Vale Tudo - Tim Maia

in #pt6 years ago

Depois de muito tempo, estou de volta! As coisas andam corridas por aqui e, infelizmente, o tempo está escasso, mas vou tentar escrever de vez em quando por aqui.

A minha recomendação de leitura dessa vez fica por conta da biografia do nosso eterno Tim Maia, na obra de Nelson Motta, intitulada "Vale Tudo". E eu tenho algumas considerações a fazer sobre o livro. A primeira que, enquanto jornalista, devo elogiar de sobremaneira a linguagem e estilo de escrita da obra. De fácil leitura, fluida e com uma linha cronológica bem definida, o livro é para todos os públicos. Curiosos, amantes da música, amantes de biografias, etc.

Qualquer público consegue ler com tranquilidade essa publicação.

Tim Maia.jpg

Meu questionamento, agora, fica por conta do conteúdo. A obra fala um pouco de seu nascimento, sua relação com grandes cantores da bossa nova, suas loucuras com drogas/mulheres/gravadoras e seus "golpes" em organizadores de shows. Acho que, apesar disso compor a história de Tim, ganhou um destaque absurdo. Parece que não há legado, não há nenhuma inovação musical e nem genialidade em suas composições.

Sinto que o foco da história foram as drogas e as polêmicas, como se a vida do Tim não tivesse nada mais interessante. Foi o que eu disse, entendo que isso faça parte da vida dele, mas acho que merecia mais. Mais destaque em suas relações, mais destaque em suas composições, inspirações e contribuições para a música e um pouco menos de correria no que tangem os shows.

De toda forma, vale a leitura para o conhecimento do personagem, mas o livro fica devendo no que tange a profundidade do artista.

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Concordo com você pois lembramos dele pela suas ótimas contribuições para a musica, e esse deveria ser o foco do livro. Obrigado pela recomendação.


ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Adoro biografias, legal entender como são as pessoas. Famosos ainda são pessoas, mas toda essa fama impacta neles mesmos e nas pessoas próximas.

Vou anotar na minha lista de leitura, valeu.

ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Tim Maia era uma figura. Apesar dos pesares música boa é atemporal. Obrigado pela dica!

Congratulations @abroliveira! You have received a personal award!

1 Year on Steemit
Click on the badge to view your Board of Honor.

Do not miss the last post from @steemitboard:

SteemitBoard - Witness Update

Support SteemitBoard's project! Vote for its witness and get one more award!

Congratulations @abroliveira! You received a personal award!

Happy Birthday! - You are on the Steem blockchain for 2 years!

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking

Vote for @Steemitboard as a witness to get one more award and increased upvotes!

Coin Marketplace

STEEM 0.27
TRX 0.13
JST 0.032
BTC 62668.08
ETH 2908.37
USDT 1.00
SBD 3.58