Vale a pena desenvolver com um MAC?

in #macbook6 years ago (edited)

Antes de mais nada eu sou desenvolvedor desde 1999, desenvolvi durante anos usando o Windows e abandonei o Windows a muitos anos para optar pelo Linux e sempre tive uma resistência pessoal com os produtos da Apple pelos alto valores, nada de ódio, apenas sempre achei os produtos muito caro e são.

Por aproximadamente 3 anos eu comecei a considerar a compra de um Macbook, mas sempre que olhava os preços nunca achei viável os preços em comparação com produtos de outras empresas.

Nunca fui fã boy de nenhuma empresa, mas também nunca odiei nenhuma.

Depois de decidir comprar um Macbook levei meses ainda para ter coragem de fazer isso.

O que vou contar aqui é baseado nas minhas impressões nesta primeira semana que eu estou usando o Mac pela primeira vez.

Motivação

Eu precisava de um momento de descanso porém comecei a prestar serviços recentemente para uma empresa e não poderia simplesmente sair de férias sem levar um notebook para trabalho, e o notebook que tenho não daria conta do recado, considerei comprar um Dell muito mais potente pelo mesmo preço, mas fiquei cogitando e decidi comprar o Mac pelo leque que iria abrir, agora poderia começar a desenvolver para Mac/Iphone. Optei no final pelo Mac já que um Notebook ficaria realmente parado depois, pois só usaria quando fosse viajar, já o Mac agora eu posso começar a desenvolver para estas plataformas.

Atualização

A primeira coisa que fiz no Mac foi atualizar a versão dele, como eu comprei a versão mais básica com 8 de RAM, 128 de SSD e processador i5 Duo Core, minha intenção era utilizá-lo apenas fora de casa, uma vez que em 2016 eu montei meu próprio PC Gamer (embora eu não jogo), atualizei então para a versão Mojave, e aqui eu deixo uma dica, o Mac vem com sistema pré instalado e nas configurações ele pergunta se quer ativar o Filevault, não ative este negócio, é para encriptografar o disco e se você ativar isso irá impedir que você atualize, eu tive que esperar ele encriptografar e depois descriptografar para conseguir então fazer atualização.

Desempenho

Não instalei muita coisa no Mac até porque não tem muito espaço, mas eu me recordo de quando eu usava meu Notebook e as coisas eram pesada, cheguei a instalar a versão trial do Phpstorm (Ide pesada), só para testes e abriu liso como se eu tivesse no meu PC um I7 (32 de RAM) e tudo SSD.
Os aplicativos abrem rápido, é em fluído, a Apple faz o sistema operacional exatamente para o Hardware o que faz com que seja aproveitado melhor o hardware, mas é claro fiz coisas simples de fazer com certeza uma edição de vídeo em um processador duo core vai ser bem lento, mas este não é o objetivo do Mac.

Algo pesado como a criação do build das imagens do docker que é necessário no trabalho processo que é feito uma vez e nunca mais precisa fazer teve uma grande diferença, enquanto no meu PC levou 10 minutos cravados no Mac a vez que levou menos tempo foi 28 minutos, fiz mais de uma vez já que estava testando, mas isso é apenas como exemplo, não serve como comparação.

Software

Bem fluído! Estou Gostando.

Trackpad

A melhor coisa que existe no Mac é este Trackpad, bem maneiro, muitas opções, uma revolução para o uso do mouse.

Preço + preço oculto

A grande desvantagem do do Mac é seu auto custo, juntamente com o preço dos software, um simples gerenciador de janelas que te dá um pouco mais de opções você tem que pagar, a maioria das coisas são pagas, não tem tantos aplicativos grátis como no Linux. Um gerenciador de banco de dados como o Navicat chega a custa mil reais, mas existe gerenciadores gratuitos como o Sequel Pro que para Mysql tem se mostrado o melhor, entre outras opções.

Instalação do programas.

A facilidade de achar algo que encaixe com sua necessidade no Mac é um fator bom, pois a maioria das coisas se encontra versão para Mac o que nem sempre encontra versão para Linux e a facilidade de instalação nem se conta, se no Linux era fácil no Mac eu digo que é mais fácil ainda.

Controle de permissões

O controle der permissões que o Mac tem algo bem parecido com o que o Android vem fazendo, onde você dá permissão para um aplicativo se ele pode acessar sua câmera é algo bem positivo pelo menos para mim, pois assim se eu não confiar muito em um programa por exemplo eu não irei permiti-lo acesso a minha webcam.

A grande desvantagem e a grande vantagem

Para mim a mesma grande desvantagem do Mac é também a sua grande vantagem.
Preço dos programas não são baratos, logo você ainda vai gastar um tanto bom se não quiser viver na pirataria, porém isso é bom, porque desenvolver para Mac o torna um trabalho mais reconhecido, dificilmente um desenvolvedor para Mac/iPhone vai ganhar pouco, bom difícil, mas não impossível neste Brasil.

Monitor

O monitor de apenas 13" parecia ser ruim, eu pensei que não conseguira usar, mas está até tranquilo, a resolução acredito que ajudou bastante.

Teclado

Teclado é algo que você vai precisar adaptar, os atalhos são diferente e o único padrão de layout sem Ç faz diferença, mas é algo que você acostuma.

Adaptadores

Sua vida vai começar com adaptadores, inevitavelmente você irá precisar de adaptadores para quase tudo, eu já comprei o meu, que tem USB 3.0, HDMI e entrada para cartão de memória, porém se precisar de entrada VGA precisarei de outro, então some isso ao custo do Mac, pois você irá precisar mais cedo ou mais tarde.

Conclusão

Mac vale a pena? Bom primeiro você precisa entender que o MAC não é tudo que fã boys falam, mas se vale a pena depende, se você tem dinheiro para investir e não pretendo usar para jogos e seu objetivo é desenvolver vale muito a pena. Eu me arrependo de em 2016 ter investido tanto com um PC ao invés de ter comprado meu primeiro Mac, mas fica uma observação os novos Macs o SSD e as memórias são integradas então você precisa ficar de olho nisso pela dificuldade de fazer upgrade, é possível, mas exigirá conhecimento de eletrônica e ferramentas apropriadas.

P.S.: Este é meu primeiro artigo feito diretamente da tela do Mac.

— -SIGA ME NAS REDES SOCIAIS — -
Skype: emtudo
Twitter: twitter.com/emtudo
linkedin: https://www.linkedin.com/in/emtudo
Facebook: https://fb.com/emtudo
Página fb: https://fb.com/emtudocasts

Sort:  

Congratulations @emtudo! You received a personal award!

Happy Birthday! - You are on the Steem blockchain for 2 years!

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking

Do not miss the last post from @steemitboard:

SteemitBoard Ranking update - A better rich list comparator
Vote for @Steemitboard as a witness to get one more award and increased upvotes!

Congratulations @emtudo! You received a personal award!

Happy Birthday! - You are on the Steem blockchain for 1 year!

Click here to view your Board

Support SteemitBoard's project! Vote for its witness and get one more award!

I upvoted your post.

Keep steeming for a better tomorrow.
@Acknowledgement - God Bless

Posted using https://Steeming.com condenser site.

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.13
JST 0.032
BTC 60985.22
ETH 2914.99
USDT 1.00
SBD 3.74