#GAMETECA# - "Street Fighter" (1987)

in #gameteca6 years ago (edited)

Fonte: Divulgação (Play Classic)

Lançado diretamente para os famosos fliperamas na década de 80, esse game se concentra em um único personagem, Ryu. Através dos seus desafios enfrentados por ele (que consistem em basicamente lutar contra diversos guerreiros com as mais variadas habilidades), o jogador vai explorando uma rivalidade cada vez mais acirrada e uma sede pela vitória até que o último oponente seja derrotado.

Impossível falar de jogos onde o tema seja "luta" (conbate físico) sem falar de Street Fighter. Basicamente, isso se deve por uma fator bem inusitado (pelo menos para a época ): inicialmente, o jogo não foi fez tanto barulho (mas também não foi um fracasso), mas o que chamou a atenção dos gamers e da crítica foi o sistema de controle (joystick + dois botões hidráulicos) que permitia aos personagens chutarem e poder socar seus inimigos.

Fonte: Divulgação (Game World)

O nível de dor referente a cada golpe também variava. Entre dores de porte "fraco", "médio" e "forte", isso acabou sendo um problema (que logo depois seria resolvido com a instalação de joysticks com seis botões) onde os botões eram "destruídos" pelos jogadores por acharem que quanto mais força, mais forte o personagem desferiria o golpe (isso é o equivalente a quem joga um jogo de corrida achando que virando o controle para a esquerda ou para a direita com maior angulação fará o carro se mexer também, haha!).

O time de lutadores é composto por 12 personagens (onde apenas dois deles são selecionáveis e o restante é controlado pelo computador) e dentre os movimentos especiais que tornam alguns dos seus golpes memoráveis (e super famosos entre os jogadores... tanto que chegou a virar febre entre a galera que curte praticar cosplay) são: Hadouken e Shoryuken.

Fonte: Divulgação (Den of Geek)

Talvez, um dos aspectos mais bacanas presentes neste jogo seja a sua simplicidade. Seguindo o ditado do "menos é mais", é possível se divertir aqui sem a presença dos gráficos megalomaníacos e dos sons orquestrados para criar momentos de grande impacto (que estão cada vez mais beirando a perfeição) em determinados tipos de situação.

Particularmente falando, eu acho que isso é um fator que serve como uma ótima maneira de estimular a mente dos jogadores, que colocam as suas respectivas engrenagens para funcionar imaginando como seria a precisão dos golpes "mecanicamente" desferidos por cada personagem. Ao mesmo tempo em que é possível se divertir, é possível fazer musculação na massa cinzenta, haha! ;P

Fonte: Divulgação (YouTube)

Graficamente o jogo tem um design fraco e meio robotizado, mas isso em nada diminui a diversão por parte de quem está realmente preocupado em se divertir e não em ficar analisando cada aspecto do jogo procurando o que não está lá. Obviamente que um jogo mais bem trabalhado chama mais a atenção, mas é preciso considerar que a época era outra (inclusive, a história... que aqui é bem simples).

É bem verdade que o jogo não tem nenhum tipo de raíz complexa. Não há nenhuma "carta na manga" a ser explorada (como a história de origem de cada personagem, por exemplo) além do fato de tudo girar em torno de artes marciais e pancadaria... Mas, é dentro desse universo que o jogo vende a sua proposta e considerando esse cenário bem específico, o consegue fazer de maneira extremamente satisfatória.

Um dos exemplos de fliperamas originais do jogo.

Fonte: Divulgação (Back in Time)

Tornando-se em uma franquia valiosa para a empresa responsável pelo seu desenvolvimento / lançamento (a Capcom) e que se mostrou cada vez mais crescente e criativa ao longo dos anos, Street Fighter é um ótimo exemplo de um jogo que não começou com uma carreira tão promissora, mas que se tornou atemporal devido aos seus melhoramentos (tornando o jogo cada vez mais interativo e visualmente mais produzido).

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Mandou muito bem nessa @wiseagent, quem aqui nunca "apanhou" para conseguir acertar um Hadouken ou Shoryuken?!
HAUHUAHUHAUHA

Como me divertia heim... só não me divertia muito quando entrava um cara para desafiar e ele sempre é melhor que você ¬¬
HAUHAUHUAHUHAU

Abraços!

Hahahaha... Ótimas lembranças, @alexandrecseco!

Valeu pela presença e pelo comentário (cheio de nostalgia, haha).

Muito clássico este jogo ! Não podia faltar de modo nenhum na #GAMETECA, em breve vou voltar a contribuir na #BOXDESERIES

Ptgram

Clássico atemporal, haha!

Ah, e tua ajuda no projeto #boxdeseries sempre são bem-vindas, Pedrão.

Coin Marketplace

STEEM 0.25
TRX 0.11
JST 0.032
BTC 61830.08
ETH 2986.99
USDT 1.00
SBD 3.73