O que eu tenho a dizer sobre a amamentação

in #pt6 years ago (edited)

Tudo o que envolve o mundo materno me atrai. Sempre estou lendo, estudando e tenho em mim um instinto materno muito aflorado, gosto de conversar com as pessoas sobre filhos, sobre gravidez, sobre educação... É onde me encontro. Posso afirmar que este lado sempre foi muito intenso na minha personalidade, e mesmo antes de engravidar da Clarice já me emocionava com qualquer assunto relacionado à gravidez, parto, amamentação etc.

Quando engravidei isto ficou mais forte ainda e pesquisei muito, li muito e me informei todo o necessário para que tudo ocorresse do modo "certo". Mas hoje vou tratar especificamente sobre como foi a amamentação da Clarice e de como isto modificou minha vida.

Quando eu estava com mais ou menos cinco meses de gravidez, o leite começou a ser "fabricado" em meus peitos e era engraçado porque ele já começava a descer quando eu via/ouvia uma criança chorando, quando via algum filme emocionante ou quando eu ficava muito feliz.

A Clarice nasceu de parto normal e isto faz com que a amamentação seja mais facilitada pelo fato dos hormônios estarem mais aflorados em conjunto com o trabalho de parto e o corpo "entenda" que é preciso produzir o leite em maior quantidade a partir daquele momento. Então, a medida que as contrações se intensificavam, os meus peitos iam produzindo cada vez mais o colostro, que é basicamente o primeiro leite, mais transparente em sua maioria, mas dependendo da mulher pode ter uma coloração mais amarelada. Ele é muito rico em anticorpos que auxiliam o sistema imunológico do bebê a se reforçar e também contém mais sais minerais e proteínas. Após uns sete dias o "leite maduro" desce e este último é mais gorduroso e garante a alimentação completa do bebê até os seis meses de idade.

Logo que a Clarice nasceu e fez alguns procedimentos pediátricos, foi para o meu colo e já iniciamos a amamentação. Tive a ajuda de uma enfermeira muito querida que me ensinou com a "pega correta" da boca do bebê porque caso ele sugue errado, pode comprometer a amamentação e fazer feridas nos seios. Apesar de sempre encaixar certinho a boca da bebê nos meus seios, ainda assim no segundo dia meus seios começaram a rachar e sangrar. Minha preocupação maior era porque a Clarice estava mamando sangue junto com o colostro! E fora a dor lancinante que eu nunca vou me esquecer...

Saímos do hospital e ela mamava muito e graças a Deus eu sempre tive muito leite. Tanto que com exatos quarenta dias eu tive mastite por excesso de leite, o que acarreta um entupimento dos dutos mamários e em algumas mulheres chega a infeccionar. Por sorte eu fui medicada antes de piorar, mas tive bastante febre e muita, mas muita dor. Posso afirmar que senti mais dor nos meus dias de mastite do que no parto.

Passado essa angústia veio outro problema, o diagnóstico de APLV (alergia à proteína do leite) e ela tinha as crises alérgicas através do que eu ingeria e passava para o leite materno, o que resultou numa dieta super rigorosa da minha parte e da dela, após os seus seis meses quando iniciou a introdução alimentar.

A Clarice sempre mamou muito, muito. Eu tentava oferecer alguns leites especiais sem a proteína para ela porque às vezes me sentia cansada com toda a dieta e uma rotina de amamentar praticamente em todas as 24h do dia. Mas ela sempre, sempre rejeitou. Assim como rejeitou a chupeta.

Mesmo quando já tinha idade suficiente para se alimentar, nunca trocou o leite materno por nada.
Estava sempre mamando. Sempre. Se estava com fome, mamava; se estava chorando, mamava; se estava feliz, mamava. Até para comemorar algo ela corria mamar.

E isto gera um cansaço mental e corporal sem fim! É preciso ter uma atenção redobrada na alimentação para que seja suficiente para nutrir o seu corpo e o leite para o filho. Emagreci bastante, principalmente por conta da dieta. Foi uma fase bem difícil.

E quando os dentinhos nasceram... Cada mordida eu ia até a Lua e voltava...

Tivemos nossa rotina de amamentação durante os dois primeiros anos da Clarice, quando decidi, por questões de saúde, cortar este laço. E não foi fácil, tanto fisicamente quanto psicologicamente, tanto da minha parte quanto da dela. Como eu não posso tomar anticoncepcional que "seque" o leite, eu tive que aguardar a produção parar sozinha e isso rendeu mais um início de mastite... Mais dores intensas por dias... E ainda tinha a dor de não termos mais aquele contato diário, parecia que eu mesma havia tirado um pedaço de mim. Um pedaço que fazia e ainda faz muita falta.

Com a amamentação da Clarice eu comecei a ter um sentimento diferente com relação ao meu corpo. Um corpo que já foi uma casa para outro ser e que, posterior a isso, também foi uma fonte do melhor de todos os alimentos do mundo. A valorização de meu corpo como sagrado passou a fazer mais sentido depois de toda a minha experiência materna. Não só por todas as belezas que ele proporcionou ao gerar uma vida, mas também por todos os sacrifícios que foram necessários para tal. Sentir a primeira contração, assim como sentir o leite descendo e nutrindo minha filha da forma mais pura possível, foi um encontro direto com o Sagrado e ao mesmo tempo com o lado instintivo de uma maneira que nem Jack London poderia prever.

A amamentação, assim como todo o resto que a maternidade traz consigo, são, acredito eu, as melhores coisas que uma mulher pode experimentar em vida. O poder de criar e cuidar em seu sentido mais genuíno... É como se tivéssemos em nós uma partezinha do poder de criação, de cura e de zelo que somente as mãos de Deus dispõem.

breton-mother-and-child300.jpg
Young Mother nursing her Child, Jeune Mère.

Obrigada pela leitura. Abraços, Carol <3

imag.

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Confira aqui no Discutindo saúde no Brazilians o seu post selecionado no projeto saúde @brazilians. Obrigado pelo conteúdo.

Linda história Carol! Parabéns pela gravidez e por todo o processo. O leite materno é o alimento mais saudavel que existe no mundo, super importante esse cuidado com seu corpo e a alimentação da criança, faz toda a diferença na vida dela. Que seja exemplo para as próximas mamães!

Muito obrigada pelas palavras, @brupras! Todo o cuidado faz parte do nosso sacrifício e dever como mães.

Excelente história. Dizem que a ligação do bebê com a mãe, em sua sintonia mais forte, é na hora da amamentação, onde a criança consegue sentir na mesma intensidade os sentimentos da mãe. Diferente de quando ele está dentro da barriga, onde ele só experimenta sensações devido as descargas de adrenalina e outros componentes químicos.

Olá, @robertoueti! Sim, a ligação é bem mais intensa na amamentação e troca de olhares porque quando ainda estão na barriga, não temos um amor ou uma ligação mais concreta pois ainda está no por vir. Quando nasce é que a relação entre mãe e filho se forma. Viver a amamentação é uma das melhores coisas da vida! Abraços, muito obrigada pela leitura e comentário!

Uma das coisas que aprendi muito e mais me marcou enquanto cursava a faculdade foi sobre o aleitamento materno. Eu não imaginava o quanto ele era importante e o quanto conectava os bebes com sua mãe. É um dos vínculos mais fortes que o bebe e a mãe tem por muito tempo depois que a criança nasce.

Pois é, @camillagomes! Não só pelo valor nutritivo mas também pela formação emocional do bebê. <3

Show! O leite materno é muito importante e seu post deixou isso bem claro.

Muito obrigada, Lucas!

Que lindo. Parabéns pelas palavras, dona Carol!

Muito obrigada pelo comentário e pela leitura, Juliano! Abraços.

Olá, @caroline.muller :
Gostei moito do teu post polo que non fala: Da conciliación, do pai, da corresponsabilidade, ou ben, do dereito a ser nai unha mesma prescindindo de unha parella.


Este perfil percura posts de calidade relacionados co concepto da galeguia, e hoje ademais, relativas ó día da Mulher. A equipa de curación decidiu destacar este teu post na publicación O Garimpo do día da Muller
Obrigadas pola túa contribución.
Votado e re-steemed


Votando esta notificación axudasnos a manter este servizo de curación.

reinado.gif

Lindo post! Uma escrita muito descritiva e empatica. Vou traze-lo na curatela do @brazilians e dialogar com seu post, que já é completo por si só!

Coin Marketplace

STEEM 0.27
TRX 0.13
JST 0.032
BTC 62668.08
ETH 2908.37
USDT 1.00
SBD 3.58