium - https://medium.com/hathor-network - ambos em inglês. Na reportagem do Portal do Bitcoin, conta que Marcelo Brogliato, CEO da Hathor Network, é engenheiro da computação formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e revela que o protocolo foi desenvolvido a partir da tese sobre escalabilidade de redes blockchain que defendeu em seu PhD na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na entrevista, Gabriel comenta: “A rede do bitcoin é extremamente descentralizada e segura, mas em contrapartida não é muito escalável, permitindo poucas transações por segundo. Já a rede do IOTA, suporta milhões de transações por segundo e tem bons níveis de segurança, mas por outro lado é mais centralizada do que outras redes.”

A IOTA (https://www.iota.org), projeto de criptomoeda para internet das coisas que já citei aqui meses atrás em Cryptomiles, projeto brasileiro de criptomoedas para recompensar motoristas em troca de dados de tráfego, é similar à proposta da Jaguar Land Rover usando IOTA, utiliza a tecnologia DAG, como detalha o blog da fundação - Coordinator. Part 2: IOTA is a DAG, not a Blockchain - explicando a tecnologia que eles batizaram como Tangle.

Outra criptomoeda que adotou o DAG foi a Obyte (https://obyte.org), conhecida por muitos de nós steemians pois quando ainda se chamava Byteball realizou um grande airdrop para promover o projeto. A parceria, que aconteceu no ano passado, foi anunciada no @steemitblog - Welcome Byteball to Steem! - com entusiasmo. Eu mesmo participei trocando parte dos tokens recebidos por STEEM e STEEM Power, a promoção era dividida em 2 etapas com intervalo de 12 meses, mas segundo este post do @discerente - O smartcontract não foi smart - parece que o resgate da segunda parcela teve não foi tão tranquilo assim.

Checando o site @coingecko, vi que os ativos digitais da IOTA valem agora U$ 0.276 e da Obyte, que usam a sigla GBYTE, valem U$ 26,43. A criptomoeda HTR da Hathor parece que ainda não está listada, de qq forma, segundo esta página no site - Custom Tokens - o foco vai ser a possibilidade de criar criptoativos customizados. Um pouco diferente de outra iniciativa brasileira que compartilhei aqui antes: Rhizom, um blockchain 100% desenvolvido no Brasil que prevê estrear com 4 redes em seu ecossistema. Voltando à entrevista do Gabriel, ele finaliza: “A Hathor, de forma pioneira, conseguiu aproximar um pouco mais esses três fatores oferecendo uma rede mais escalável, segura e descentralizada, dentro das limitações da criptografia”.


Hathor - A scalable blockchain for tokenization. Transactional consensus platform comprised of an entirely novel architecture...


Source of shared Link

Sort:  

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

We're happy to list Hathor as soon as they are available to trade on any crypto exchanges we are tracking.

Great to see more development in the DAG space.

Thank you for commenting, support the Steem blockchain being an active user and interest in list Harthor project! Thanks and good luck again!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Inspired to see your enthusiasm and contribution to the blockchain space particularly in the Latin American region!

Definitivamente um projeto pra ficar de olho, principalmente se tratando de Brasil, que, apesar de ser um mercado difícil, esta cheio de oportunidades para implementação de blockchain e DAG no que diz respeito a pequenos negócios! Valeu! :D

Posted using Partiko Android

Vi que no site da QR Capital tem uma notícia da parceria com a exchange Foxbit, dias atrás a corretora Mercado Bitcoin lançou tokens próprios atrelados a precatórios estaduais, de repente vão seguir caminho parecido usando a plataforma da Hathor. Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Hi @wagnertamanaha!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 4.150 which ranks you at #3343 across all Steem accounts.
Your rank has dropped 2 places in the last three days (old rank 3341).

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 187 contributions, your post is ranked at #57.

Evaluation of your UA score:
  • Some people are already following you, keep going!
  • The readers like your work!
  • Good user engagement!

Feel free to join our @steem-ua Discord server

Coin Marketplace

STEEM 0.25
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 63282.43
ETH 3083.92
USDT 1.00
SBD 3.85