Não Gosto de Futebol e Vou Muito Bem, Obrigado!

in #life6 years ago

Nunca fui muito fã de futebol. Alias, para ser mais especifico, nunca fui muito fã de assistir e acompanhar futebol. Até porque o esporte em si é um ótimo meio de praticar exercício e se divertir. Mas pensando em tudo que está agregado a ele, só vejo motivos para não ocupar meu tempo com isso.

Vou explicar meu ponto de vista.


Fonte: Imagem

Desde sempre achei muito sem sentido as pessoas darem a vida, literalmente, por um time. Cresci em uma região periférica da capital de São Paulo e futebol sempre foi algo muito presente na vida das pessoas. Não quero criticar o estilo de vida de ninguém, mas é algo que sempre me fez pensar muito.

Muitas pessoas que convivi durante a infância eram viciadas em futebol. Reclamavam sempre da falta de dinheiro mas assim que o time lançava uma camisa nova, corriam para comprar. E tinha que ser original. Isso sem contar nos que pagavam um percentual considerável do salário para ter uma carteirinha de sócio e os que iam para o estádio todo fim de semana.

Lembro-me de ver diversas vezes brigas entre "amigos" por causa desse assunto. A pessoa sentindo-se no direito de agredir a outra, verbal e fisicamente, por um jogo. Pela disputa de quem é melhor.

Fui crescendo e percebendo que na verdade o problema era maior do que eu pensava.

Brigas entre torcidas e que terminam em óbito é algo frequente. Pessoas trocando praticamente tudo que tem, inclusive a família, é algo comum.

Ao longo dos anos sempre via um cenário cada vez pior em torno do futebol. E isso me afastou cada vez mais.

Até certa idade eu falava que torcia para um determinado time, apenas para fazer parte das conversas. Pois esse é outro ponto que sempre me chamou atenção. Num grupo masculino, acredito que 80% dos assuntos é em torno de futebol.

Sempre fiquei muito impressionado em como a maioria dos caras tem uma capacidade de saber tudo, literalmente tudo sobre tudo no futebol e eu nunca consegui lembrar de mais de três jogadores do time que eu dizia torcer.

Hoje, quando alguém me pergunta para que time torço e respondo que não acompanho muito futebol, que não tenho time, sou visto como alguém estranho. Um homem que não gosta de futebol. Sinistro.

Fico feliz quando a pessoa simplesmente entende isso. O que é muito difícil de começo, pois na maioria das vezes, por mais que eu tenha acabo de falar que não gosto de futebol, a pessoa começa a falar sobre futebol. Já está enraizado esse assunto em alguns. Parece automático. É tipo no elevador falar sobre a previsão do tempo.


Fonte: Imagem

Diversão e lazer é muito bom. Mas até que ponto futebol é diversão e lazer?

Você dá a vida por isso, enquanto quem de fato ganha a vida com isso, e ganha muito bem por sinal, não sabe nem que você existe.

Mas você ta lá, berrando na janela do prédio igual um animal enquanto seu filho tenta entender o porque você tem tempo para isso, mas não para ele.


signature (1).png

Sort:  

Compartilho da ideia camarada, não gosto de futebol e fico impressionado como o grupo do WhatsApp do trabalho consegue ter cerca de 3 mil mensagens por dia (nem 20 pessoas) apenas discutindo futebol, memes e piadas com o torcedor do outro time, é aquela atitude que acho babaca de querer mostrar que o time é melhor que o outro porque tem título de alguma coisa ou tem mais que o outro em outra coisa é por aí vai.

Já tentei assistir e torcer, mas abstraindo tudo isso ainda assim não é suficiente. Os jogadores ganham fortunas que é humanamente impossível gastar para em muitos casos não fazer nada. Em vez de jogar fica fazendo cena, se jogando no chão a cada toque para tentar ganhar uma vantagem e segurar o jogo.

Além disso nem é um esporte tão animado assim, acho tedioso, onde o que menos se faz é no campo.

Concluiu de uma excelente forma: onde o que menos se faz é no campo.

Como você disse, não tem justificativa suficiente para esse fanatismo todo da galera. O ego toma conta e o que importa é mostrar quem é melhor. É difícil uma conversa sadia sobre esse assunto. E tudo em troca de que? Até hoje não achei uma resposta.

Honestamente, esse é o único esporte que eu chego a sentir desprezo. Não pelo esporte em si, mas sim pelo que ele acabou se tornando (em síntese: máquina de fazer dinheiro - aliás, muito dele, ilícito - e criação e torcedores acéfalos).

Durante a época da Copa eu queria viver dentro de uma bolha até essa porcaria acabar. U.u'

É lamentável realmente todo o universo que gira ao redor disso. O esporte deixou de ser esporte e virou uma máquina de fazer dinheiro. E também ilusão.

Coin Marketplace

STEEM 0.32
TRX 0.12
JST 0.034
BTC 64647.93
ETH 3160.25
USDT 1.00
SBD 4.09