Todo ser humano tem o direito básico de trabalhar pra sobreviver, seja lá onde o emprego esteja

in #politica5 years ago (edited)

Dizem que o tempo é o Senhor da razão. E depois que o tempo mostra quem tem razão, passamos a olhar para o passado com vergonha dos nossos erros. Ou pelo menos a maioria de nós.

Foi assim com a escravidão, racismo, intolerâncias religiosas, homofobia, e por aí vai. E como já nos “corrigimos” de um monte de coisas, temos a impressão de que hoje em dia não cometemos mais nenhum erro moral grave. Temos a impressão que já chegamos a uma maturidade moral tal que não teremos mais do que nos envergonhar no futuro.

Ledo engano. Hoje cometemos muitas imoralidades, muitas delas por ignorância, mas outras por pura maldade e insensibilidade mesmo. Afinal, pra quem tem interesses, racionalidade e moralidade viram quase um “luxo dos trouxas”.

E uma dessas imoralidades contemporâneas que saltam aos olhos é a questão das fronteiras nacionais que ainda teimam em existir. Pra que elas servem basicamente? Para deixar pessoas indesejadas do lado de fora. E o que faz uma pessoa ser indesejada? Há várias razões para isso, mas nenhuma delas faz qualquer sentido.

E o menor dos sentidos salta aos olhos quando pessoas querem se deslocar por pura necessidade de sobrevivência em busca de trabalho. Aí é que a desumanidade vira uma monstruosidade. As pessoas naturalmente procurarão se deslocar para lugares onde possam ter melhores condições de vida. Isso sempre será uma realidade inexorável da existência humana.

Então acho que está na hora da humanidade amadurecer, e tentar ver todas as pessoas, independente da latitude e longitude de onde nasceram, como essencialmente a mesma coisa: seres humanos. Enquanto isso não acontecer, conviveremos com a vergonha de nós mesmos. E se um dia isso vier a parar de acontecer, olharemos para os nossos antepassados como monstros pré-históricos. Que venha logo esse futuro.


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões :

Sort:  

This post has received a $50.00 % upvote from @siditech thanks to: @discernente.
Here's a banana! banana-small.png

You just received a 50.00% upvote from @honestbot, courtesy of @discernente!
WaveSmall.gif

This post has received a 28.57% upvote from @lovejuice thanks to @discernente. They love you, so does Aggroed. Please be sure to vote for Witnesses at https://steemit.com/~witnesses.

You got a 13.77% upvote from @brupvoter courtesy of @discernente!

You got a 4.83% upvote from @joeparys! Thank you for your support of our services. To continue your support, please follow and delegate Steem power to @joeparys for daily steem and steem dollar payouts!

You got a 33.33% upvote from @redlambo courtesy of @discernente! Make sure to use tag #redlambo to be considered for the curation post!

You got a 98.67% upvote from @luckyvotes courtesy of @discernente!

You got a 3.73% upvote from @bdvoter courtesy of @discernente!

Delegate your SP to us at @bdvoter and earn daily 100% profit share for your delegation & rewards will be distributed automatically daily.

500 SP, 1000 SP, 2500 SP, 5000 SP, 10000 SP.

If you are from Bangladesh and looking for community support, Join BDCommunity Discord Server & If you want to support our service, please set your witness proxy to BDCommunity.

Coin Marketplace

STEEM 0.26
TRX 0.11
JST 0.032
BTC 63510.75
ETH 3065.54
USDT 1.00
SBD 3.82