Inquilinos versus senhorios

in #aluguel5 years ago

Conflitos entre inquilinos e senhorios aqui no Brasil devem existir ha cerca de 500 anosScreenshot_2019-02-06-20-16-23.png Exageros a parte vou tentar relatar aqui um pouco das dores de cabeca que ja tive como inquilino. Gostaria de esclarecer antes as vantagens que vejo em morar de aluguel ja que inumeras vezes ja me aconselharam (sem que eu tenha pedido previamente um conselho) comprar um imovel. Uma das vantagens e que nao preciso ficar preso a um so lugar e se eu for chamado por exemplo para trabalhar em outra cidade posso deixar a casa sem me preocupar por quanto tempo ela ficara desocupada e tambem sem me preocupar com a necessidade de constantes reformas. Alem disso os juros que se paga numa casa propria sao absurdos aqui no Brasil e a nao ser que voce saque o Fgts parece mais interessante fazer outro investimento que tenha mais liquidez que investir em algo quando se paga o dobro por conta dos juros em cerca de 30 anos
Trato agora dos inconvenientes e das desvantagens de morar de aluguel . Que tambem nao sao poucos. ...Os proprietarios costumam pedir dois ou em muitos casos tres meses de caucao ou tambem chamado de deposito que segundo eles sao para cobrir despesas como qualquer dano sofrido pelo imovel depois que o inquilino sai. O deposito pedido e uma burocracia exagerada pois se o inquilino tiver a intencao de dar calote nao sera isso que impedira Ha ainda a lei que diz que cabe ao proprietario o pagamento do iptu salvo se estiver no contrato que ficara por conta do inquilino...Como quem redige o contrato e sempre o prorietario ficara mesmo a cargo do inquilino essa conta
Muitas outros aborrecimentos vi nesses cerca de vinte imoveis que mudei desde que vim do Rio de Janeiro para Macae e Rio das Ostras ha 12 anos atras me mudando por motivos diferentes...em um deles a proprietaria exigia com arrogancia que eu desse conta de uma conta de luz que veio alta. Respondi a ela que pusesse um relogio separado pra minha casa que ficava mais facil de saber o que devo. Esse foi so um dos problemas que tive como inquilino e escrevendo essas linhas me lembrei de Raskolnikov , o protagonista do livro Crime e Castigo que mata a senhoria. Certamente muitos episodios reais devem ter ocorrido para inspirar o personagem. Na ultima vez em que tive problemas a dona da casa gritava de forma descontrolada por conta do meu cachorro que fazia as necessidades no quintal embaixo de sua varanda janela...curiosamente eu nao sabia que tinha uma janela de sua casa pra ela vigiar a minha do contrario jamais faria uma insanidade de me mudar pra la mas ela sabia que eu tinha um cachorro Informei a ela no dia seguinte que nao assinaria o contrato pois do contrario eu iria incomoda la com o cachorro e ela iria me incomodar com reclamacoes e informei a ela que sairia no final do mes...Pelo menos por tres vezes como uma desesperada me abordava perguntando que dia eu sairia ...
Embora possa existir de fato muitos caloteiros por parte de inquilinos as falhas que vejo por parte dos proprietarios provavelmente pra tentar cobrir os meses em que a casa esteve vazia sao grandes. A casa em que estou hoje estava com problemas na descarga do banheiro quando entrei e ainda esta depois de quase um mes .Liguei para o dono dizendo que me passaram o orcamento de 100 reais para resolver e diante disso , e claro, ele mesmo resolvia segundo ele. O dono foi ate minha casa tentou resolver de forma bem paliativa e continua ruim...parece que e doenca de brasileiro...depois que conseguiu alugar nao tem nem muito mais por que se preocupar da mesma forma que um parente quando consegue um emprestimo com outro e bate aquela prrguica de devolver...desculpe..nao e preguica mas falta de carater mesmo. Sao muitos ainda os aborrecimentos que tive como inquilino...pra fechar com mais alguns cito a exigencia de paredes pintadas quando estas nao estavam pintadas...(dessa vez o dono da imobiliaria fez a vistoria so na saida e o dono da casa estava em outra cidade ) e cito ainda a omissao ou mrntira mesmo de alguns que quando perguntamos se o lugar tem barulho afirmam que nao tem e ainda querem cobrar multa caso o inquilino saia antes do contrato de um ano mesmo com um barulho desse. Dorme com um barulho desse...

Sort:  

✅ Enjoy the vote! For more amazing content, please follow @themadcurator for a chance to receive more free votes!

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by phernando from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 64513.89
ETH 3155.04
USDT 1.00
SBD 4.00