Reforma da Previdencia - Mais tributação no Consumo

in #news5 years ago (edited)


Alguns dias atrás escrevi que eles mudariam o sistema para contribuição apenas de uma parte, isentando o empregador e colocando todo o peso no trabalhador.

Conforme notícia de hoje, sim isso é verdade.... porém, o que não havia sequer imaginado, seria o aumento de Impostos em relação ao consumo.

Como disse anteriormente, essa reforma, não ajuda a situação da população brasileira, ela causa efeito contrário, ela deixa o pobre, mais pobre e dependendo do tamanho da mordida, criara uma crise em relação ao consumo e renda dos trabalhadores.

Se a renda do trabalhador, for mais comprometida (lembrando que já pagamos um IR defasado e praticamente congelado, hoje quem já ganha 2 salários já é tributado na fonte), teremos uma porcentagem maior da renda do trabalhador indo para impostos, com menos renda, ele consome menos, consumindo menos, o empresário vende menos, vendendo menos, começa a demissão em sua empresa e isso cria um efeito cascata em toda sociedade produtiva.

Além disso, como já explicado, a mudança para o regime de capitalização é positiva, porém, atrelado a uma moeda FIAT, inflacionária, causa problemas no futuro de quem se aposentar por esse sistema, como receber menos que o salário minimo e a inflação acumulada pelos anos, comer todo o poder real de compra da moeda, a solução como disse, seria atrelar a capitalização de aposentadoria das pessoas a metais preciosos como ouro.

Matéria publicada:
https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2019/04/11/nao-podemos-mais-tributar-salarios.htm

Sort:  

Na verdade o governo não deveria se intrometer em previdência de ninguém. Isso é uma responsabilidade individual de cada um.

Concordo plenamente com vc, porém, pra aplicar isso, precisamos começar a ensinar os nossos filhos educação financeira, em nossa casa mesmo, responsabilidade dos pais com os filhos, não do estado.... acredito que quando chegarmos a um nível bom de educação financeira, poderemos chutar isso o mais rápido possível.

Essa reforma sempre foi planejada para isentar empregadores e aumentar os encargos dos trabalhadores, mas apenas grandes empregadores irão ver na verdade algum fruto disso, para o pequeno empresário de quem dois ou três empregados, quase nada muda.
Futuramente quem irá lucrar muito com isso, os bancos, pois daqui há alguns anos começará a corrida por aposentadoria privada.
Infelizmente foi tudo calculado, sempre, e o pior, o próprio trabalhador que deu a chancela.

Sim, é uma verdade, como discutimos reforma da previdência sem discutir uma reforma tributária, uma reforma governamental, por exemplo precisamos de mais de 500 deputados federais? Esse sistema presidencialista, onde executivo tem que ceder cargos para os partidos, fatiando e criando empregos de cabide para seus familiares, é o que realmente queremos?

Exatamente, mas o povo brasileiro sempre foi domesticado para isso, ter sua carne cortada para virar filé na mão de ricos e políticos, apenas o povo pode fazer essa inversão, ou seja, tirar o filé da mão deles. Aí sim, começam as reformas necessárias.

Cheguei aqui depois do comentário no Facebook... acho que com o fim dos empregos poderíamos pular esta parte e ir direto para a renda básica universal :-) Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

obrigadoooo Wagner, sucesso a todos nós

Coin Marketplace

STEEM 0.31
TRX 0.11
JST 0.034
BTC 64060.81
ETH 3129.62
USDT 1.00
SBD 4.17