O dia que tentei aprender a programar

in #life6 years ago

Bom, antes de mais nada gostaria de discutir a necessidade de saber programação. Acho seriamente que todo mundo em algum momento da vida deveria aprender um mínimo de lógica e programação, inclusive defendo que isso é um assunto que deveria virar uma disciplina fixa no ensino fundamental.

Mesmo que você não seja da área da TI ou até mesmo ciências exatas, aprender programação pode ser útil de diversas formas. O principal benefício é adquirir ou aprimorar a habilidade de pensar de forma lógica e aprender a resolver problemas. Mas também podemos mencionar benefícios como, ser mais atento a detalhes, desenvolver um novo hobby, automatizar qualquer tarefa repetitiva e quem sabe mudar de área. Já vi muito pessoas que não são nem de perto da TI simplesmente largar tudo e viver disso de uma hora para outra, alguns dizem que é a profissão do futuro...

programmer-1653351_1280.png
Source

Com base nisso, resolvi aprender programação. Sempre gostei e admirei programação mas nunca fui bom. Em praticamente toda minha vida de TI eu passei perto disso mas nunca foi minha prioridade, por ter dificuldade eu deixava de lado e ia fazer outra coisa. Por diversas vezes tentei mas nunca foi, boa parte julgo que foi pela forma de ensino de programação em cursos e faculdade.

No meu estudo de programação eu sempre trancava no mesmo obstáculo. Conseguia seguir muito bem as aulas e exercícios, tudo muito fácil. Até que chega o fim e eu sinto que não sei nada. Normalmente se ensina o básico, as operações básicas e principais funções, o resto vai do aluno se virar e aprender, e apesar de autodidata sempre fui muito ruim em me virar nesse caso. Se eu nem sei quais as possibilidades que existem, como vou saber o que eu posso fazer? Por exemplo, tenho um kit de Lego, me mostram apenas os cubinhos básicos, mas todo o resto nem sei que existe, como vou fazer carros e naves se nem sei que existem outras coisas além de cubos?

Os exercícios também não ajudam muito. Normalmente o que se faz para treinar é programas que resolvem problemas matemáticos como script que calcula média, script que calcula fatorial, script que inverte palavra e por ai vai. Lembra um pouco aquelas aulas de matemática na escola que nos perguntávamos porque aprendíamos a fórmula de Bhaskara e onde iriamos aplicar isso na vida.

work-731198_1920.jpg
Source

Juntando a fraqueza do ensino, somado com os exercícios que não resolvem muito cenários reais cria-se esse grande desfiladeiro, onde se sabe o objetivo final mas não se tem noção dos passos intermediários. Fazendo uma analogia com outras coisas, seria o mesmo que ensinar para um leigo os principais acordes musicais e pedir que na sequência ele toque ou componha uma música clássica, ou até mesmo ensinar para uma pessoa o que é madeira, pregos e martelo e pedir para ela fazer uma casa.

De tempos em tempos eu volto para a programação por algum motivo. O mais recente (essa semana) foi a viagem para Austrália que se aproxima, e trabalhar com isso lá abre inúmeras portas, sem falar em salários bem gordos. Então a partir dai resolvi seguir novamente o caminho da programação. Em poucas horas matei todos os exercícios tediosos e previsíveis, precisava de novos desafios mas ainda estava infinitamente longe de criar uma página Web, aplicação, sistema e etc. Resolvi então fazer alguma coisa voltada para o Steem.

Como eu comentei no meu primeiro post aqui, meu objetivo maior é em algum momento contribuir para a comunidade. Por isso fui fuçar nas APIs e bibliotecas disponíveis para interagir com a blockchain do Steem. Em algumas horas já tinha montado um sistema gigante de estudo, com listas de tarefas organizadas e várias idéias de projetos. Duas tardes depois já tenho um micro protótipo rodando. Já consigo fazer uma busca por posts e comentários e extrair as menções a meu usuário.

Captura de Tela 2018-07-11 às 19.32.46.png

Sigo estudando e praticando. Espero que esse meu mini projetinho logo vire um concorrente a altura do @ginabot :D

Também quero deixar um salve para o @juniorfrederico que teve a paciência de me explicar coisas básicas e talvez óbvias do funcionamento das APIs do Steem.

Sort:  

Já ta melhor que eu pois até agora eu n criei vergonha na cara pra testar as API da Steem.


ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Hahahah.

Por incrível que pareça ela é bem simples de usar, so precisa vasculhar um pouco na documentação para ver o que é possível.

Obrigado pelo comentário!

Também estou aqui me aventurando na API do Steem :)

Posted using Partiko Android

Boa! Vamos trocar umas figurinhas uma hora :D

haha , valeu man, isso ai ! continue dessa forma que vamos longe !
Além de logica de programação , uma matéria que ajuda bastante na programação ou em entender o código e construção de algoritmos .

Sem dúvida.

Estou progredindo, devagar e sempre :)

Coin Marketplace

STEEM 0.33
TRX 0.11
JST 0.034
BTC 66407.27
ETH 3219.07
USDT 1.00
SBD 4.34