Ulisses Rocha, um violonista da pesada!

in #music6 years ago (edited)

Ulisses_Rocha.jpg
Ulisses Rocha, violonista, compositor e arranjador Fonte da imagem


Calma! Você não entrou no blog errado!

Antes de estudar Física, estudei Música. Violão erudito. A Música, ao lado da Física e da Astronomia, sempre esteve entre as paixões da minha vida.

Por isso peço licença a você que vem aqui beber na fonte da Ciência para sair um pouco fora do eixo temático deste blog para falar de um violonista/compositor/arranjador que faz a minha cabeça e mexe com os meus sentimentos há muitos anos. E fica o aviso: vez ou outra pode ser que eu faça um pit stop para falar de Música ou outros temas. Ok?

Se parar para pensar mais profundamente, talvez nem seja tão estranho um blog de Física abordar Música. Quando penso em Música, em Harmonia, logo me vêm à cabeça os harmônicos e as Séries de Fourier¹. Física pura! E a Matemática também está por trás de tudo isso. Música, Física, Matemática, Ciência, está tudo junto e misturado. E tenho certeza de que isso não é coisa (só) da minha cabeça.

Mas vamos ao que interessa. Apresento para você, caso ainda não conheça, Ulisses Rocha. E roubo empresto um trecho da sua biografia publicada em seu site oficial:

"Tendo nascido no Rio de Janeiro e vivido a primeira infância em Pirassununga no interior de São Paulo, o violonista, compositor e arranjador, com 14 CDs gravados, Ulisses Rocha é um dos violonistas mais influentes de sua geração. Dono de um estilo inconfundível, transita entre os mundos da música brasileira, da música erudita e do jazz, sendo reconhecido principalmente pela sua versatilidade, evidenciada nas apresentações como solista, em pequenas formações como duos ou trios, ou ainda ao lado das principais orquestras sinfônicas do País. Em sua discografia fica clara a busca pela ruptura das fronteiras determinadas pela tradição do instrumento, pesquisando timbres, experimentando a relação entre o violão na forma acústica e associado a recursos eletrônicos, fundindo influências redimensionando sua utilização. (...) Fonte: http://www.ulissesrocha.com"

O trabalho do Ulisses é bastante original e tem uma assinatura muito própria. Ulisses sempre descobre, em suas composições, acordes "violonísticos", ou seja, combinações de notas que ressoam de forma muito especial no violão. Em outras palavras, ele consegue vestir as suas melodias criativas com uma harmonia que valoriza o lindo timbre do violão. É até difícil de explicar com palavras. Talvez seja mais fácil ouvir Ulisses Rocha e você mesmo tentar entender o que quero dizer e tirar as suas próprias conclusões. No site oficial dele, na página https://www.ulissesrocha.com/music você encontra alguns álbuns do Ulisses para ouvir e, se gostar, comprar via pagamento digital e download do material que já vem em arquivos MP3 (compactados) e também em FLAC (com mais qualidade).

O que descobri hoje e quero passar como SUPER DICA para você é que o álbum "Casamata" - edição especial" pode ser baixado gratuitamente! O link é o mesmo que passei logo acima. Já baixei! Só tenho o vinil deste disco e atualmente nem toca-discos eu tenho mais em casa. Agora posso ouvir novamente esta obra que fez a minha cabeça quando lançada lá atrás, nos anos 90, se não me falha a memória. Lembro-me de ter ido ver o show de lançamento do "Casamata" no teatro do MASP, em São Paulo, capital. E foi sensacional! O material em MP3 já foi pro pendrive do carro junto com o álbum "Soul Colors", novo trabalho do Ulisses com releituras de obras compostas por ele e agora regravadas só com violão acústico. Comprei pela bagatela de R$ 19,90, preço de todos os álbuns disponíveis no site.

Lembro ainda que Ulisses Rocha tem um trabalho importantíssimo na área de ensino de violão. Ele é doutor em violão pela IA - Instituto de Artes da Unicamp² onde é docente e desenvolve trabalho impecável de formação de novos talentos violonísticos dentro do curso de Música Popular.

Fica a dica! Se você não conhece o trabalho fantástico deste compositor, arranjador, arranjador e instrumentista, corre lá no site e confere tudo! Se já conhece, sempre vale a pena revisitá-lo.

Encerro este meu texto com um prova de que toco violão sei segurar muito bem um violão (já que não tem som!).

Dulcidio_violao.jpg

A foto foi feita na festa de dupla comemoração: 80 anos de vida do meu pai e 56 anos de casamento dos meus pais. Pude tocar para eles em 28 de abril de 2018, data que marca uma etapa importante da minha vida ligada à música. Em 2018 voltei a estudar música e praticar técnica de violão. E queria muito prestar esta homenagem aos meus pais, incentivadores dos meus estudos musicais. Consegui!

Voltei a tocar por puro prazer, sem nenhuma pretensão maior. Tocar pros meus pais na festa foi simbólico, e um alvo que mirei com todas as minhas forças. Eu, que já tive estúdio e passava horas compondo e arranjando trilhas para rádio, TV e teatro, fiquei por cerca de quatro anos afastado deste instrumento que tanto adoro. Pode? Não pode! Agora, meio fênix, ressurgi das cinzas. Não aguentava mais a síndrome de abstinência! Não está sendo fácil recuperar a velha e boa forma. Mas aos poucos meus neurônios ligados à música estão acordando da hibernação forçada...

Sobre ficar um tempo sem tocar/estudar, ouvi do próprio Ulisses Rocha, num Workshop, quando alguém perguntou para ele sobre a necessidade de estudar violão todo dia, a seguinte resposta que nunca mais esqueci: "Se eu ficar um dia sem tocar, ninguém percebe. Se ficar dois dias sem botar a mão no instrumento, eu já percebo. Mas se chegar a ficar três dias sem estudar, todo mundo percebe". Não esqueci a frase. Mas devo confessar que não havia aprendido a lição. Imagina só ficar quase quatro anos longe do instrumento! Agora tenho que tirar a diferença e praticamente recomeçar. Não está sendo fácil. Mas estou caminhando.


¹ Uma Série de Fourie é uma sucessão de infinitos termos matemáticos que somados permitem gerar qualquer forma de onda, da mais simples até a mais complexa. A figura abaixo mostra a modelagem de uma onda quadrada usando os quatro primeiros termos de uma Série de Fourier.

316px-Fourier_Series.svg[1].png
Fonte da imagem: Wikipedia

² Em sua tese de doutorado, Ulisses Rocha apresentou uma coletânea de estudos que criou para treinar diferentes técnicas do violão solo e que, segundo ele mesmo, foram compostos com a função ajudá-lo a tocar melhor, em especial a tocar determinadas peças clássicas do repertório violonístico. As partituras dos estudos podem ser compradas avulsas pelo site http://www.ulissesrocha.com. Na primeira versão, que comprei assim que foi publicada, eram vendidos encadernados, como na imagem abaixo.
Estudos_UR.jpg
Capa dos "Estudos" como eram vendidos na versão original

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Fantastico, adorei a postagem! Tenho está mesma versão dos Estudos do Ulisses. O álbum vou baixar agora mesmo. Um que não sai da cabeceira do toca CDs aqui de casa (isso que nem toca cds tenho mais rsrs) é o que ele lançou em duo com o Teco Cardoso! Parabéns e um abraço!!!

Sim, o "Caminhos Cruzados". Tá no pendrive do carro!
Fazia uns dois anos que haviam lançado este CD e o Teco Cardoso veio tocar na banda do Edu Lobo aqui em Sanja. Fui conversar com ele depois do espetáculo e comentei que não achava o CD pra comprar e ele, pra minha surpresa e alegria, disse "trouxe pra vender, tá lá em cima". Subi voando no saguão do Cine (onde antes do Theatro aconteciam os shows por aqui), comprei o CD e ainda voltei pra pegar autógrafo. Adoro este DUO. Ulisses e Teco são dois pontos fora da curva. Lindo demais!
Que bom que curtiu o post!
Abraço. E Física (e Música) na veia!

Um excelente post Prof.
Eu aprovo o uso de mais de um assunto, eu mesma falo sobre tudo hauahuah.. Dês que você não abandone nosso ensinamento da física hein u.u

tenha uma ótima semana!

Hoje com um abraço musical hehehe


projeto #ptgram power

Parar com a Física e a Astronomia jamais! Estes são os temas sobre os quais falo com mais propriedade.
Mas de vez em quando, uma outra paixão aqui ou acolá, pode pintar por aqui. Tenha ou não relação com direta a Física, aparecerá!
Abraço harmônico procê!

Coin Marketplace

STEEM 0.29
TRX 0.12
JST 0.032
BTC 63867.81
ETH 3135.89
USDT 1.00
SBD 3.84