Trabalhar em casa, ou não trabalhar em casa. Eis a questão!

in #homeoffice6 years ago

Afinal, vale a pena trabalhar em Home Office?

home-office-569153_1280.jpg

A Pergunta correta seria: "Eu estou preparado(a) para mudanças?"

Antes de mais nada quero contar um pouco da minha história e como mudei radicalmente meus hábitos. E posso dizer sem medo de errar. Não foi nada fácil.

No final de dois mil e quatorze decidi, não dava mais para continuar.
Sou um profissional na área de TI com pouco mais de vinte anos de experiência. Sempre fui apaixonado por tecnologia, o que me facilitou e muito a aprender tudo o que me desafiei a fazer nesta área. Nada comparado a desmontar as cadeiras da minha mãe, aos meus longos sete anos de vida, obviamente.

Sim, me descobri um autodidata bem cedo e minha curiosidade voraz me ajudou muito até me ver dentro de várias empresas montando estruturas de redes, servidores e formatando "computadores" para amigos e parentes.

Mas, voltando a 2014.
Me vi com uma doença que me incomodava muito, nas outras pessoas. A síndrome de sexta-feira.
Se você trabalha a semana toda e só se sente feliz na sexta-feira, minutos antes de marcar com a galera uma baladinha.
Você está com essa doença grave.

Eu achava isso terrível, bom, acho até hoje. Desculpae!
Não conseguia entender como pessoas incríveis com grande potencial andavam a semana toda como zumbis e se transformavam na sexta, para voltar a serem zumbis no domingo logo após a música finalizando o fantástico. Porque eles não podiam sentir o mesmo que eu sentia, todos os dias? Afinal, tudo o que eu fazia era divertido. Mesmo quando aparecia um problema "cabeludo" que demorava horas para resolver. Ou quando passava noites em claro dentro de um escritório recuperando um servidor que tinha "morrido". Aquilo era muito bom, e e me pagavam para eu fazer o que eu amava. Não é legal isso?
Ok, tudo bem. Sei que não bato muito bem, concordo.

Mas, um pouco por desorganização de minha parte e um pouco pelo mercado saturado, comecei a ter problemas com clientes que nunca estavam satisfeitos. Quando não era uma reclamação boba de um usuário que não sabia ligar o computador pois o botão POWER do novo gabinete não era da mesma cor, era a choradeira com o preço da visita ou hora técnica. Já que o mercado havia recebido uma avalanche de "profissionais" que cobravam trinta por um serviço que valia cento e cinquenta reais. Quer dizer que, o cliente pagava trinta e depois cento e cinquenta para que eu fizesse o serviço, direito, que o "profissional" não conseguiu resolver.

Cansei de tudo e a sexta-feira começou a ficar mais agradável que os outros dias da semana.
Foi quando joguei tudo pro alto.
"Sortero", sem dívidas e com uma graninha guardada, resolvi tirar um tempo para estudar.
Escolhi várias áreas que me agradavam. Comprei vários livros. Me levei pra jantar fora. :)

Como sempre fui fã e adepto ao software livre, comecei a estudar ferramentas de edição de vídeo, imagem e áudio dentro do mundo Linux. Hoje consigo me manter fazendo edições usando cem por cento software livre, ou, open source.

Mas como começar?

Minha primeira dica é a seguinte: Não seja maluco(a) como eu.
Não tome decisões no calor do momento. Não é por que você não aguenta mais seu chefe ou seus clientes chatos, que você vai largar tudo e dar uma de "vida loka".

Você tem contas para pagar, tem alguém que depende de você, paga aluguel ou qualquer coisa do tipo?
Se a resposta for, sim. Para tudo!
Respire fundo. Aguente seu chefe e clientes por mais um tempo e junte dinheiro para no mínimo te sustentar durante um ano. Credo, um ano! Sim.

Faça sacrifícios, corte tudo que não for realmente necessário. Refrigerante, só no final de semana e olha lá. Cinema uma vez por mês e se o filme for muito bom.
Pode ir trabalhar de bicicleta? FAÇA!
Banhos longos, luz ligada onde não tem ninguém, torneira aberta na hora de escovar os dentes e lavar a louça. Pode rever tudo isso.
Troque as lâmpadas antigas por lâmpadas de LED. A mas eu vou gastar com lâmpadas? Vai gastar mais a longo prazo com as antigas, vai por mim. Veja tudo o que você pode fazer para sobrar mais dinheiro no fim do mês e faça isso junto com sua família.

Bom, feito tudo isso e mais um pouco!
Vamos a segunda dica.

Compre livros!
Faça uma visita a uma livraria, procure livros sobre assuntos que lhe agradam. Não estou falando sobre seu trabalho Home Office, mas livros sobre assuntos agradáveis que estimule sua leitura. Se você quer mudar, seja lá qual for a mudança. LEIA!
Se você gosta de contos, romances ou qualquer outro gênero, leia.
E se entrou no clima de economizar, visite alguns sebos de livros usados em sua cidade.

Determine um horário de leitura, todos os dias, e já pode começar a partir de ontem.
Se quiser me copiar. Eu costumo ler uns quinze minutos antes do meu horário de dormir, antes do sono pesar. Esse é meu horário padrão. No mínimo quinze minutos de leitura antes de dormir. Não que eu não leia durante o dia. Costumo ler todos os dias durante meu dia, trabalhando ou não. Geralmente mais de um livro, em horários diferentes é claro. Fora artigos, notícias e outros textos que me interessam.

Procure um lugar confortável onde você possa ficar sentado(a). Não se deite para ler.
Faça anotações, sempre tenha pequenos pedaços de papel para marcar as páginas, fontes de suas anotações.
Se quiser me copiar novamente. Corte uma folha A4 em quatro partes e use para fazer suas anotações.

Vamos lá, você consegue!
Você começou a se preparar financeiramente e começou a trabalhar sua cabeça, sua mente, para uma nova realidade.
Vamos a terceira dica?

Está na hora de decidir o que você vai fazer.
O que você sabe fazer bem e pode fazer em casa?
Você aprende fácil? Caso você seja radical como eu fui.
O que você acha de começar a fazer alguns cursos em seus horários vagos para ver onde você melhor se adapta?
Que tal aprender um idioma?

Tudo isso que te passei nessa terceira dica não é difícil de encontrar na internet. Se você faz bolo e todo mundo elogia, você pode muito bem buscar novas receitas e aprimorar o que você já sabe muito bem e começar a trabalhar em casa.
Se você gosta de espanhol mas ainda não teve tempo de fazer um curso, exitem ótimos cursos gratuitos na internet. Quem sabe você se torna um(a) tradutor(a). Aproveite esta fase para testar.

Legal.
Se você chegou até aqui e essas três dicas foram úteis ou no mínimo interessantes, não segure esta informação.
Envie para um(a) amigo(a).
Caso queira fazer alguma pergunta sobre tudo que escrevi aqui, fique a vontade, estou a disposição.
Bora aprender?

Ótima semana, sucesso!

Sort:  

Opa, ótimo artigo!

Obrigado. Estou aprendendo. Quem sabe um dia fico mais ou menos.

Também sou usuário de Linux, já tentei aprender Blender para edição de videos, mas acabei perdendo a motivação no meio do aprendizado e o Blender é um software muito complexo e complicado para se começar.

Qual software de edição de videos você usa?

Cara, tenho contato com Linux desde o conectiva 4, se eu não me engano.
Passei a usar como meu sistema operacional oficial a quatro anos. Não pretendo voltar a usar Windows.
O Blender é maravilhoso, mas a curva de aprendizado é longa. Eu tentei aprender Blender mas complicou muito o meu lado, já que precisava de algo rápido e eficiente para o meu trabalho. Hoje eu utilizo o Kdenlive que é bem mais fácil e rico em recursos, não perde em nada para as opções pagas. Consigo editar, inserir efeitos e transições de forma simples. Claro, ainda tenho muito a aprender, mas cada vez que preciso de um recurso que vejo em outros trabalhos basta uma pesquisa simples no youtube e pronto.
Experimente o Kadenlive, você vai se surpreender.
Abraço, sucesso e obrigado pelo apoio.
Tenha uma ótima semana.

bah, eu também, o primeiro linux que instalei na minha vida foi o conectiva 4 em 2001, mas logo instalei o conectiva 5 que veio junto com a "revista do linux", usei linux em conjunto com o windows 98 até 2003, então comprei um computador novo e usei somente o windows xp, enquanto aprendia inglês, pois aprendi inglês utilizando vários softwares de aprendizado, então desde 2009, passei a utilizar somente o ubuntu linux. Estava tentando aprender a edição de videos com o blender, mas o aprendizado como você disse é longo mesmo e acabei por desistir de aprender a editar videos. Kdenlive, anotei aqui no meu gtasks, próxima vez que eu precisar vou tentar ele com certeza.
Sucesso pra você também e uma ótima semana. Obrigado!

Você vai gostar do Kdenlive.
Usei o Ubuntu por muito tempo também. Depois passei pro Linux Mint. Do Linux Mint Cinnamon passei pro KDE. Do Mint KDE passei pro KDE Neon. Voltei para o Ubuntu com Gnome e hoje uso o Linux Mint Coinnamon 19. Tudo isso nesses últimos quatro anos.
Usei por um tempo o Kurumin, lá atrás logo depois do conectiva.
Cara, só troquei de distribuição por algum erro no sistema por causa das minhas "fussações" ou por querer mudar um pouco de ambiente. Depois que abandonei o Windows, nunca mais tive problemas com vírus ou aquelas travadas que só o Windows nos proporciona. Quando usava o Windows eu sempre utilizei o LibreOffice para meus textos. Sempre escrevi muito para alguns projetos, inclusive quando gerenciava um blog. Tenho, em andamento, dois livros que pretendo lançar futuramente. Por N motivos sempre jogando pra frente.
Se não fosse o Linux, já teria desistido de alguns trabalhos. rs
Valeu!

Congratulations @edjesus! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of upvotes

Click on the badge to view your Board of Honor.
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Do not miss the last post from @steemitboard:

SteemFest³ - SteemitBoard support the Travel Reimbursement Fund.

Support SteemitBoard's project! Vote for its witness and get one more award!

Coin Marketplace

STEEM 0.29
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 63732.43
ETH 3135.73
USDT 1.00
SBD 3.83