Coffee Menu - decodificando os cardápios

in #pt6 years ago (edited)

image
Quantas vezes (antes de eu ser a doida do café) eu peguei um cardápio de café e não sabia diferenciar um cappuccino de um latte macchiato ... milhões... Mas agora tudo mudooou


Hoje eu vim trazer pra vocês um pouquinho da minha loucura por café.
Vale lembrar que sou apenas uma amante de café, não dou dicas profissionais aqui.
Um dia eu faço meu curso de barista e aí podemos falar profissionalmente heehhe

Primeiramente devemos entender o que é café expresso:

O café expresso não usa grão diferente, é a mesma coisa. Mas o que difere é na hora de preparar o café.
Ele é feito através da passagem de água quente (sem ferver) sob alta pressão pelo grão moído. Por isso que precisam daquelas máquinas de café e muitas delas moem o café na hora. Só de estar sob alta pressão isso já altera o sabor e deixa o café mais encorpado.

Leite vaporizado:

É o ato de submeter o leite frio a uma alta pressão de vapor, o que esquenta, vaporiza (cria ar, espuma) e crema (deixar mais cremoso) o leite.

Sabendo essas duas coisinhas, seguimos para o nosso cardápio...

Decodificando o cardápio:

  • Cappuccino: Uma medida de expresso para uma de leite vaporizado (meio a meio)
  • Latte Macchiato: Um cappuccino com mais leite vaporizado do que expresso
  • Caramel Macchiato: Cappuccino com caramelo em calda.
  • Mocha ou Mochaccino: Cappuccino com chocolate.*
  • Mocha Branco: Cappuccino com chocolate branco.*
    Os mocha variam a preparação de acordo com o estabelecimento, alguns usam chocolate em pó, outros chocolate ralado e outros calda de chocolate. Nesse último caso, tem as caldas específicas, mas algumas cafeterias usam aquelas caldas de sorvete, o mesmo se aplica à calda de caramelo.

Até aí tudo sob controle, mas tem as cafeterias que tem os cafés mais inusitados

  • Irish coffe: Expresso com Whisky em medidas iguais
  • Americano: Uma medida de expresso para duas de água quente (sim eles fazem essa disgrama no café! hahaha)
  • Hawaiano: Uma medida de expresso e uma de leite de coco.

Isso nos leva aos Leites diferente, que não contém lactose e são muito saborosos:

  • Leite de amêndoas
  • Leite de avelã
  • Leite de macadâmia
  • Leite de aveia
  • Leite de coco
    Se possível experimente todos para ver como são gostosos e diferentes

Tem também os cafés gelados, mas eu acho isso uma atrocidade auhauahua. Como não bebo esses, meu entendimento fica mais vago.
Mas tem coisa como café gelado com chá de limão (eca), esse eu já provei e não aprovei nadinha, mas muita gente adora.
Tem os Frappuccinos que são feitos com sorvete de creme.
Mas realmente nesse quesito eu não me aprofundei.

image

Espero ter ajudado a escolher seu próximo café ;)

Um ótimo fim de semana!!

Sort:  

Saudações, querida frany

Obrigado por falar sobre esse cardápio de café. Confesso que não entendo nada disso. Para você ter idéia, o café que eu tomo todos os dias é o solúvel . Fervo a água aqui em casa , coloco o café e misturo hihihhi. Fica pronto rapidinho. Fora isso, tomo café comum em padaria. Esses que você citou são muito chiques para mim.

QAlgum dia vou experimentar esse mocha branco, pois, adoro chocolate branco. Gostei também do Caramel Macchiato. Caramelinho é muito bom, mas, geralmente coloco em sorvete hehehe!!!

Agradeço a postagem e tenha uma excelente noite!!!

Obrigada pela visita, querido ❣️
Os dois que você mencionou são muito gostosos, principalmente pra quem gosta de algo mais docinho .

O solúvel eu só compro pra fazer umas receitinhas . Como tenho 3 cafeteiras, dificilmente eu uso o solúvel como café simples.

Mas tem uma receita de café cremoso com o solúvel que eu acho que você ia amar.

Um excelente fim de semana !!

O tradicional já estou satisfeito. Haha!
Mas fiquei babando para tomar um desses citados.
Ótimo posts! Sucesso!

Santo café nosso de cada dia hahaha

Aqui em casa eu tô sempre inventando. Tenho 3 cafeteiras diferentes hahahahah

Obrigada querido. Sucesso!!

Não me fala em café. Tem dias que chego a tomar uns 800 ml desta líquido maravilhoso dos deuses hahahahaha
E não durmo, lógico hahahahahaha
Não chego a ser tão conhecedor assim, porque fico no tradicional, mas aqueles cafés de máquinas ( tipo café expresso - nespresso ) estou viciando em um que comprei num supermercado perto do trabalho, intensidade 9.
hahahahaha

Ah te entendo bem.
Eu tenho a Dolce Gusto dessas máquinas de expresso (tenho outras duas cafeteiras também hehehehe)

Doida do café? Nem um pouco hahaha

Obrigada pelo comentário, querido !

Café? Não vivo sem! Adoro! Estou com uma maquininha da capsulas em casa. Virou festa! Estou com vontade de comprar uma maquininha pra vaporizar o leite. Também andei sondando um moedorzinho de grãos que achei o maior barato, especialmente se tivermos um grão de boa procedência. Tenho um ex aluno que planta, colhe, seleciona e torra o café. Aqui mesmo em Sanja City. Muito bom!
Observar o céu no inverno e ter um cafezinho quente ao alcance das mãos não tem preço! Aí é covardia!!!
Já tomei café com conhaque pra esquentar mais rápido. E funciona! E é bem bom! Seria esta uma variação do Irish coffe?
Astroabraço cafeinado!

🎶Tomar café eu vou, café não costuma faiá!🎶
Hahahahah tenho a Dolce Gusto dessas de cápsulas, foi onde começou meu vício. Antes disso eu nem tomava. Agora já tenho 3 cafeteiras diferentes em casa.
A Nespresso tem um vaporizador de leite muito legal. Parece um copo. Meio carinho, mas tô louca pra comprar.
Também quero um moedor e quem me dera ter um conhecido desses que planta essa divindade hahaha

Será que com conhaque é um french coffee? Haahha... Deve ser uma variação sim . Se não estou enganada o café com álcool se chama moretta( ou algo assim)... Esse já é um assunto que não domino mais (eu só bebo café mesmo hahahaha)

Um abraço com muito (c)afeto hahahah

Minha maquininha é Nespresso. E é esse vaporizador de leite que está na minha mira! Mas quando faço as contas em hora-aula, minha moeda oficial... ai!
O moedor nem é tão caro. Parece interessante. Esse eu já quase comprei muitas vezes! Quase.
Café com álcool deve chamar-se marretta. Dá cada porrada na gente!!!
Fui! (espiar a Lua e dormir que amanhã... ooops.... hoje já tá vindo com tudo)
Astroabraço! (sem cafeína agora pra não atrapalhar o sono)

Ótimo post, agora me deu vontade de tomar todos esses cafés aí. Abraço.

Super indico hahahaha. Só não foi fácil do Irish coffee , pq não gosto de bebida alcoólica , mas o resto é tudo gostoso

Opa!

Café \o/

Gosto mais do café normal, tradicional passado, e geralmente em média 75% de café e o resto leite normal tbm haha.

Não muito quente e não morna é claro. Passado no ponto xD

Tenho um garrafa de whisky na minha mesa, as vezes jogo um pouquinho ali haha

Café é vida heheheh
Aí ó, já rola um semi irish coffee aí hahahha

No dia a dia eu vou de café com leite. Mas dou umas incrementada de vez em quando hahahah

Muito legal as dicas! No Brasil conheço so os cafes de "buteco" e pao na chapa. Apesar de morar em Sampa, sempre achei uma "viadagem" e uma "facada" ir nos Jardins tomar cafés diferentes, ou normais nas "boutiques" de café.
Na Italia é diferente, qualquer "buteco" aqui que vc entre tem os cafés q citarei logo mais.
Aqui a galera é fanatica, e duvido que vc vai encontrar um café tao "bao" quanto o dos Italianos.
Vou deixar uma lista pra vc pedir em qualquer "buteco" italiano:

  • Macchiatone: Seria igual ao nosso "pingado", ou seja, café com leite.
  • Caffè macchiato: café espresso com um pouquinho de leite (o leite pode ser frio (no balcao) , ou quente(leite cremoso "espuminha")
  • Caffè corto: Café espresso extra forte (pouca agua)
  • Caffè lungo: Café espresso fraco (muita agua) - quase ninguém toma!
  • Caffè espresso ou Caffè: Cafè espresso normal
  • Caffè corretto: Café com bebida alcoolica (sambuca, rum, grappa) se toma apos as refeiçoes.
  • Cappuccino ou Cappuccio (para os mais intimos): Café com leite (espuma cremosa) e cacao a gosto ( o cacao fica quase sempre no balcao). Geralmente se toma de manha acompanhado de un "cornetto" ou "brioche". Tipico café da manha dos italianos.

ótimas dicas, muitos desses eu já conhecia por aqui também .Nossos cafés aqui são bem inspirados nos cafés italianos.
Com certeza a Italia está nos meus planos, agora ainda mais!

Obrigada @lordemau <3

E' nòoiiis! (;

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 65137.70
ETH 3198.14
USDT 1.00
SBD 3.87