Praça Benedito Calixto, em São Paulo - SP

Como fotógrafo que ama fazer street, nem sempre eu me sinto seguro para fotografar a cidade, mas o risco faz parte das regras do jogo quando você está fotografando no Brasil. Já me meti em muita confusão, quase apanhei diversas vezes - e já fotografei "a pessoa errada na hora errada" e aí, meu amigo, a coisa fica feia MESMO: pelo menos uma vez achei que eu nem ia sair vivo da situação.

Mas em geral, quando me sinto impelido à fotografar, e não quero ficar me expondo a muitos riscos, saio para fotografar em lugares muito movimentados ou turísticos, ainda que, claro, eu não vá lá para fotografar nada de turístico, e sim para fotografar a vida na cidade, como é o caso dessa foto abaixo.

O meu trabalho fotográfico não diz respeito a vida na cidade exclusivamente. Quem conhece meu Instagram (o link vai abaixo) sabe que eu estou preocupado em retratar a realidade objetiva e subjetiva, seja do corpo social em si, seja do Zeitgeist, ou de mim mesmo, mediante um trabalho conciso de construção da mensagem dentro de um contexto de arte e fotografia contemporânea, com uma retórica visual e um "cálculo semiótico" (por assim dizer) o mais bem estruturado, possível.

Mas às vezes, como no caso da foto abaixo, ainda que eu mantenha um certo rigor na composição, dá uma vontade de fotografar mais despretensiosamente mesmo, voltar um pouco ao tempo em que eu expressava a cidade de uma maneira mais direta, com uma linguagem mais acessível. Essas fotos mais livres, em geral, eu posto no meu Flickr, mas trouxe essa aqui para poder escrever algo a respeito mesmo. Se eu fizesse no Instagram ninguém leria, se eu fizesse no Flickr as pessoas não entenderiam (quase todos que me seguem lá falam inglês).

Como estou reestruturando esse Blog aqui, por que não?

Abraço a todos!

https://www.instagram.com/danielmendesortolani/?hl=pt-br
https://www.flickr.com/photos/danielmendesortolani/

Praça Benedito Calixto.jpg

Sort:  

Obrigado por postar! Esse comentário é o novo bot que dará upvote 100% para todos os posts que usam a tag #pt.

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Coin Marketplace

STEEM 0.29
TRX 0.13
JST 0.033
BTC 63133.02
ETH 3043.69
USDT 1.00
SBD 3.63