Ajudando a tomar decisões importantes (A Matriz de Eisenhower)

in #pt6 years ago (edited)

Olá meus queridos! Hoje eu trago uma dica, solução para quem precisa se organizar e por onde começar.

Recentemente nesse post planejando o tempo dei a dica a respeito de como eu me organizo nas tarefas mensais, semanais e diárias. Mostrei também que nesses casos eu gosto de não usar a tecnologia a favor. E agora a pergunta é o seguinte: “ - E depois, quando você tem muitas tarefas, por onde começar?” Eu tenho usado, aliás, eu já uso essa ideia já tem alguns anos e talvez você já use sem saber... Caso não, ela será de muita ajuda para sua organização dos deveres a serem feitos.

A Matriz de Eisenhower é uma Matriz simples de 2x2. Onde cada Quadrante tem uma informação e sua prioridade.

Vejamos abaixo:


Matriz.jpg

Suas tarefas devem ser pensadas conforme a Matriz e colocadas no devido lugar. Se você tem uma tarefa urgente e importante (o que é raro) então faça logo! Caso ela não seja urgente você pode adiar ou até delegar para alguém. Agora se ela é urgente e não importante, delegue. E se ela não é nem urgente e nem importante, então esqueça dela. Dessa forma você vai priorizar e fazer exatamente as que são necessárias.

Lembra da ideia dos Post-It que eu uso no meu calendário da parede? Então, você pode usar os mesmo Post-It para criar a Matriz e colocar as tarefas. Confesso que eu não tenho a Matriz feita em si, mas tenho todas as tarefas no calendário ou em outros lugares anotados que eu possa ver. A questão é que como eu estou tão acostumado, eu sempre uso essa verificação antes, e tomo a decisão mentalmente mesmo. Mas o ideal é começar fazendo ela, até virar hábito. Agora, se ela é urgente e importante ou não, é bom ter anotado as tarefas, mesmo elas não sendo urgentes e não importantes naquele momento, ter elas em um lugar visível sempre (por isso a ideia do calendário, dos post-it) vai te ajudar a não esquecer, caso ao contrário você pode facilmente esquecer dessa tarefa e ela virar uma urgente e importante de uma hora para outra! (Difícil, mas pode acontecer). Por isso tenha sempre anotado suas tarefas, e tenha sempre elas visíveis. Assim a chance de você esquecer ou estar fazendo uma errada no momento (por ordem de urgência e importância) serão bem menores.

Compartilhem quais outras maneiras vocês usam para definir a prioridade de suas tarefas!

Obrigado e até o próximo!

Sort:  

Saudações, Hranhnuk
REalmente, esse quadro de prioridades das tarefas é muito bom. Pode ser usado por pessoas muito ansiosas para escolherem o que farão primeiro e o que não é tão necessário se importar. Com isso, sua ansiedade, aliado á outras técnicas, tende á ser reduzida.

Obrigado pela postagem!

Exatamente ;)

Obrigado por sua visita e seu comentário ^^

Esse quadro é show de bola!
Costumo usar algo parecido... gosto de check list também.
Valeu pela dica!

Também gosto de fazer isso ^^

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 69747.29
ETH 3747.51
USDT 1.00
SBD 3.78