Ler É O Melhor Investimento Que Você Pode Fazer Na Vida

in #portuguese7 years ago (edited)

Nesse semestre, eu estou me formando em Letras - Inglês e a melhor parte disso é que pela primeira vez em quatro anos eu finalmente vou poder fazer minhas próprias escolhas de leitura. Todo semetre da faculdade temos uma lista de cerca de 6 obras para dar conta. Entre ler, estudá-las e pesquisar todo o contexto ao redor de cada obra, raramente sobra tempo de poder curtir os livros que você realmente tem interesse. Mas agora posso me dar a esse luxo.

Depois de 4 anos sem poder fazer muitas escolhas, agora estou redescobrindo a leitura, lendo as coisas que eu gosto, sem pressão e obrigação. Apenas por prazer. Já atualizei minha conta no Goodreads e estou participando de um desafio de ler 6 livros (que eu escolhi!!) até o final de 2017.

Um dos poucos arrependimentos que eu tenho na vida, é de não ter descoberto o hábito e prazer de ler desde cedo. Nos tempos de escola, eu lia cerca de 2 ou 3 livros completos no máximo por ano. Se desde aquela época eu tivesse alimentando o hábito de ler todos os dias, e estabelecido uma meta de ler entre 10-12 livros por ano, hoje eu teria uma admirável lista de 100 livros na bagagem e muito conhecimento.

Conhecimento é poder. Não é a toa que nos países melhores desenvolvidos as pessoas deselvolvem o hábito de ler desde cedo. Enquanto aqui no Brasil a gente aprende a odiar Machado de Assis na escola, nos Estados Unidos é na escola que eles começam a admirar Mark Twain. E não é a toa que no Brasil, país em que 44% das pessoas não lêem e 30% nunca compraram um livro, segundo dados do Institituto Pró-Livro, as pessoas tem um baixo senso crítico, e baixa capacidade de interpretação de texto. As pessoas sabem ler, mas não entendem o que lêem. E povo que não lê é um povo que não se informa. E povo que não se informa é um povo facilmente influenciado e manipulado.

Ler além de ajudar a desenvolver pensamento crítico e capacidadade cognitiva, te ensina sobre relacionamento humano, cultura, história. É altamente enriquecedor. Através da leitura, você tem acesso a qualquer tipo de conhecimento do mundo inteiro, de histórico a espiritual.

Se você tem o hábito de ler, continue, alimente-o cada vez mais. Se você parou ou não tem o hábito, aqui vão algumas dicas.

1 - Faça uma conta no Goodreads ou Skoob

Geralmente as pessoas não lêem porque simplesmente não sabem por onde começar. Goodreads ou Skoob (site em português) são sites onde você pode criar um perfil de leitura. Marcar livros que você já leu, classificá-los (e assim ajudar o site a te dar outras referências), e encontrar sugestões de leitura, além de ver comentários de pessoas que já leram os livros que você tem interesse.

2 - Faça Meta

Nesses sites, como mencionei no começo do texto, você também pode estabelecer metas de leitura. Uma meta vai te dar um compromisso, estimular e motivar você a ler. Também estabeleça quantas paginas você pretende ler por dia. Isso ajuda a ter uma ideia de quanto tempo você levará pra ler o livro e te traz mais motivação para atingir a meta.

3 - Estabeleça Uma Rotina

Dizem que são necessários 21 dias para criar um novo hábito. Escolha o melhor horário, e lugar e seja constante e persistente.

Ler é o melhor investimento de tempo e dinheiro que existe na vida. Na verdade, hoje em dia nem precisamos gastar muito já que ótimos livros e grandes classicos se encontram disponivéis de graça na internet. Um dos sites que disponibilizam ótimos E-Books é o https://www.gutenberg.org/ Você pode baixar livros em PDF ou E-books que vão direto para sua conta no Google Books, um aplicativo que você provavelmente tem no celular ou tablet. Porém, acredito que todos os livros estão em inglês.

Siga também @booksofsteemit. Um conta que eu criei para compartilhar resenhas de livros que li e gostei.

Quando você finalmente criar um hábito forte de ler e tornar isso um hobby, será grato a você mesmo por todo o esforço!

Sort:  

thank you for your post

Tb não gostava de ler até me deparar com A Revolução dos Bichos do Orwell, comecei e terminei no mesmo dia, ate suei, coisa que achava impossível vindo de um livro. Ainda não leio muito mas me divirto :-) Vc vai resenhar livros sobre blockchain ou baleias no @booksofsteemit? Sucesso e boa sorte mais uma vez! Valeu!!!

Também adorei a Revolução dos Bichos. E é incrivel como a historia do livro ainda se relaciona tão bem com cenários que a gente vê nos dias atuais. Agora preciso ler 1984, também do Orwell. Já ouvi falar muito bem desse livro.

Olá @ariane
Incluimos teu texto no post de hoxe O mais leido do Steemit en Portugues o 2/Agosto.
Moito obrigadas polas túas dicas, ainda recoñecendo que a que suscribe abandoou o vicio do leer....

Parabéns e obrigadas polas túas aportacións..

Percuramos curadoras de contidos. Queres axudar??

Obrigada mais uma vez @gazetagaleguia!! É um prazer contribuir para seu projeto.

E sobre ter abandonado o hábito de ler... Nunca é tarde pra voltar! ;)

Post votado e Resteem por Camões. Parabéns @ariane!

Thank you for your post. I'm Brasileira but my portuguese writing is terrible. estou fazendo jantar agora :p
But I agree with you the best gift and investment you can give yourself is reading books...

Olá, Ariane. Parabéns pelo post!
Realmente, descobri na leitura a oportunidade de ser livre e conhecer coisas muito além do que nos é condicionado a acreditar. Como você disse "Conhecimento é poder". Estou te seguindo, visite meu perfil e caso gostar me siga também. :) Abraços.

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.13
JST 0.032
BTC 61626.58
ETH 2940.28
USDT 1.00
SBD 3.66