Impulso: Motivação ou Auto Sabotagem?

in #life5 years ago (edited)

Quem nunca agiu por impulso, que atire a primeira pedra.

Focando na Notícia

Impulso na hora de comprar o que não precisa naquele passeio descompromissado; Impulso em relação as bebidas alcoólicas naquele happy hour com os amigos; Impulso naquela acalourada discussão de relacionamento, com algum familiar ou algum colega de trabalho; Impulso pela demasia na alimentação que se personifica pelo pecado da gula ou naquela demasiada busca / manutenção do "corpo perfeito" através do exagero nos exercícios... Enfim: impulsos, impulsos e mais impulsos.

Não importa qual foi o tipo de situação, agir por impulso (e perder o controle do mesmo) é um dos maiores erros que nós, seres humanos, podemos cometer. Fazendo uma breve analogia sobre isso, é quase como uma auto sabotagem de níveis incalculáveis, mas que nem sempre surte efeito apenas em nós mesmos... Mas sim, em várias pessoas próximas (ou até distantes, a depender do nível de impulso) do nosso convívio, tornando-se então, muitas vezes em um problema generalizado de ordem físico-emocional (obviamente, um risco para a saúde).

Tudo que é resultado de um exagero tem seu lado negativo, até mesmo as coisas boas da vida (não importa o quão esteja sendo bom... o equilíbrio na balança é fundamental). No entanto, nem sempre é tão ruim assim agir por impulso (se você souber como controlá-lo): por exemplo, na busca por um sonho tão desejado, às vezes é preciso se deixar levar pelo impulso e com isso, conseguir o nível suficiente de ousadia para ter coragem de correr atrás e fazer acontecer (principalmente quando você é a única pessoa que acredita nisso).

Por fim, impulsos são equivalentes a gatilhos mentais, que disparam estrategicamente em incontáveis momentos específicos para tentar nos satisfazer de alguma forma (seja ela fútil ou não), como se estivesse preenchendo algum vazio da nossa vida. Se isso vai ser bom ou ruim, ninguém sabe... É uma escolha dúbia (bem parecida com a escolha dos nossos próprios limites), que deve ser julgada, de forma única, por cada um de nós.

Sort:  

Congratulations @wiseagent! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You made more than 3000 upvotes. Your next target is to reach 4000 upvotes.

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

To support your work, I also upvoted your post!

Do not miss the last post from @steemitboard:

The Steem blockchain survived its first virus plague!
Vote for @Steemitboard as a witness to get one more award and increased upvotes!

Com a maturidade vem muitas vezes a redução de agir por impulso em substituição por ações ponderadas e racionais.

Voçê recebeu um voto de 15% da curadoria @pataty69 que apoia o rodízio do pt-gram

ptgram

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Mas para algumas pessoas, nesse caso, nem com a idade elas mudam... Haha!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Muito bom seu texto, realmente, o impulso tem mais lados negativos do que bons, a meu ver. Acho que o agir racional é sempre a melhor forma de tomar decisões, mesmo que esse agir racional sofra influência de emoções, afinal, não podemos tomar decisões frias e sermos infelizes apenas porque tal decisão era, aparentemente e racionalmente, a correta.

Ptgram

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Agir racionalmente é sempre a melhor opção, mas fazer isso sempre eu acho que é uma tarefa impossível (visto quê, somos seres humanos movidos a emoções).

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Gostei da reflexão.
Tive até um impulso e dei 4*s :D

ptgram

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Muito obrigado! ;)

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.034
BTC 63799.64
ETH 3130.40
USDT 1.00
SBD 3.97