O Pereira da Caixa, fadista de Alfama (parte 1)- #in: O mapa de autoestradasteemCreated with Sketch.

in #portugal5 years ago (edited)

fado nas estrelas.jpg
Foto da autora, publicada no Facebook > https://www.facebook.

O meu pai era um homem complexo.
Austero, imbuído dos valores morais irrepreensíveis dos finais do século dezanove, autodidata de cultura geral assinalável e um virtuoso guitarrista na fadistagem de Alfama, dos anos quarenta.

Foi estroina na juventude, amante de galhofentas noites com a gente das artes e muito ciente na nobreza humana, onde quer que ela habitasse. Por isso se dava com o mesmo trato, fosse com o Secretário de estado, fosse com o motorista do serviço ou qualquer indigente que com ele se cruzasse.

O amor da sua vida foi a minha mãe, o que não impediu que ela o deixasse com dois filhos para criar, coisa que ele resolveu à custa de vários erros culinários sem gravidade e recompondo a vida num tardio casamento com a Dona Sãozinha (como era conhecida na Segurança Social), que entrou na nossa vida de forma tão amorosa como uma ameixa seca.

Apesar de não sair de casa, era um homem que sabia celebrar a vida e fazia tertúlias onde acorria a fauna mais estranha da cidade. Por lá passou o Duarte que tinha uma casa de frangos e manias de toureiro, o Falcão, fina e letrada presença mas furioso motociclista duma Vespa amarela que quase o matou em vários acidentes, o Castro, que, com o 25 de abril se veio a saber que trabalhava para a PIDE, o Chico-da-cana, que tocava um instrumento de sopro de sua manufatura, ou o Finuras, figura emblemática que pedalava muito hirto a sua bicicleta cromada pela Avenida Luisa Todi, de barba farta bem aparada e impecavelmente trajado do seu fato-macaco azul de operário fabril, abrilhantado por um lenço branco que despontava no bolso ao peito.

Além desta espécie de membros honorários, outras figuras pululavam estes serões, envolvidas nas conversas longas, debates, fados à desgarrada e ocasionais sessões esotéricas protagonizadas pelo Finuras, que garantia hipnotizar pessoas.

(continua)

  • this post was written in Portuguese. Consider using Google Translate or other online translator to help you with translation.


Signature-Isabel (1).gif
Gif signature designed by @aleister

«» Conheça o Steemitportugal

steemitrportugal logo.png

participe do ptgram | conheça nossa comunidade

Sort:  

Este post recebeu 16.22% de upvote da conta @steemitportugal!
Obrigado por fazeres parte da comunidade @steemitportugal .


Telegram_PT2.jpg

Obrigada :D

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by Isabel pereira from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Coin Marketplace

STEEM 0.29
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 63901.15
ETH 3133.40
USDT 1.00
SBD 4.05