Nostalgia, amizade, união, amor e medicina.

in #pt5 years ago (edited)

De volta ao litoral capixaba. 7 horas de viagem. Mas compensa ao sentir o clima daqui.

Marataízes fica no Espírito Santo, é um município que vem crescendo nos últimos anos. É a praia muito frequentada pela população de Cachoeiro do Itapemirim - ES, conhecida como a terra do rei Roberto Carlos.

Minha esposa é de Cachoeiro - ES, e desde pequena vem passar o verão aqui. Aqui encontro a família que a vida me ofereceu, a família da minha esposa.

Não fica muito longe da minha cidade Campos - RJ, e a praia/roça que fui criado Gargaú - RJ.

Viemos para o casamento em Iriri - ES, uma bela praia aqui perto. Casamento de um grande amigo, que foi meu aprendiz na época que eu trabalhava com urgência e emergência clínica.

Fico orgulhoso toda vem que encontro esse amigo(como ontem), que já seguiu na vida e é um ótimo médico, e ele conta a história de que nunca esqueceu do mais importante que lhe ensinei: Que o paciente nos ensina, e temos que fazer por onde para agradecer por esse ensinamento, que é oferecer o nosso melhor tecnicamente.

Toda vez que ele vinha me reportar um caso, e esquecia o nome do paciente, não parava para ouvi -lo. Isso o angústiava. Ele sempre lembra Isso, e repete o que eu lhe dizia: "para ajudar alguém, é preciso saber bem o básico, o básico pouca gente sabe."

Quando estava aprendendo a ser gente, um grande professor de semiologia, nefrologista, que tive oportunidade de aprender na enfermaria foi perguntado por um paciente:

-Dr o senhor é médico de quê?
-De gente minha querida, de seres humanos.

E me mostrou naquele momento que a especialização não serve ao paciente, serve ao médico. E ainda me disse:

-Matheus, você se quiser ser um bom médico, irá ter que aprender, que um bom médico não é um médico que sabe muito de medicina, mas de homens e almas.

Foi assim que aprendi que somos eternos aprendizes, que a vida nos ensina sempre, se estivermos dispostos a aprender.

E assim que ensinei a esse meu amigo. Hoje vou em seu casamento orgulhoso de ver o grande homem e médico que se tornou.

Como Freud trouxe a ciência humana está nas pequenas coisas, nessas que passam despercebidas, e que pode nos dar caminhos extraordinários.

Bom final de semana a todos!

Posted using Partiko Android

Sort:  

O Brasil precisa de mais médicos como vcs! Sempre me revolto quando vejo notícias ou presencio médicos arrogantes que às vezes se recusam a prestar atendimento. Em algumas situações, até escolhem paciente como se a vida fosse assim, tivéssemos que julgar quem merece ou não amor em troca de dinheiro ou qualquer outra coisa.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Infelizmente aparece mais os aspectos negativos, mas tem muito médico bom também. Infelizmente também pela saúde se configurar cada vez mais como um mercado, bons médicos tecnicamente acabam sendo pouco disponiveis. São tempos ruins para medicina, seguindo esse fenômeno cultural. Mas vamos seguindo torcendo por tempos melhores!

Posted using Partiko Android

Massa ! Meu pai era médico e dizia o mesmo. Tenho certeza que você teria gostado muito de conhece-lo, ele era um médico meio filosofo assim como você.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Certamente. Aprendi muito com médicos mais antigos, formaram em um tempo em que a filosofia era mais compreendida pela cultura. Com certeza teria gostado de conhecê-lo e aprender com ele. Valeu @pedrocanella!

Posted using Partiko Android

Thank you so much for being an awesome Partiko user! You have received a 10.14% upvote from us for your 983 Partiko Points! Together, let's change the world!

Thank you so much for participating in the Partiko Delegation Plan Round 1! We really appreciate your support! As part of the delegation benefits, we just gave you a 3.00% upvote! Together, let’s change the world!

Hi, @matheusggr!

You just got a 4.12% upvote from SteemPlus!
To get higher upvotes, earn more SteemPlus Points (SPP). On your Steemit wallet, check your SPP balance and click on "How to earn SPP?" to find out all the ways to earn.
If you're not using SteemPlus yet, please check our last posts in here to see the many ways in which SteemPlus can improve your Steem experience on Steemit and Busy.

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Coin Marketplace

STEEM 0.25
TRX 0.11
JST 0.032
BTC 63478.09
ETH 3067.28
USDT 1.00
SBD 3.81