A ideia de monetarizar a relevância é bem bacana, mas você já tentou fazer isso fora do Steemit?

in #pt5 years ago

Lika Shopping.jpg

Antes do Steemit existir (ou ao menos antes de eu conhecê-lo) eu cheguei a colocar links de paypal em algumas de minhas publicações com a mensagem: "se você gosta do meu trabalho como fotógrafo me dê uma gorjeta!" - o valor era livre. Afinal, se a pessoa me seguia, se curtia o meu trabalho, porque eu não poderia "passar o chapéu" como fazem os artistas de rua?!

Na época eu gostava muito de jogar o informal "Explore Game" que, em resumo, é tentar fazer uma fotografia emplacar na página "Explore" do Flickr, o que te garante uma visualização enorme.

Existem formas de se fazer isso: grupos de usuários do Flickr passam a estudar o comportamento do Flickr, tentam entender o que faz com que uma foto ganhe relevância no sistema, e outras não, e de fato conseguem "emplacar" muito mais fotos na página do que outros usuários.

Uma vez que sua foto é colocada na página, ela será vista por um número grande de pessoas, que vai interagir com ela, dando "faves", que são o "like" do Flickr, ou comentando nela. Com base nessa interação sua foto fica no "ranking" final das fotos do Explore em uma colocação específica (ou sai da página por falta de relevância).

Uma vez que a foto sobe para o Explore é muito comum que ela tenha 6 mil, 10 mil, 15 mil visualizações em um único dia. E eu já emplaquei fotos com esse "pedido de gorjeta" no Explore e o resultado foi absolutamente NADA.

É estranho ver rejeitado um pedido de gorjeta quando 14... 15 mil pessoas o viram, e NENHUMA achou que poderia colaborar com alguma coisa.

Paralelamente vale também dizer que isso acontece mesmo fora da rede.

Eu sou ator, e de vez em quando estou em cartaz por aqui em São Paulo. Durante festivais de teatro é muito comum que sejam apresentadas peças no esquema "pague quanto quiser". Pois bem, numa peça apresentada nesse esquema, já vi relatório de bilheteria mostrando pagamentos de 5 centavos, 10 centavos... É engraçado como esse esquema de "pague quanto quiser" também não funciona para peças de teatro - pelo menos não para dar resultado financeiro, pode funcionar como estratégia de marketing....

Tudo bem. Eu até posso aceitar a tautologia "pague quanto quiser" é literalmente "pague quanto quiser" - ok, entendo. Mas também não custava para as pessoas pararem um segundo para pensar no quanto trabalho dá para levantar uma peça de teatro com iluminação, figurino, técnicos de palco, sonoplastia, etc...

Por isso talvez que alguns centros de meditação, com cursos dados nesse esquema de "pague quanto quiser", já vem com um valor sugerido junto: "pague quanto quiser pelo curso, sugerimos um valor mínimo de R$ 40,00 por aula", por exemplo :-)

Sort:  

Obrigado por postar! Esse comentário é o novo bot que dará upvote 100% para todos os posts que usam a tag #pt.

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Opa, foto não é o meu forte, apesar de gostar bastante, mas escrevo há uns quinze anos e já juntei uns dólares com adsense nos meus blogs :D No entanto, o modelo do STEEM é bem mais interessante, mesmo que tenha menos usuários. Obrigado por compartilhar ;)

Poxa, que legal isso! Obrigado também pelo comentário!

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.13
JST 0.032
BTC 60913.71
ETH 2919.21
USDT 1.00
SBD 3.71