#FILMOTECA - O Castelo de Cagliostro (1979)

in #pt5 years ago

Uma carismática animação de aventura e investigação de Hayao Miyazaki.

image

Direção: Hayao Miyazaki | Gênero: Animação, Aventura
Ano: 1979 | Nota no IMDB: 7,7/10

ESSE TEXTO CONTÉM ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE PODEM SER INTERPRETADAS COMO SPOILERS (apesar de eu ter evitado colocar as partes vitais da trama)

divider-1024.png

Essa animação, atualmente disponível na Netflix, foi uma grande surpresa para mim. Lembro-me de ler sobre o carismático personagem Lupin nas revistas de anime que eu comprava quando criança (como a nostálgica Ultrajovem), mas nunca havia ido atrás, pois na época não havia disponibilidade para encontrar tantos animes. Ao ver o título disponível na Netflix, deixei a curiosidade me guiar.

Dirigida pelo aclamado Hayao Miyazaki (Totoro, Porco Rosso, Ponyo, Princesa Mononoke e outros), essa animação lançada no fim dos anos 70 conta a estória do ladrão Arsène Lupin, personagem extremamente cativante. O galante ladrão, após roubar um cassino com seu colega Daisuke Jigen, descobre que aquele dinheiro era falsificado. Assim, ele decide ir até o Castelo Cagliostro, que seria a origem de um tipo muito específico e famoso de notas falsificadas.

O Castelo Cagliostro fica no ducado de mesmo nome, um local comandado por um descendente de uma poderosa família local. O Conde Cagliostro, autoridade máxima na região, estava prestes a se casar com Clarisse, descendente de outra importante família. No caminho do castelo, Lupin e seu colega acabam encontrando Clarisse e tentam salvá-la. Agora, além do problema das notas falsificadas, o protagonista, que sempre devota especial atenção às mulheres, estipula mais uma meta: salvar Clarisse.

image

Envolvendo até a Interpol, Lupin se vê diante de uma missão árdua e cheia de contratempos. O castelo é muito bem protegido e repleto de defesas que são ativadas à menor evidência de intrusos. É neste contexto que a trama se desenrola.

A estória não precisa de grandes floreios ou complicações, pois é desenvolvida de maneira que consegue prender o telespectador ao filme. A relação de Lupin com seus amigos, com o antagonista e seu envolvimento com a dama presa no castelo é exibida de forma em que sempre se espera qual será a próxima atitude tomada, a próxima surpresa e qual será a carta na manga tirada para tirar os personagens de alguma enrascada.

Lupin III, protagonista do filme, é de um gênio incrível, um personagem carismático como poucos. Confesso que me surpreendi em como isso salta aos olhos durante a estória. O personagem Arsène Lupin III foi adaptado dos mangás, mas tem origem remota em um personagem homônimo criado pelo francês Maurice Leblanc em 1905. A definição que Lupin recebe frequentemente é de gentleman thief. Uma de suas características é a de mandar um cartão avisando previamente que planeja roubar um objeto valioso. Ele também tem uma nítida inclinação ao galanteio e possui uma engenhosidade surpreendente; consegue sair das situações mais complicadas com atitudes inesperadas e inteligentes.

image

O filme é, ainda, um marco histórico por ter sido o primeiro longa-metragem dirigido pelo lendário Hayao Miyazaki. Essa é, por si só, uma marca de qualidade para qualquer animação. Quem assistir poderá se surpreender com uma animação muito bem desenvolvida, fluida e natural. As cores são vivas e os ambientes detalhadamente construídos.

Arquitetado sobre a imagem de uma Europa bela, cheia de castelos, guardas e paisagens rurais, o trabalho artístico na animação é impecável. As cenas de ação também não devem nada em qualidade, são rápidas e cheias de vida. O estilo do movimento e de todo o trabalho artístico serve muito bem ao gênero de aventura e de investigação. As músicas também se encaixam muito bem dentro da proposta.

Para aqueles que gostam de animação, ação e uma boa estória de detetives, o filme é muito recomendado.

divider-1024.png

Referências

Fonte 1
Fonte 2
Imagens

divider-1024.png

filmoteca.jpg

Confira a lista completa de filmes da filmoteca aqui!

Sort:  

Assisti a esse longa-metragem dois anos atrás, quando resolvi conhecer Lupin III depois de ler que uma das inspirações do jogo do Persona 5 (que ainda não tinha saído) era a série Lupin III, além do Arsène Lupin original dos livros de Maurice Leblanc (incluindo o fato da Persona principal do protagonista se chamar Arsène, o lugar onde ele fica hospedado se chamar Cafe Leblanc, e a parte de enviar um cartão avisando antes de roubar um objeto valioso).

Ao procurar sobre Lupin III, eu vi que tem tantas temporadas de anime e filmes que eu não sabia por onde começar, até que li em algum lugar que esse longa do Castelo de Cagliostro seria um bom ponto de partida. Depois de ter assistido, eu concordo. Dá uma boa noção da dinâmica entre a "gangue" e da genialidade do Lupin. Em geral, realmente é uma obra muito bem feita, e mais incrível ainda considerando que é uns nove anos mais velha que eu :P !

Legal essa relação com Persona. Acho que Lupin foi muito influente no mundo dos animes mesmo. Eu fiquei muito surpreso quando me dei conta da data do filme!
Eu tive a mesma sensação quando pesquisei. É bastante coisa. Não sei se chegarei a ver tudo um dia, mas gostei bastante desse que vi. Lembro que via sobre quando era criança e ficava me perguntando do que se tratava. É muito bom isso de poder achar na internet as coisas que não podia achar quando era criança e via nas revistas.

Obrigado pela leitura e pelo comentário! =)

Tinha umas revistas dessas de anime que meu amigo me emprestava, mas acho que não peguei nenhuma falando do Lupin. Pelo menos não me lembro de ter ouvido falar antes.

Acabei não assistindo a muita coisa do Lupin depois (só uns episódios aqui e ali e mais um filme), mas tudo que eu vi eu gostei. O filme foi o primeiro da colaboração, "Lupin the 3rd VS. Detective Conan". Chamou minha atenção porque eu já conhecia o Conan antes, então fiquei curiosa pra saber como era esse filme. Apesar do "VS." no título, os dois acabam trabalhando juntos pra resolver o caso. Os dois são muito inteligentes, então trabalham bem juntos!

Detective Conan é outro que lembro dessas mesmas revistas!
Isso me deu vontade de assistir a mais coisas do Lupin, irei atrás. Talvez buscarei esse do Detective Conan mesmo. Obrigado pela indicação!

Coin Marketplace

STEEM 0.35
TRX 0.12
JST 0.039
BTC 69796.92
ETH 3521.66
USDT 1.00
SBD 4.70