Improviso é prática ou dom?

in #pt5 years ago

Se me pedirem pra falar sem parar por 5 minutos sobre qualquer coisa aleatória, só pra ver se eu consigo improvisar bem, eu vou tirar nota máxima na avaliação pessoal da pessoa, sem dúvida alguma. Não tenho certeza do porquê.

É uma habilidade nata, a minha, e percebi que muitas pessoas não conseguiriam fazer o mesmo. Não é uma questão de digitar rápido, como para escrever um post, já que seria um teste verbal. Então não haveria empecilhos técnicos quando comparando meu desempenho com o de outras pessoas. E eu nunca fui conversador durante minha adolescência.

Mas eu já testei outras pessoas, pedi pra elas tentarem, e elas se acanham até para se arriscar. Talvez não seja uma diferença natural de habilidade, talvez o problema esteja em outro lugar. Na verdade, chuto que seja uma questão de autoconfiança.

Ter ciência de que posso ser capaz, de que tentar não custa nada, e manter o fluxo de ideias aberto é o que me leva além, não só em redações livres, como na minha mente como um todo. Conseguir improvisar, portanto, seria dom, mas o dom relacionado é o de acreditar em si mesmo.

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 64223.84
ETH 3158.34
USDT 1.00
SBD 4.29