Triângulo no céu

in #astrophotography6 years ago (edited)

Lua_Venus_Regulus_15jul2018_01.jpg
Céu oeste de São João da Boa Vista, SP, Brasil, ao cair da tarde de hoje


Você vê um triângulo de astros no céu na imagem acima? Consegue reconhecê-los?

A rigor, numa noite limpa e estrelada, dá para formar inúmeros triângulos imaginários ligando incontáveis trios de estrelas. Mas não é todo dia que temos um triângulo de astros "especiais" e visualmente tão próximos. Dos três, só um é estrela.

A foto mostra o horizonte oeste e foi feita ao cair da tarde de hoje, 15 de julho de 2018, daqui do meu condomínio, em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, Brasil.

A Lua Crescente é barbada! Ela você percebeu de cara, não? E logo acima dela? E um pouco à esquerda? Vê dois pontinhos luminosos? Quem são eles?

Vamos dar um zoom na cena. Melhorou? Note que o ponto acima da Lua é bastante luminoso. O pontinho à esquerda é bem mais apagadinho.

Lua_Venus_Regulus_15jul2018_02.jpg
Triângulo de astros

Mais pertinho um pouco...

Lua_Venus_Regulus_15jul2018_03.jpg
Triângulo de astros

O ponto brilhante acima da Lua Crescente é o planeta Vênus. Lindo! Um farol!

A Lua Crescente parece estar sorrindo pra nós. Vou dar um zoom neste irresistível sorriso cósmico!

Lua_Venus_Regulus_15jul2018_04.jpg
A Lua Crescente em close, praticamente um sorriso cósmico.

E o terceiro pontinho? Este é o mais difícil de todos! Trata-se de Regulus, a estrela alfa da constelação do Leão! Na próxima imagem mostro a Lua Crescente e Regulus com mais zoom.

Lua_Venus_Regulus_15jul2018_05.jpg
A Lua Crescente e Regulus, estrela alfa da constelação do Leão.

Você notou que em algumas das minhas imagens a Lua Crescente é só uma "casquinha" iluminada na parte de baixo? Mas noutras dá para ver o relevo lunar onde deveria ser escuridão total?

Para entender direito o que estou dizendo, confira abaixo uma montagem que fiz mostrando à esquerda a Lua Crescente "casquinha", o que é esperado, e à direita, além da casquinha, uma imagem tênue onde podemos ver o relevo lunar. Não é estranho?

Lua_exposicoes_campara.jpg
Só uma "casquinha" de Lua à esquerda, mas "casquinha" e tênue relevo lunar à direita.

As duas imagens acima, pode acreditar, registram a mesma fase lunar e foram feitas com uma diferença de apenas alguns segundos. Só que mudei o tempo de exposição da câmera deixando-o pequeno no registro da esquerda e mais longo no registro da direita. Em outras palavras, no registro da esquerda o sensor da câmera capturou menos fótons (a rigor, menos luz) enquanto na imagem da direita o sensor capturou mais fótons (ou mais luz). Por isso no registro da esquerda a "casquinha" está mais apagada enquanto o resto do disco lunar é negro. Na imagem da direita, diferentemente, a "casquinha" lunar está bem brilhante e superexposta.

Pense comigo:

  1. Faria todo o sentido vermos (e fotografarmos) apenas uma "casquinha" da Lua iluminada por baixo porque o Sol acabou de se esconder. Como ele é a fonte de luz principal da cena, ilumina a esfera da Lua apenas por baixo. Concorda? Desta forma, mesmo aumentando o tempo de exposição e capturando mais luz, não deveria sair nada na imagem registrada além da "casquinha" pois ali onde o Sol não "bate" diretamente deveria ser escuridão total!
  2. Mas, se na imagem da direita há registro do relevo lunar além da "casquinha", então está chegando luz noutras partes da Lua onde, em princípio, não deveria chegar luz.

Adianto para você que não é luz solar direta que ilumina a Lua além da "casquinha". Mas há luz chegando em todo o disco lunar pois, como já disse e reitero, se não houvesse, eu não conseguiria fotografar nada além da "casquinha". Concorda?

Adoro este fenômeno! Uma sutileza incrível! Você o conhece? Sabe o seu nome? Saberia me dizer de onde vem a luz que me permitiu registrar uma imagem da Lua por inteiro e além da "casquinha"?

Suspense! Deixo a resposta para o próximo post. Mas, se você souber que fenômeno é esse, deixe um comentário. Até breve!



Abraço astronômico do prof. Dulcidio. E Física e Astronomia na veia!


FNV_PISCADINHA.gif

Sort:  

Obrigado!
Abraço. E Física e Astronomia na veia!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Demorei para conseguir enxergar Regulus, já a lua consegui ver todo o seu contorno a partir da segunda foto. Estou curiosa para saber qual é o fênomeno, fiz uma disciplina de Astronomia básica mas não lembro muito coisa, porém a curiosidade sempre continua.

Sucesso sempre!

ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Obrigado @biogirl!
Mais tarde vou postar a explicação sobre o curioso fenômeno. Aguarde!
Abraço. E Física na veia!

Lindas as fotos. Vou esperar pelo próximo post! Estava me dedicando bastante a astronomia no início do ano. Fiz até alguns posts a respeito. Mas, estava tomando muito o meu tempo, já que sou apenas entusiasta do assunto. Um deles era sobre o fenômeno lunar raro que teve esse ano https://steemit.com/science/@leticiachiantia/raro-eclicpse-de-superlua-azul-de-sangue-acontece-neste-ano-depois-de-152-anos
Para acompanhar esses assuntos, assisto documentários, e às vezes o canal Space Today.
Obrigada pelo conhecimento!

Obrigado @leticiachiantia!
O Space Today, do meu amigo Sérgio Sacani, é excelente! Apesar do meu pouco tempo, sempre que posso também assisto alguma coisa. O Sérgio é curador da área de Astronomia e Ciências da Campus Party. Ele me convidou para palestrar na Campus Party São Paulo algumas vezes e assim o conheci. Figuraça!
Vou ler seu post. Sou maluco por Astronomia (já deu para perceber, né?) Também escrevi sobre a "Super Lua" de Ano Novo no Física na Veia! UOL Ciência (https://fisicanaveia.blogosfera.uol.com.br/2018/01/01/lua-cheia-do-ano-novo-superlua/). Neste post referencio outros posts sobre o tema se quiser se aprofundar.
Estou dando o último tapinha no post que aborda o fenômeno citado aqui neste post. Já já sai do forno!
Abraço. E Física (e Astronomia) na veia!

Vou ler! Nossa que legal que ele é seu amigo. O conteúdo é muito bom! Chama ele para o Steemit, precisamos de mais conteúdos assim por aqui. Eu vi que ele tem um blog. Pensei em enviar uma mensagem para ele, mas não tive tempo ainda. Abraço! Vou continuar acompanhando seus posts para aprender mais :)

Sim, tem o canal no Youtube e o blog. E ele está conseguindo monetizar de alguma forma o trabalho que tem tido.
Vou dar um toque nele sobre o Steemit.
Sempre um prazer tê-la por aqui!
Abraço. E Física na veia!

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 64513.89
ETH 3155.04
USDT 1.00
SBD 4.00