A Teoria da Complexidade tem respostas a velhos impasses pessoais e sociais

in #dsound6 years ago (edited)


Dou um pequeno sobrevoou sobre a Teoria da Complexidade que tem contribuições de autores como Anthony Wilden, Edgar Morin e, aqui no Brasil, Humberto Mariotti, nos quais eu me referenciei para fazer este conteúdo.

Complexidade não é sinônimo de complicação e meu objetivo é deixar a mensagem bastante próxima do que é familiar para todos, como pensamos a vida, como tomamos decisões, questões que transpassam todos nós na contemporaneidade. Isso porque o Pensamento Complexo traz uma forma de enxergar as questões da vida que atende velhas questões ainda não resolvidas que surgem da maneira como nós, culturalmente, estamos acostumados a raciocinar. A complexidade é uma mudança de perspectiva, e este novo olhar permite novas respostas para nos entendermos como pessoas e integrantes da sociedade. Um ângulo que permite dissolver velhos conflitos e impasses.

No podcast eu abordo o assunto com mais detalhes. Em breve tem mais conteúdo sobre!

Com carinho,

Bárbara Li

fonte da imagem: Pixabay


► Listen on DSound
► Listen from source (IPFS)
Sort:  

Essa não é minha área. Mas já ouvi esses nomes e um pouquinho da teoria em "big Bang theory" hehehehheh

Sucesso, querida!


projeto #ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

The Big Bang Theory é vida hahahah

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

No período em que trabalhei com pesquisa, no DEQ do IFGW/Unicamp, estudávamos sistemas com muitas variáveis, buscando entender em especial aqueles com a capacidade muito particular de se auto-organizar, como por exemplo algumas reações químicas em que os produtos da reação acabam se depositando e formando um padrão espaço-temporal. Entrava de carona nas nossas pesquisas a Complexidade, o Caos, a Bifurcação... São temas lindos e que saem fora do berço 'exatóide' para meter o nariz noutras áreas, com muitas aplicações em biológicas e até mesmo em humanas.
Faz tempo que quero escrever algo sobre Complexidade e Futebol. Com a chegada da Copa 2018, já está na minha agenda. Vamos ver se me inspiro. Acho engraçado quando vejo torcedores de um determinado time, supostamente "roubado" por uma penalidade mal marcada, alegando que não fosse aquilo o jogo terminaria empatado, por exemplo. Mas não se dão conta de que cada ato do árbitro, junto com cada ato dos bandeirinhas e de cada jogador, muda totalmente a sequência temporal dos acontecimentos. O sistema vai bifurcando e, qualquer acontecimento que tivesse sido diferente, geraria toda uma outra solução para o sistema de "infinitas" possibilidades. Assim, todo o resto do jogo, depois daquela marcação (ou da não marcação), teria sido radicalmente diferente uma vez que o sistema é complexo. Chegamos a simular em computador o comportamento de uma doença infecciosa para a qual, alterando um ou outro parâmetro do sistema, evoluía para uma situação de erradicação completa ou para uma situação oposta e crítica de epidemia.
Interessante a sua abordagem!

Interessante seu comentário @fisicanaveia! Acho que somos física e química, nos repelindo, aproximando, enfim, movimentando conforme as reações de cada encontro, seja com outra pessoa, com uma ambiente, atividade. Para mim é incrível a aproximação das exatas, humanas e biológicas, e acho que são abordagens diferentes para os mesmo fenômenos, onde estão presente os mesmo elementos.

No caso do futebol tem aí o jeitão de torcer que é puxar a sardinha pro seu lado deliberadamente não importa a lógica! hahahahah Seria legal um artigo do ponto de vista científico!

Coin Marketplace

STEEM 0.25
TRX 0.11
JST 0.032
BTC 63478.09
ETH 3067.28
USDT 1.00
SBD 3.81