Somos passageiros nessa vida...

in #pt5 years ago (edited)


Eu não vim a esse mundo para ser feliz, nem pra usufruir, nem para desfrutar de nada. Não há nada a ser conquistado. Vim para estar diante, a cada momento, do que é real. Sem ilusões. O que é real não está limitado aos meus desejos, aos meus medos, à minha ideia tola de que existe algum controle sobre as circunstâncias externas, à minha ideia tola de que buscar circunstanciais externas mais agradáveis ao meu ego me conduz a algum lugar. Não há nenhuma linha de chegada nessa vida, por isso tudo que faço para atender ao meu ego é inútil.

Até mesmo a busca pela espiritualidade e pela religiosidade não é menos tola do que a busca pela satisfação material quando ela nasce da mesma ilusão de que existe algo a ser obtido a partir dela, algo que pode me servir de alguma maneira (bem-estar ou felicidade, por exemplo).

Essa vida não me foi dada... ela nem sequer me pertence. A possibilidade de estar viva é grandiosa demais para caber dentro disso que rotineiramente chamo de "eu". A vida não pertence ao "Eu". Esse "Eu" é que segue sendo parte dela. Esse "Eu" é um mero acontecimento, quase acidental, dentro do processo da vida em si. Mas nunca enxergamos a grandiosidade da vida, pois estamos sempre tentando encaixá-la dentro de nossas pretensões de conforto, de felicidade, ou simplesmente de não sofrimento - estamos sempre tentando extrair dela algo que ela tenha a nos oferecer. E assim o "Eu" segue tentando compartimentá-la, fechando os olhos para o todo que ela contém. A vida inclui o todo... e o todo é feito não só de amor, de felicidade e de conforto... é feito, também, de dores, de lutas... Acolher o que é real passa pela aceitação total das circunstâncias como são... incluindo plenamente aquelas que não satisfazem ao ego. São essas circunstâncias desagradáveis, essas que contrariam os nossos desejos que nos auxiliam a dissolver o nosso ego e começar a perceber o que é.

A questão não almejar ser alguém que não sou... É acolher de forma total aquilo em mim, JÁ É!

Eu não posso, de forma alguma, direcionar o fluxo da vida. Posso apenas me tornar apta a seguir junto com ele, sem hesitar e sem opor resistência. Eu não posso me tornar alguém que não sou, mas posso aprender a conhecer quem sou e a manifestar o que é real em mim.

Sort:  

Obrigado por postar! Esse comentário é o novo bot que dará upvote 5% para todos os posts que usam a tag #pt. Ainda não votou em mim como witness? Clique aqui e dê o seu voto! É rápido!

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by Amanda Vale from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Congratulations @amandavale! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You made more than 4000 upvotes. Your next target is to reach 5000 upvotes.

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Vote for @Steemitboard as a witness to get one more award and increased upvotes!

dahora!

Posted using Partiko iOS

Coin Marketplace

STEEM 0.27
TRX 0.13
JST 0.032
BTC 60805.28
ETH 2912.27
USDT 1.00
SBD 3.59