O Pereira da Caixa, fadista de Alfama (parte 2)- # in: O mapa de autoestradasteemCreated with Sketch.

in #portugal5 years ago (edited)

the-late-birds-lisbon-contentfado5.jpg
Photo source >http://t

O Senhor Pereira detestava tomar banho e asseverava que era um péssimo hábito que fazia muito mal às pessoas. Então os dias de seu épico banho eram calendarizados, muito negociados e ditados por um ritual complexo que envolvia instrumentos de temporização, toalha aquecida, tapete felpudo para os pés, certo sabonete e outras coisas que eu nem sei, porque era a dona Sãozinha que se encarregava afanosamente dessa ciclópica tarefa.

Apesar disso, apresentava-se sempre bem cheiroso, impecavelmente escanhoado e penteado, e tinha a sua elegância própria, feita invariavelmente de fato completo, com colete, camisa e laço, no Inverno, e envergando uma espécie de Guayaberas de manga curta que lhe davam um certo ar colonial, nas estações mais quentes.

Adorava ler e tinha um fraquinho pela instituição castrense, que exorcizava com um doméstico regime de quartel. E uma preocupação genuína com o bem-estar da minha mãe, que agitava os fígados da Dona Sãozinha e lhe castigava imerecidamente a estima e o seu afã de esposa e provedora.

Mas era um homem bom que se condoía com toda a espécie de sofrimento (à excepção do conjugal), o que justifica o seu horror perante a gorda oferta de olhos vivos e grande crista que lhe foi trazida à porta de casa, e que ele prendeu por uma pata a pastar nas traseiras do prédio, até que a vizinha do segundo andar, sabedora das lides do campo, se ofereceu para lhe torcer a goela. Mas não conseguiu tocar no prato, quando o animal chegou à mesa do jantar, num belo fricassé.

O seu maior legado foi mostrar-me a simplicidade da vida, o foco no que realmente importa, a resignação inteligente e a beleza dos contrastes. Tinha uma sabedoria clarividente, despojada e honesta, da alma humana, o que o fazia ver muito além e relativizar todas as tragédias com britânico humor, por vezes cáustico.

Por tudo isso, creio que teria gracejado com o despropósito da situação em que que me despedi dele pela segunda vez, pois estava todo desarrumado dentro de um tabuleiro de plástico empoeirado e eu agachei-me, pousei os dedos ao de leve no seu crânio que parecia estranhamente pequeno, e fiz-lhe festas. Senti a estranheza daquela sensação de cumplicidade que me invadiu e parecia destoar da sua gritante inexistência, mas isso ligou-nos duma forma que só ele teria entendido.

Anos mais tarde, quando a Dona Sãozinha se cansou dos tremores que lhe causava o pote das cinzas e mo despachou para as mãos, eu tinha aterrado em Lisboa e alugado um carro para ir de férias para o Algarve. De modo que estávamos junto à viatura entrouxada com malas e passageiros, a opinar sobre o lugar adequado para o transportar, quando reparei no olhar de negativa súplica da minha mãe, o que me fez decidir imediatamente que o melhor para ele seria viajar entre os pés da sua antiga amada. Assim arrumei o assunto com um sonoro - “afasta as perninhas que o Senhor Pereira vai entrar” - que quase me deitou ao chão de tanto rir até às lágrimas, ante o sorriso descaído e o olhar horrorizado de todos. Mas só eu sei que as suas cinzas se agitaram de riso também.

E foi assim que sem hipócrita cerimónia e em alegre camaradagem, o Senhor Pereira foi connosco de férias, aos solavancos e por fim a rolar na bagageira junto aos sacos do Pingo Doce (coisa que eu estou segura que o terá deliciado), até as suas cinzentas férias acabarem no cimo dum armário, em casa da minha mãe em Sesimbra, à espera que me despeça dele pela terceira vez.

Se gostou desta crónica, pode ver a 1ª parte aqui:https://steemit.com/

  • this post was written in Portuguese. Consider using Google Translate or other online translator to help you with translation.


Signature-Isabel (1).gif
Gif signature designed by @aleister

«» Conheça o Steemitportugal

steemitrportugal logo.png

participe do ptgram | conheça nossa comunidade

Sort:  

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by Isabel pereira from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Coin Marketplace

STEEM 0.32
TRX 0.11
JST 0.034
BTC 66384.36
ETH 3272.25
USDT 1.00
SBD 4.27