Depressão

in #pt5 years ago

Aos meus 10 anos tentei suicídio pela primeira vez, tinha tanta dor em minha alma que achava que tirando minha vida, a dor iria passar, quem quer cometer suicídio não quer tirar a vida, apenas quer acabar com a dor...

Eu pensava: “Como vou fazer isto?” foi então que um dia ouvindo minha mãe conversando com as amigas, comentaram que uma das plantas que tínhamos em casa era venenosa.

Então problema resolvido, comerei e fim...

Esperei um dia que fiquei sozinho, comi um pedaço com arroz e dormi, achei que iria acordar no céu.

Por milagre, não morri e esta ideia passou, voltando anos mais tarde.

Aos 23 anos, estava no quartel, e desta vez não teria escapatória pois estava armado...

Pensei bem, foi uma luta terrível, não sabia o que acontecia comigo, porque eu tinha tanta dor?

Pela graça a misericórdia de Deus, eu creio que Ele me livrou mais uma vez, fui em um culto, uma irmã orou por mim e nunca mais tive este pensamento.

Mas ainda sentia aquele vazio, ainda estava em busca de respostas, queria entender o que acontecia comigo.

Nas leituras que sempre faço (amo ler) foi que descobri que algumas situações de perda intensas, causam uma ruptura nos valores do indivíduo, a causa foi o divórcio dos meus pais quando eu tinha 7 anos.

Foi uma perda enorme, vida financeira da família foi só piorando, meu pai foi demitido, teve que sustentar duas casas, saí de uma escola que gostava muito de estudar, só perdas, uma atrás da outra.

Além das perdas materiais, a maior perda foi meu pai ter ido embora de casa, ainda me lembro de ele levando algumas fotos, foi terrível, não queria acreditar que ele estava indo embora, meu pai, para mim era minha referência de homem responsável, dedicado, sempre cuidava de nós, era um exemplo para mim.

Ocorreram estas perdas em minha vida, atualmente eu faço tratamento da depressão.

Então aprendi que existem dois tipos de depressão:

Depressão Endógena é causada por fatores internos, de origem biológica e/ou hereditária. Essa depressão surge sem uma causa aparente, mas essa causa se deve por um trauma inconsciente, esquecido racionalmente.

Fonte: https://www.doctoralia.com.br/perguntas-respostas/o-que-e-a-depressao-endogena

Já a exógena seria devida a fatores do ambiente, como por exemplo, o estresse, circunstâncias adversas, problemas profissionais, familiares, momentos de perda, de ruptura, etc, ou seja, trata-se de uma Depressão causada fundamentalmente por fatores ambientais externos.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/perguntas/119290-o-que-e-depressao-endogena-e-depressao-exogena

Hoje, identifico que a minha é exógena, atualmente estou bem melhor, terapia, exercícios físicos, medicação (por tempo determinado) tem me feito muito bem, como é bom viver! Fazer sempre novos amigos, contemplar o dia de sol pela manhã, o fim do dia, a noite de lua cheia, o vida que passa rápido...

Meu desejo é que todos que tenham lido minha história, não desistam da vida, busquem ajuda, busque em Deus, também, Ele te ama e lhe quer bem, já tive prova disto.

Sort:  

Congratulations @jackbauersnp! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You received more than 50 upvotes. Your next target is to reach 100 upvotes.

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Vote for @Steemitboard as a witness to get one more award and increased upvotes!

Coin Marketplace

STEEM 0.31
TRX 0.11
JST 0.034
BTC 64140.77
ETH 3133.36
USDT 1.00
SBD 4.15