Pequena Autobiografia

in #investimentos6 years ago (edited)

miniautobio.jpg

Neste primeiro artigo vou falar um pouco sobre mim e o que me motivou estar aqui. Para isso vou retroceder bastante no tempo;

Quando eu era criança na escola, de início recordo que minha matéria preferida era a matemática. No entanto, sem saber o motivo, isso logo mudou e passei a me interessar mais por desenho e literatura. Fui e ainda sou um leitor assíduo e escrever redações era minha atividade favorita.

Também me recordo de ainda muito novo ter um forte desejo de ser fotógrafo, pois era fascinado por observar paisagens e meu pai tinha um laboratório de revelação fotográfica em casa, mas não me desenvolvi nesta área

Na adolescência escrevi poesias e durante muito tempo pensei em me tornar escritor. Li a maioria dos clássicos da literatura mas não cheguei a escrever muito, devido a uma dificuldade em finalizar os textos, sempre iniciando, abandonando e passando a um novo projeto.

Outro hobbie eram os esportes em geral, joguei Basquete nas categorias mirim e infantil do Fluminense, embora preferisse o Futebol. Skate e Surfe também ocuparam muito do meu tempo, assim como o Alpinismo.

Esta relação com o mar e as montanhas despertou em mim uma grande fascinação pela natureza e lugares selvagens, tanto por fazer viagens e expedições a lugares remotos, como observar a vida natural, além dos aspectos sócio culturais das populações tradicionais.

Também fui estudante de desenho e pintura em uma escola de artes visuais, mas acabei sendo expulso por mau comportamento. Não me desenvolvi muito nesta área.

Jogar xadrez sempre foi uma das minhas paixões, comecei a jogar e estudar o jogo e aos 11 anos cheguei a empatar com um vice campeão brasileiro, além de ter sido campeão em todos os torneios escolares que disputei.

Outro interesse foi a música e a prática de instrumentos musicais, com destaque para o piano e o violão e posteriormente instrumentos de percussão.

Ou seja muitas atividades variadas mas sem jamais me aprofundar definitivamente em nada. Sou uma pessoa bastante paradoxal. Tenho um lado solitário que precisa de retiro e isolamento e ao mesmo tempo um lado bastante social que quando jovem me fazia ter sucesso nas festas, contando histórias e piadas.

No mais sempre tive um espírito bastante empreendedor e gostava de comercializar coisas, ainda moleque abri um pequeno negócio de venda de revistas de histórias em quadrinhos usadas.

Lembro de possuir uma mente muito inquieta e questionadora, já durante o “segundo grau” comecei a ler obsessivamente todos os grandes Filósofos e Pensadores antigos e modernos. Isto aliado a influência de um extraordinário professor que tive me fez decidir estudar Filosofia. Tal contribuiu também para me despertar o interesse por línguas estrangeiras e cheguei a estudar Grego Arcaico e Latim.

Por outro lado fui um dos primeiros a ter acesso a computadores e internet no Brasil, advento que tomou minha atenção de tal forma que vim a abandonar a faculdade de Filosofia e começar a estudar informática e webdesign.

É estranho recapitular minha vida pois me interessei por coisas muito variadas e diferentes entre si e me mantive de certo modo com um conhecimento limitado de cada uma delas (não diria superficial, pois de início sempre ficava obcecado o suficiente para me dedicar por horas a fio, e assimilar satisfatóriamente pelo menos os conceitos essenciais).

Muitas coisas ficavam esquecidas, como que adormecidas em meu interior até que do nada voltavam à tona me absorvendo de maneira intensa. Por exemplo o surfe de peito (surfar sem prancha, só com o auxilio do corpo), um esporte que conheci os 8 anos e do qual fiquei afastado durante uma década (por ter me mudado para longe do mar), mas que voltei a praticar regularmente após completar 40 anos.

Mas continuando: estudar e trabalhar com computadores e internet me fez em certo período ficar praticamente viciado em jogos on line e bate papos (chats) virtuais. As novidades tecnológicas sempre foram e ainda são uma espécie de febre para mim, embora hoje consiga ter mais bom senso e equilíbrio. Naquele tempo isso chegou a um limite insustentável; desenvolver websites e passar muitas horas no computador jogando e conversando me levou a ter problemas na coluna e até mesmo um ataque de nervos.

Na época eu também trabalhava em uma grande editora de livros, mas foi quando aproveitei uma oportunidade, abandonei tudo e parti em uma longa viagem. Fui morar na Amazônia, em uma reserva extrativista no meio do nada em uma base de pesquisas sem energia eletrica e a alguns quilometros de distância da vila mais próxima. Nesta pequena vila eu trabalhava como professor em uma escola de alfabetização para moradores da floresta. Minha vida mudou completamente. Uma experiência bastante interessante que me levou a escrever um livro de contos sobre a sabedoria repleta de mistérios que existe na floresta e é ensinada de geração a geração, transmitida pelos velhos em forma de estórias e contadas à noite ao redor de uma fogueira.

Dois anos depois voltei a civilização e comecei a trabalhar como vendedor de livros usados, estava meio perdido, trabalhei em uma editora espírita, fazia bicos como garçom em festas e eventos, até que um dia do nada resolvi voltar a jogar xadrez (já estava a quase 10 anos sem disputar uma partida sequer) e aquilo me absorveu de tal forma que parei com tudo e passei a me dedicar integralmente, me tornei competidor e professor deste fascinante jogo. Após este retorno consegui inclusive ficar em terceiro lugar em um torneio internacional.

Me mudei novamente do Rio de Janeiro para uma pequena cidade no interior, na serra do município de Macaé, durante alguns anos dei aulas de xadrez na escola municipal. Então veio uma nova fase; casamento, constituir família, gastos extras e a necessidade de ganhar dinheiro e resolver mais satisfatoriamente o aspecto material da vida.

Por sorte eu havia herdado alguns terrenos em uma região de grande potencial turístico, natureza exuberante, localizados próximos a uma área de proteção ambiental. Localidade preservada e que ao mesmo tempo estava em um momento de desenvolvimento urbano, foi quando comecei a trabalhar com empreendimentos imobiliários e desenvolvimento de projetos para construção e locação de casas.

Veio então uma nova guinada em minha vida, foram anos de muito trabalho e desafios, nos quais aprendi, não sem cometer erros, a administrar esta modalidade de empreendimento em seus diversos aspectos, desde o projeto inicial, passando pela condução e termino da obra e finalizando com a locação dos imóveis. Esta atividade me trouxe uma maior tranquilidade financeira, a possibilidade de poupar parte dos ganhos, e assim, já na casa dos 30 e poucos anos, comecei a me interessar por investimentos.

Foi quando me iniciei no aprendizado dos mais variados assuntos ligados ao Mercado Financeiro em geral, Buy and Hold de ações, Economia, Contabilidade, e posteriormente Tecnologia Blockchain e Criptoativos. Que atualmente absorvem a maior parte da minha energia e interesse.

Aproveitando a disciplina que tinha adquirido com os estudos e treinamentos relacionados ao xadrez, venho me aprofundando sobre o tema de forma consistente e constante nos últimos 10 anos.

Também comecei nos últimos 5 anos a por em prática tais conhecimentos e a investir no Mercado de Ações, Fundos de Investimentos Imobiliários (Fiis), Títulos Públicos (Tesouro Direto), Moedas e mais recentemete em Stocks, REITs e Criptomoedas. Me considero entusiasta e apaixonado por analise de empresas e investimentos em geral.

Acredito ter obtido bons resultados neste campo, e como sempre tive um grande prazer e até mesmo uma necessidade de trocar e compartilhar conhecimentos, decidi criar este blog com a objetivo de escrever sobre os temas em questão, o que pode ser útil para muitas pessoas também evoluírem em relação a tópicos como Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Investimentos em Ativos de Valor, Diversificação e Controle de Risco, Liberdade e Tranquilidade Financeira, etc.

Estes podem ser os temas de maior interesse no momento tanto para mim como para a comunidade, por ter sido aqueles os quais mais me aprofundei, assim como xadrez, mas não estarei limitado a eles.

Hoje fazendo esta retrospectiva chego a conclusão de que minha trajetória de vida um tanto confusa e esta variedade de interesses (cheguei a praticar desde artes marciais, dança de salão a meditação e sistemas de auto conhecimento) pode ter sido um excelente ingrediente para vir a me tornar escritor e poder transmitir conteúdo sobre temas variados de maneira simples e acessível, buscando clareza mas sem me deixar levar por complexidades desnecessárias.

Minha meta é escrever o tanto quanto eu consiga, mas pelo menos 1 ou 2 artigos por semana, e espero que estes pequenos grãos de conteúdo que pretendo espalhar na rede, tenham alguma relevância. Sejam todos bem vindos. Mãos a obra.

Sort:  

Congratulations @pedrocanella! You have completed some achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of comments

Click on the badge to view your Board of Honor.
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Do not miss the last post from @steemitboard!


Participate in the SteemitBoard World Cup Contest!
Collect World Cup badges and win free SBD
Support the Gold Sponsors of the contest: @good-karma and @lukestokes


Do you like SteemitBoard's project? Then Vote for its witness and get one more award!

Caramba a sua vida é bem agitada e cheia de aventuras. Gostei do relato. Caso, vc faça resenhas de livros, temos uma tag para isso chama biblioteca. Mais informações aqui: https://steemit.com/pt/@brazilians/discutindo-literatura-no-brazilians-1https://steemit.com/pt/@brazilians/discutindo-literatura-no-brazilians-1
Tb temos tag #boxdeseries para resenhas de série e #filmoteca para filmes. Ah, #trovadores para poesias e #arteiro para artes visuais.

Temos um canal no discord https://discordapp.com/ para divulgar os textos. Vale a pena acompanhar os perfis @brazilians e @brazine. Lá, tem sugestões de posts. Eles são grandes incentivadores para o crescimento do Steemit BR.
Essa página, talvez, ajude tb https://www.steem.center/index.php?title=Steemit_(pt):FAQ

Seja bem vindo e sucesso!! Espero que seu blog seja tão agitado quanto a sua história :)

Oi Letícia, vou ver todos os links com calma mais tarde, e estudar esse material que você me indicou.

Realmente é estranho recapitular minha vida, agora me lembrei que quando criança fui ator em um filme de cinema, fiz apenas 2 cenas, mas ta ai mais uma das minhas paixões, assistir filmes e séries. Parece que nunca encontro tempo para estudar, ler e assistir tudo quanto gostaria.

Gostei muito do Steemit, tenho certeza que esta rede vai me ajudar bastante como uma espécie de estimulante para escrever, estou entusiasmado e tentando convencer todos meus amigos a migrarem do facebook para cá.

Muito obrigado por ler, pelos comentários, dicas e acolhida! Parabéns a você também pelo seu blog, que é excelente. :)

Bem vindo @pedrocanella!

Acredito que o steemit pelo que você traz, vai ser um ótimo lugar para trazer seus textos, resenhas, discussões, tudo que lhe vier a mente.

Ainda estamos nos organizando, e tentando formar uma comunidade mais forte. A @leticiachiantia já te passou a letra, e também é uma ótima escritora que acompanho fielmente, além de colaboradora do nosso projeto @brazilians.

Eu arranho aqui, não tenho costume de escrever assim, me restringindo mais a literatura e escrita acadêmica, entrei com a meta de um post semanal, hoje tento escrever quase um post por dia! kkk

E aqui tem vários caminhos, desde fotográfica, vídeos, artes, e escrita. Todos remunerados em steem, podendo ser em SP ou SBD, hoje em dia pela baixa esta sendo em steem também.

Acho que você tem muito a nos adicionar, são muitas historias, e muito aprendizado com a vida, gosto muito de filosofia, cheguei a postar algumas correlações com minha área de estudo. Boa sorte nessa nova aventura aqui, que tem tudo para dar certo!

As vezes fico impressionado em como tenho interesse por assuntos tão variados, também sou muito ligado em psicologia, principalmente neste campo da percepção, consciência e cognição. Um dos meus escritores favoritos é o Oliver Sacks, que você deve conhecer.

Muito obrigado pelas palavras e pela acolhida, tenho certeza que vamos trocar muitas ideias.

O nosso funcionamento mental é complexo e ao mesmo tempo fascinante. Essas áreas podem ser discutidas em diferentes perspectivas, dentro da teoria e ciência, e geram por vezes debates acalorados na comunidade que se produz esse conhecimento.

Gosto de trazer um pouco aqui desses temas, ainda em adaptação de uma linguagem, já que os significados e formas de utilizar termos são muito diferentes da linguagem coloquial.

Gosto bastante do Oliver Sacks, só consegui ler 2 livros dele. E são bem interessantes, a escrita dele é muito boa, e facilita transmitir muitos conceitos, e perspectivas que são difíceis de transpassar. Disponha! Estamos ai ! Certamente trocaremos mais ideias!

Bem-vindo, @pedrocanella! Estou vendo que tens muitas histórias para contar, vamos nessa :D

Valeu @casagrande !! muito obrigado pelas dicas valiosas e pela hospitalidade. Estamos juntos nesta jornada...

Bem-vindo, @pedrocanella! É bom ver a comunidade crescendo, vamos nessa ;)

footer-comentarios-2.jpg

Muito Obrigado!! Meu objetivo é somar e ajudar neste crescimento, estou divulgando o Steemit entre dezenas de amigos extremamente talentosos e espero em breve ver muitos deles por aqui, unidos a nós nesta jornada.

Bem vindo ao Steemit! Mando um salve aqui de São Paulo/SP. Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Obrigado! Já comecei a acompanhar o teu blog. Abraço.

Seja bem-vindo!!! Gostei muito da sua apresentação e queria ver mais posts seus. Acho que serão de grande valia para mim, para a comunidade #pt e para o Steemit :)

Fico no aguardo das suas novidades :)

Abraços,


projeto #ptgram power

Muito Obrigado. Que bom que meu texto te despertou interesse. Estou me preparando aqui para começar a postar com regularidade, e também para acompanhar e interagir mais. Não se preocupe que vem muitas novidades no meu blog!

Poucas vezes eu pude ler um relato de alguém que mudou tanto assim de profissão e interesse na vida. Acho que isso é muito bom, com o tempo tudo vai se conectando e vira uma coisa só.


projeto #ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Valeu ! Por muito tempo pensei que este Caos em minha vida fosse uma desvantagem, provavelmente sim, mas hoje penso que para escrever pode ter sido muito benéfica esta profusão de experiências, vamos ver no que vai dar. E parabéns pelo teu blog, muito interessantes os temas, estarei acompanhando. Um abraço.

----
ExpulsãoMente inquetaQuestionadorObcecado
Conhecimento adormecidoWebdesign/Design GráficoFilosofiaGosto pela aventura
herdar terrenoFinanças PessoaisCompartilhar conhecimentoSensação de estar perdido

Você não tem noção, o quanto eu me identifiquei com sua história. Por caminhos diferentes, nós tivemos uma estrutura muito semelhante. Todas esses pontos que tabelei acima, eu também, de alguma maneira, parecida ou não, vivenciei. O mais interesse de ler um relato como esse, é de perceber o quão normal nós somos. Quantas vezes me senti estar vivendo de uma forma completamente errada. Errado por não seguir a "regra social" da hiper-especialização.

Incrível sua trajetória, e parabéns por estar por aqui! Até a próxima!Logo-50.png

Pois é, isso me leva a seguinte reflexão; Não é tão fácil conhecer a nós mesmos. Por isto estamos sempre mudando, experimentando coisas novas, na busca de vir a encontrar a nossa verdadeira vocação. Mudanças drásticas as vezes são necessárias, mesmo correndo o risco de recomeçar do zero e de certa forma perder boa parte da bagagem acumulada...

Sim. Recomeçar em muitos casos é necessário. Mas se tem uma coisa que aprendi nessas minhas viradas drásticas de áreas de atuação (ex: design gráfico p/ filosofia e história) é que o que aprendemos, de alguma forma vai servir. Ou seja, nunca se perde em aprender. Por mais diferentes que as áreas possam parecer, nossos conhecimentos prévios são aquilo que tornará nosso ponto de vista quase "único" sobre novo conhecimento que começaremos a aprender.

Abraço e até a próxima!Logo-50.png

Verdade, isso que você disse é importante mesmo pois tudo está de certa forma interligado.

De todo modo é bom em algum momento parar de pular de ganho em galho, pois existe uma perda em alguns aspectos, por exemplo; clientes. Quando você se torna maduro e experiente em uma área terá uma clientela fiel, a qual você pode perder se migrar para outro tipo de atividade. Em algum momento temos que encontrar um ponto de equilíbrio.

Tenho um filho que estuda Ciência Política e História nos EUA e minha mãe também era professora de História, eu mesmo cursei Filosofia, mas aos poucos a substitui pela Literatura. Então estes são temas que me interessam muito.

Coin Marketplace

STEEM 0.25
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 62726.25
ETH 3050.18
USDT 1.00
SBD 3.81