Sort:  

No Brasil o Estado existe pra ser servido pela população, e não para servi-la. Basta ver a quantidade de prédios públicos chamados de palácios.

Exato, por mais que a Constituição diga que o Estado tenha que trabalhar para o povo, na prática isso não acontece, é o povo que trabalha para o Estado e Aristocracia, basta ver a nova reforma da previdência, é o pobre que pagará o custo dos gastos estatutários e burgueses.

Na verdade nenhum Estado trabalha propriamente para o povo. Ele sempre entrega menos à sociedade do que aquilo que arrecada devido à sua própria natureza burocrática. Em qualquer lugar do mundo onde o Estado é hipertrofiado isso acontece. Aqui no Brasil apenas a coisa é mais escandalosa. Então temos motivos extras para diminuir o tamanho do Estado nesse país.

Posted using Partiko Android

Hobbes já fazia a comparação do Estado com o Leviatã, ou seja, para ele o Estado é o mal, mas um mal que precisa existir.
Na teoria, um Estado mínimo, é bonito, mas na prática, abre precedentes para outros grupos trabalharem, e não estou falando apenas de grupos paramilitares, digo em todos os âmbitos.
Por outro lado, um Estado "inflado" também é ruim, pois cerceia diversas liberdades individuais.
O ideal seria um meio termo, mas como encontrar esse meio termo nesse sistema corrupto que vivemos com uma população completamente adestrada, esse é o maior problema de diversas áreas, seja ciência política, economia e Filosofia Política, que é uma das minhas áreas de estudo.

Já eu acho que a nossa meta obstinada deve ser sempre diminuir o Estado ao máximo, embora compreenda que é utópico achar que pode deixar de existir.

Coin Marketplace

STEEM 0.27
TRX 0.12
JST 0.032
BTC 57369.97
ETH 2943.81
USDT 1.00
SBD 3.63