#SALDO POSITIVO# - Cartões de Crédito: Usá-los ou não usá-los? Eis a questão.

in #saldopositivo5 years ago (edited)

Conhecido por milhões de pessoas como o "dinheiro de plástico", esse tipo de crédito é um dos queridinho da população justamente pela sua praticidade e pela sua disponibilidade (aqui vale mencionar o quanto de saldo disponível você tem para gastar... afinal, um cartão de créditos com valores risíveis acaba não tendo muita serventia, né?).

Fonte: Divulgação (Negócios & Finanças)

Dificilmente você encontra alguém que não faça uso de pelo menos um cartão de crédito. Mas considerando o fato de que, atualmente, os juros dessa modalidade financeira pode chegar aos 300% por ano (sim, eu disse 300% por ano!)... Será que vale MESMO à pena usar essa opção?

Acredito que seja correto afirmar que, basicamente, existem duas maneiras de analisar quem usa cartão de crédito:

  1. A MANEIRA CORRETA: "Bom, hoje eu não tenho dinheiro... Mas eu vou ter dinheiro de reserva em alguns meses. Posso então usar o cartão de crédito para pagar alguma conta de maneira mais rápida ou ainda, optar por um parcelamento que se adeque a realidade do meu bolso."

  2. A MANEIRA "MAIS COMUM" (o que muitos pensam): "Vou adiar os planos da minha vida e quando vier a fatura - e eu ainda não tiver o dinheiro para pagar as contas por completo - eu me viro pagando apenas o valor mínimo estipulado na ilusão de que no próximo mês eu consiga 100% do valor necessário para quitar as dívidas..

Infelizmente, a maioria da população segue pelo segundo caminho e às vezes não se dá conta do quão complicado é ter que administrar um (ou mais!) cartão de crédito. É como se houvesse uma perda de noção acerca do real valor do dinheiro e uma ilusão de que o limite disponível para compra naquele momento é algo que você PODE gastar sem a permissão de um banco. Quer dizer, na verdade você pode, mas você já parou para pensar que aquele dinheiro NÃO é seu?

Pois eh, pois eh, pois eh... O dinheiro que você gasta não é nada menos do que um empréstimo de banco ou financeira (fica a seu critério analisar as melhores vantagens para se tornar um cliente antes de sair gastando) e, caso você não honre com os pagamentos até os dias estipulados, você sofrerá as consequências que vem em formas de juros monstruosos que não demoram muito em tornar-se dores de cabeça extremamente incômodas.

Eu sei que esse post soa como algo bem negativo sobre o uso dos cartões de créditos, mas a realidade é que eles ainda continuam sendo uma opção bem viável para o ritmo da vida moderna (embora muita gente pule essa "armadilha" e prefira pedir dinheiro emprestado a um familiar ou amigo). Cada vez mais nós queremos andar sem dinheiro físico para evitar maiores transtornos e isso parece uma alternativa inteligente, mas o nosso raciocínio tem que acompanhar essa vibe e se adaptar a realidade que existe no nosso orçamento.

Enfim, pode parecer um conselho meio batido mas... Se for usar um cartão de crédito, certifique-se de quem tem o valor completo para pagar a fatura em sua totalidade (e de preferência, sempre tente parcelar o valor com preço de à vista).

Sort:  

This post has been upvoted for free by @microbot with 0.1%!
Get better upvotes by bidding on me.
More profits? 100% Payout! Delegate some SteemPower to @microbot: 1 SP, 5 SP, 10 SP, custom amount
You like to bet and win 20x your bid? Have a look at @gtw and this description!

Coin Marketplace

STEEM 0.26
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 63868.85
ETH 3063.91
USDT 1.00
SBD 4.10