É direito ou dever?

in #politica5 years ago (edited)

No Brasil, e muito provávelmente também em vários lugares do mundo, é comum confundir direito com dever.

É comum o Estado criar leis dando “direitos” aos seus cidadãos. Afinal, a maioria dos políticos se elege fazendo promessas mil. E essas mil promessas quase sempre são concretizadas pela elaboração de novas leis criando novos “direitos”.

É assim que surgem os direitos à saúde, à educação, trabalhistas, previdenciários, etc... Mas será que são direitos mesmo? Ou isso apenas nos obriga a fazer algo, tirar a nossa liberdade de escolha?

Porque o que é um direito? Direito é algo que eu posso exercê-lo ao meu bel prazer, mas não sou obrigado a isso. Por exemplo, quando compro um carro é para ter o direito de usá-lo, e jamais pela obrigação de fazê-lo. Quase ninguém compraria um carro se isso fosse apenas lhe gerar uma obrigação de usá-lo. Ninguém gosta de ser obrigado a nada, apenas gosta de maximizar as suas liberdades e possibilidades na vida. Por isso gostamos tanto de ter direitos, e odiamos tanto termos obrigações.

Então voltemos a analisar o que Governo nos faz quando diz nos dar “direitos”. Quando ele diz que nos dá saúde, na verdade ele nos dá a obrigação de pagar impostos para sustentar a saúde pública. Quando ele diz que nos dá educação a mesma coisa, nos obriga a pagar a educação pública, que muitas vezes nem usamos devido à baixa qualidade da mesma. É por isso que se diz que o brasileiro paga dobrado. Paga pra ter a saúde e a educação pública, mas paga a privada também porque a pública não presta.

E os “direitos” trabalhistas então? Será que você tem o direito ou o dever de recolher o FGTS? Você tem o direito ou o dever de pagar a previdência? Será que se você tivesse a opção de ficar com o dinheiro pra você no final do mês você realmente iria querer pagar por esses serviços públicos?

Então precisamos deixar de sermos inocentes úteis e achar que o Governo é capaz de nos dar direitos com simples canetadas. Essas canetadas nunca criam direitos, apenas obrigações e ilusões. O que cria direitos realmente é o dinheiro que fica no nosso bolso para que possamos gastá-lo ao nosso bel prazer. E não um Governo dizendo onde ele deve ser gastado.


pixabay


Sponsored ( Powered by dclick )

dclick-imagead


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:

Sort:  

Greetings from @ambr.global , we have upvoted your post!

You got a 100.00% upvote from @stef courtesy of @discernente!

You got a 89.42% upvote from @emperorofnaps courtesy of @discernente!

Want to promote your posts too? Send 0.05+ SBD or STEEM to @emperorofnaps to receive a share of a full upvote every 2.4 hours...Then go relax and take a nap!

You got a 55.48% upvote from @mitsuko courtesy of @discernente!

This post has received a 6.51 % upvote from @boomerang.

You just received a 9.05% upvote from @honestbot, courtesy of @discernente!
WaveSmall.gif

Greetings! You got an @upvotefromme. Keep up the good work.

You got a 24.72% upvote from @brupvoter courtesy of @discernente!

You have been defended with a 10.73% upvote!
I was summoned by @discernente.

Coin Marketplace

STEEM 0.26
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 64266.94
ETH 3077.24
USDT 1.00
SBD 3.87