Literatura em Foco #5 - O PRÍNCIPE de Maquiaveli

in #biblioteca6 years ago (edited)

pr.jpg

Esse é um livro de cabeceira de político! Se você quer iniciar sua carreira política você tem que ler este livro!

Mas há muita polêmica sobre este livro, para muitos é um elogio ao despotismo e ao poder sem limites, no entanto, há uma série de detalhes que devem ser levados em conta na sua leitura.

Como conquistar o poder? E como manter?

lin png.png

Escrito em 1513, e publicado postumamente em 1532, em plena revolução renascentista quando a Itália ainda não era unificada e suas cidades sofriam com constantes batalhas para conquistar o poder sobre a região.

O livro é escrito como uma carta para Lourenço II de Médici, Duque de Urbino, concedendo conselhos, sugestões sobre qualidades que um príncipe, ou um líder, deve ter para manter o poder, através de exemplos históricos de experiências de outros príncipes, positivos e negativos.

Nesse livro que surgiu sua famosa frase: "Os fins justificam os meios"

Isto é, pelo bem da nação, para que haja equilíbrio em seu governo, é necessário que este faça tudo ao seu alcance para se sustentar no poder, sob pena de por seu reinado em caos.

Em outra passagem explica que para um príncipe o medo é mais forte do que o amor, porque quando o povo lhe adora é mais fácil ser traído do que quando é temido.

Até aqui você pode achar que Maquiaveli era um entusiasta da monarquia absolutista, mas não é assim tão simples.

Primeiro, deve ser considerado o contexto que a obra foi escrita, os príncipes lutavam pelo poder, e um fator muito importante é que de certa forma Maquiaveli era sustentado pelos Médici, então, não era nem um pouco sensato de sua parte declara-se abertamente republicano.

Mas uma leitura atenta à sua obra revela um alto grau de realismo do autor, ler Maquiaveli é acima de tudo entender, ao menos um pouco, como o governo age, e assim, lutar contra a sua opressão.

Outra forma de interpretação seria dizer que temos árduos exigem medidas árduas, veja bem, um regime democrático não é útil em tempos de guerra, é até mesmo perigoso, porque enfraquece o Estado, o povo tende a escolher mal por meio da emoção, e em tempos perigosos não pode haver erros políticos.

Assim tempos de guerra exigem que o poder político esteja centrado em uma ou poucas pessoas, pois batalhas exigem decisões difíceis, até mesmo imorais, sendo melhor que sejam feitas por poucas pessoas, embora tal situação não deva ser mantida após o fim da guerra.

Por fim, O príncipe é uma leitura imperdível, representa um alto amadurecimento político social de quem o lê.

linha.png

Se você já leu, dê sua opinião, vamos debater!

Convido o @leodelara a dar mais detalhes sobre o contexto histórico que este livro foi escrito!

Recomendação de leitura:

Hitler está de volta

Outro da série:

Literatura em Foco #4: ORIGEM - Dan Brown

Até a próxima!
banner steemit.jpg

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Boa, @joaprobst! Acho um livro interessantíssimo, principalmente para tirar a inocência que temos de que nossos líderes irão seguir as regras. Se quem não tem poder não segue muitas regras, por que quem o tem seguiria? Hehehehe! Novamente, quem dera fosse diferente, mas não é :D Obrigado por compartilhar ;)

O Príncipe deveria ser leitura obrigatória para todos os cidadãos brasileiros. Como não é, poucos são os que o leem e isto inclui quase toda a classe política atual. Todos os poucos que o leram querem ser o príncipe, mas isto já não existe mais no mundo de hoje. É preciso ler e, principalmente, entender o que ele aconselha.

ptgram power

Com certeza essa é uma obra brilhante @joaoprobst na qual falaremos mais no próximo Discutindo História no @brazilians, que sairá em breve.

Abraço e até a próxima!Logo-50.png

Coin Marketplace

STEEM 0.31
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 64485.37
ETH 3156.53
USDT 1.00
SBD 4.05