Mitologia Nórdica #3 – Seres Míticos – Anões

in #creativecoin5 years ago (edited)
Os Anões, que são conhecidos como gnomos na cultura Celta, aparecem em diversos mitos nórdicos onde são considerados seres telúricos, que moram em cavernas profundas, os subterrâneos de Midgard, e que ocasionalmente se relacionam com os humanos, próximo a montanhas, grutas e minas.


Considerados imbuídos de poderes mágicos, possuidores de grande habilidade manual para produzir objetos artísticos, e conhecedores de tesouros escondidos.


Personificando a força elemental da terra, suas qualidades são a destreza, tenacidade, disciplina, capacidade de trabalho e a longevidade. Mas também são muitas vezes considerados mesquinhos, egoístas, embusteiros e ávidos por bens materiais e riquezas.

Nos mitos a sua origem se dá através da decomposição do cadáver de um gigante denominado Ymir, do qual saíram em forma de larvas, recebendo posteriormente dos deuses a forma humanoide, a inteligência e todas suas outras as habilidades.

Também existe uma versão na qual eles teriam nascido do sangue e dos ossos dos gigantes.

São descritos como pequenos homens de cabeça grande, barbas muito longas e grisalhas, tronco atarracado, pernas curtas e rosto enrugado e carrancudo.

Vestem-se com roupas e aventais de couro com grandes bolsos nos quais guardam suas ferramentas. Dizem que seus gorros lhes propiciam o poder da invisibilidade e acredita-se que podem desaparecer subitamente no meio da névoa.

Normalmente são prestativos e amáveis, podendo ajudar as pessoas a moer grãos, preparar pães, cerveja, e ajudar na colheita e armazenagem de matérias primas.

Nunca se deve humilhar ou agredir um Anão pois são muito vingativos, e por muito tempo perseguem seus ofensores prejudicando-os, podem danificar e esconder seus objetos e lhes pregar diversas peças.

Não existem descrições nem relatos de anões do sexo feminino, nas histórias são comuns a união de Anões com Deusas em troca de joias fabricadas por eles.

Foi deste modo que quatro Anões conseguiram fazer amor com a deusa Freya, presenteando-a em seguida com o lendário colar mágico Brisingamen.

...


Imagem: PixBay e Fonte de Pesquisa: Carol the Shieldmaiden.

Para ler mais artigos, visite: Mary Emily - Todos os Artigos



participe do ptgram | conheça nossa comunidade

Sort:  

muito massa! adoro estas histórias, estilo senhor dos anéis

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Valeu !!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

O mundo fantástico de Mary Emily ! :D

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

sensacional, amei

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Good Work !

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Coin Marketplace

STEEM 0.27
TRX 0.12
JST 0.032
BTC 56858.44
ETH 2919.14
USDT 1.00
SBD 3.60