A importancia de manter a paz interior em meio aos conflitos externos.

in #pt6 years ago (edited)


Não somos seres constantes e previsíveis. Reagimos de formas diferentes dependendo do nosso estado interno e das influencias externas que recebemos. Mas, às vezes, com algum esforço, é possível nao nos contaminar com a negatividade do meio em que vivemos. Vários sofrimentos que carregamos não vem das dificuldades da vida, mas da maneira como nos acostumamos a reagir, internamente, a elas. Quando percebemos isso, nos tornamos mais motivados a tentar, a cada momento, permanecer tranquilos com a gente mesmo, independente das condicoes externas.

As pessoas que tentam nos atingir propositalmente agem devido as suas proprias frutracoes. No fundo, a questao nao e com a gente, e sim com elas mesmas. O melhor exercicio e aprender a aceitar as coisas e as pessoas como sao, por mais que possamos julgar a atitude delas como soberba, hostilidade ou arrogancia. Nao cabe a mim ensina-las. E, reagiando, alem de nao ajuda-las, acabariamos prejudicando a nos mesmos, aceitando perder a nossa paz por algo que nao leva a nada. Nem sempre e facil nao reagir. Na verdade, dependendo da situacao, e realmente muito dificil.

Admiro pessoas que cresceram em ambientes hostis e competitivos e, mesmo assim, conservaram a essência da bondade, do respeito e da solidariedade, porque, provavelmente, a essência delas tinha isso muito vivo. É muito difícil ser hostilizado e não sentir raiva. É muito difícil lidar com a injustiça. E é ainda mais inacreditável quando uma criança aprende a fazer isso sozinha, sem orientação. Mas conheço pessoas assim. E existe uma beleza nesse contraste entre o ser delas e o ambiente que as cerca. É quase como a beleza do lótus que floresce cercada por água turva devido à lama.



Vez ou outra me pego sentindo raiva quando alguém me faz algum mal ou me desrespeita. Nem sempre consigo controlar o vendaval de emoções que surge depois disso. Mas, grande parte das vezes, consigo não manifestar exteriormente as minhas emoções. E isso já é bom. Mas é melhor ainda quando consigo enxergar a injustiça e a hostilidade e a soberba de forma mais isenta emocionalmente. Sem me revoltar e até mesmo sem julgar quem age assim.


Ademais, essas pessoas nos ensinam aquilo que não pretendemos nos tornar. Quando reajimos mecanicamente, impulsivamente, as provocacoes delas, estamos nos equiparando a elas naquele momento. Quero me tornar, acima de tudo, uma pessoa melhor - o melhor que posso ser pra mim e para o mundo - ao invés de querer ser melhor do que alguém. Quero me tornar um excelente ser-humano, antes de ser um simples "bom profissional". Quero me tratar bem, cuidar de mim e do meu estado mental e emocional, porque isso é refletido diretamente na forma como eu trato o mundo. Quero buscar estar cercada por pessoas que me fazem bem, que me ajudam a crescer, ao invés de me cercar por pessoas que me façam encolher. Quero aprender a incluir essas pessoas em minhas mentalizações diárias... e aprender a enviar a elas muita positividade.


Esses indivíduos são os verdadeiros e mais cruéis capatazes de si mesmos. E não deve ser fácil pois precisam estar consigo mesmos 24h. É quase um dever aprender a me separar da negatividade delas e poder, porque não, sentir compaixão. Quero aprender a cuidar dos meus pequenos problemas, pois sei que os grandes problemas, quase todos, costumam nascer pequenos. Nós é que alimentamos e deixamos que o mundo alimente, até perdermos o controle sobre eles. Quero aprender a me dedicar às pessoas que me cercam, cultivando cuidados, sem a necessidade de esperar colher gratidão.


Quero aprender a me calar toda vez que o que eu for falar puder, de alguma forma, ofender alguém. Haveria menos vozes nesse mundo se soubéssemos, de fato, quantas vezes as nossas palavras são mal-interpretadas. Quero aprender a confiar nas vibrações que sinto, pois a energia que emitimos diz muito sobre nós mesmos. Quero aprender a cultivar apenas o bem. Sei que, quando eu estiver no final da vida, é isso que contará mais. O que deixei de bom para o mundo, ao invés do que o mundo me proporcionou de bom... pois os momentos de desfrute pessoal morrerão junto comigo. Já o que eu terei deixado como HERANÇA no dia a dia para as pessoas que me cercam, continuará reverberando por um tempo, até mesmo após a minha morte.


Hoje em dia, não sei mais se vim a esse mundo para correr desenfreadamente atrás dessa tal felicidade de que tanto falam, independente do meio que eu poderia tentar utilizar para atingi-la - realização pessoal, profissional, financeira, na relação amorosa ou sei lá o que mais - não... Isso só geraria a criação de planos atrás de planos, autocobranças atrás de autocobranças e expectativas atrás de expectativas. Estou aqui, nesse mundo, de passagem. Não temos muito tempo. Quero viver com intensidade. E viver com intensidade exige que não sigamos caminhos pré-estabelecidos. Viver com intensidade exige abrir caminho e descobrir o percurso a cada passo. Não quero espalhar ou cultivar mentalmente a ideia de que é preciso que sejamos pessoas melhores a cada dia. Isso é inútil. Quero viver, na prática, essa possibilidade. Quero me abrir para a vida e deixar que ela siga o seu percurso, aprendendo com ela a cada tropeço. Tenho sentido que o meu destino e a minha missão nesse mundo não me pertencem e nem estão em minhas mãos. E a vida tem que conduzido espontaneamente a lugares, dentro e fora, que fazem sentido. A vida se encarrega de mostrar o caminho. A mim, basta estar atenta e corresponder a isso da melhor forma que posso, a cada momento.

Sort:  

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by Amanda Vale from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Congratulations @amandavale! You have completed the following achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of upvotes

Click on the badge to view your Board of Honor.
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Do you like SteemitBoard's project? Then Vote for its witness and get one more award!

Coin Marketplace

STEEM 0.31
TRX 0.11
JST 0.034
BTC 64852.72
ETH 3178.07
USDT 1.00
SBD 4.20