Ser vegetariano em Portugal...

in #pt6 years ago (edited)

Já sou vegetariana há dois anos e como disse na minha apresentação é algo que define bastante a minha personalidade, por isso gostava muito de fazer mais publicações sobre este assunto no futuro. Nesta vou focar-me um pouco como tudo começou e como é ser vegetariano em Portugal segundo a minha perspetiva.

A razão

Decidi tornar-me vegetariana num impulso e bastante repentinamente o que considero não ter sido uma boa decisão. Foi bastante complicado descobrir o que comer no início, uma vez que não tinha feito qualquer pesquisa e desconhecia o que era realmente ser vegetariano.
A razão pode ser estranha para muitos mas estava cansada de comer carne. Não me sabia bem. Disse aos meus pais que não aguentava mais comer aquilo. Nunca gostei de vários tipos de carne, desde coelho, frango, pato... Fazia-me imensa confusão ver os ossos, saber que aquilo que se encontrava no meu prato era uma criatura que tinha sido morta simplesmente para me alimentar. Após deixar de comer carne finalmente ganhei consciência do que estava a comer.

O que fiz após a decisão

Depois de dizer aos meus pais firmemente que não voltaria a comer carne foi altura de explorar. Fomos ao supermercado e eu deparei-me com várias prateleiras que nunca tinha visto antes. A partir daí fui à descoberta do que me agradava. Demorou bastante tempo até encontrar algo que realmente me sabia bem comer. Posso afirmar que em vários momentos pensei em desistir, a comida era intragável, tive que me desenrascar sozinha pela primeira vez e aprender a cozinhar a minha própria comida.

Ser vegetariano em Portugal

Ser vegetariano em Portugal não é nada fácil. A variedade de produtos é muito reduzida e os pratos nos restaurantes também. Se bem que desde o primeiro dia em que me tornei vegetariana muita coisa mudou. Ano passado era obrigada a levar comida para a escola, uma vez que nenhuma escola tinha prato vegetariano incluído na ementa. Este ano o governo criou uma lei que obriga todas as escolas a ter um prato vegetariano todos os dias, é uma grande evolução apesar dos pratos não ser muito bons a nível nutritivo. Também os produtos têm aumentado e as prateleiras vão crescendo gradualmente nos supermercados. A única razão pela qual digo que ser vegetariano em Portugal não é fácil, é porque apesar de estar a evoluir, ainda faltam imensos produtos que existem há séculos noutros países como a Inglaterra e é frustrante, ver receitas e produtos que gostava de experimentar que nunca mais surgem aqui. Temos que comer sempre as mesmas coisas e por vezes torna-se monótono. Espero que nos próximos tempos Portugal evolua ainda mais neste sentido.

comforting-vegan-enchilada-power-bowls-with-spicy-tofu-1.jpg
by aspoonfuloflissi

Espero que tenham gostado, brevemente vou publicar mais sobre este assunto e até partilhar algumas das minhas receitas com vocês.

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

muito bom tenha fé sempre em seus objetivos e decisões

Muito obrigada :)

Olha, uma coisa que com certeza eu digo... É que não consigo parar de comer carne, isso porque o meu corpo realmente pede, mas entendo o seu motivo, porque minha namorada também come muita pouca carne porque realmente ela não gosta.
O que você come para substituir os nutrientes da carne?
No Brasil, temos muita variedade de comida, o que ajuda pra pessoas que são vegetarianas conseguir se adaptar. Existem alguns perfis no instagram que ensinam a fazer comida vegetariana e até a vegana, você sabia?

hmmm adoro uma cariinhabem passada!!!

Ja ouvi nutricionistas que insistem que o consumo é essencial... foda o fator de crueldade msm...

no futuro, espero que tenham carnes sintéticas... um cubo de músculo que nasce a partir de células tronco!

@andre3301, eu amo uma mal passada.

Sobre o fator de crueldade, eu acho que tem casos e casos. No interior, os pequenos produtores, muito poucos maltratam o gado, além de muitas grandes empresas também começarem a ter mais "amor pelos animais" por assim dizer.

Olha, eu realmente não sei se conseguiria trocar a boa carne por uma sintética... talvez sim, se o gosto fosse o mesmo. Mas garanto que ainda sim, iria caçar umas rolinha pra comer hahahahaha

Alguns produtores pequenos não maltratam tanto os animais, ainda assim fica difícil considerar que existe mais ''amor pelos animais'' quando são na mesma cortados a meio. Já para não falar no impacto negativo que a produção de gado traz para o ambiente.

Amor pelo animal no sentido de dar a ela uma vida digna e uma morte respeitosa. Quando houver o abate, o animal não sofre. Seria mais ou menos isso.

Há pessoas que são muito dependentes da carne, mas acho que se a força de vontade de não comer for grande não é muito difícil.
É complicado explicar, muita coisa desde feijão, salsichas vegetarianas, ovo, como todo o tipo de receitas alteradas, adoro a lasanha que a minha mãe faz por exemplo, há alheiras, todo o tipo de congelados desde rissois, bolinhos de bacalhau sem bacalhau ahah, muita coisa. Só gostava de ter mais tempo para aprender a fazer certas receitas mais elaboradas. Também como alguns tipos de peixe como atum, por vezes. Sim eu sigo muitos. Muito obrigada pelo seu comentário :)

Realmente, comer fora é muito complicado, porque as pessoas normalmente colocam algum tipo de carne no meio, mas quando a gente começa a cozinhar, tudo fica mais fácil. Não sei se existe ai em Portugal, mas dê uma pesquisada, aqui em São Paulo, existe um grupo no Facebook para o pessoal donos dos bares colocarem que eles tem comidas vegetarianas e veganas. É difícil, mas sempre tem como encontrar lugares que vendem produtos veggies hehehee

Parabéns pelo post. Muito bom!

Congratulations @rainofwords! You have completed some achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of posts published

Click on any badge to view your own Board of Honor on SteemitBoard.

To support your work, I also upvoted your post!
For more information about SteemitBoard, click here

If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Upvote this notification to help all Steemit users. Learn why here!

Uma coisa que me chamou atenção no seu depoimento é que aparentemente sua decisão não gerou atrito com seus pais ("fomos ao supermercado"...), e esse nem sempre é o caso. Ainda mais: sendo uma mudança repentina, talvez não estivesse muito preparada para contra-argumentar os questionamentos (que se não vieram dos seus pais, virão de outros, pode estar certa). Se me permite, vou te indicar uns canais no Youtube que poderá também achar legais (ou "fixe", como se diz em Portugal, não é?): Mic. the Vegan e NutritionFacts, com muitíssima informação, baseada em estudos científicos; FullyRawKristina e Fruitylou, focados mais em depoimentos, transformações narradas em primeira pessoa, além de receitas.
Parabéns e muita energia em sua nova jornada!

É verdade, eles até reagiram bem, no inicio disseram que não fazia sentido e pensavam que eu não estava a falar seriamente mas depois de eu ser firme na minha decisão eles lá aceitaram, e com o passar do tempo perceberam melhor a situação. Obrigada pelas dicas :)

Coin Marketplace

STEEM 0.36
TRX 0.12
JST 0.039
BTC 69965.85
ETH 3540.49
USDT 1.00
SBD 4.71