Existe Moral e Ética no Steemit?

in #pt6 years ago (edited)

business-1869266_640.png

Eu amo discussões polêmicas. Acredito que a polêmica é a busca pela verdade. Já citei isso em alguns posts que já escrevi aqui em meu blog e gostaria de hoje retornar com uma dessas discussões que nos instigam em busca da verdade. Hoje gostaria de expor uma reflexão minha, logo, ela é pessoal e individual. Essa reflexão é sobre moral e ética sob a ótica do Steemit.

Existe moral, ética, transparência, respeito, "jogo limpo" no Steemit entre os usuários, baleias, witness ou é "cada um por si e Deus por todos"?

Sou na maioria do tempo aqui no Steemit, um observador. Muitas vezes evito expor o que eu penso aqui por medo de ser mal interpretado, punido por causa da minha opinião (levar flag) ou "ferir" alguém por algo que eu falei ou escrevi. Isso acontece, pois, na maioria das vezes eu sou muito direto, incisivo e sincero em minhas opiniões. Odeio meias-verdades e não admito censura "nem de Jesus Cristo" (Nelson Rodrigues).

Costumo dizer que o Steemit é a "plataforma das oportunidades" e realmente, ela é. Tudo o que consegui nesses 2 anos aqui, eu não iria conseguir em nenhum outro negócio no mundo real ou outro negócio digital da internet. Aqui, o crescimento é real e não é somente em sentido financeiro.

Falando em sentido financeiro, no Steemit falamos muito em dinheiro. Dinheiro é o principal "motor dessa plataforma", na minha opinião. É ele que nos impulsiona a postar sempre aqui, a melhorar cada vez mais os nossos posts e a interagir com a "comunidade" (sic).

"O dinheiro corrompe", isso é fato e nessa busca por reconhecimento, audiência e dinheiro, alguns infelizmente estando "deslumbrados" com todas essas oportunidades e possibilidades de crescimento financeiro encontrados aqui, podem buscam atropelar as etapas, os processos e passar por cima até daquilo que poderia ser moral e ético.

Mas, o que é moral e ético no Steemit? Eu sempre me perguntei sobre isso no Steemit, pois, parece que aqui não há limites do que é permitido ou não no que se refere a forma como podemos conseguir tirar proveito dessas oportunidades que a plataforma nos dá.

Seria ético e moral, por exemplo, contratar bid bots por valores altos de SBD para promover os nossos posts e coloca-los na trending page todos os dias? Seria ético e moral contratarmos e utilizarmos serviços automáticos de geração de posts (ghost writers), algo que existe e é comum na internet, para gerarmos conteúdos que não tem nada a ver com o que acreditamos, pensamos e escrevemos, somente para termos renda constante no Steemit?

Isso tudo não seria "passar por cima" daqueles usuários que como eu e outros, "suam" e "batalham" todos os dias para construir e postar conteúdos originais e de qualidade no Steemit? Até onde essa minha afirmação ou constatação é verdade ou mentira?

Espero com esse post trazer uma discussão ampla, sincera e produtiva sobre a questão da moral e ética em um ambiente descentralizado, onde muitos acreditam que é uma "terra sem lei", "tudo é permitido", "belo e moral".

Um ótimo final de semana para todos!


Fonte IMG


Obrigado por ter lido o meu post!

Thanks for Reading My Post!

ezgif.com-resize.gif

Sort:  

Estou colocando meus votos em dia aqui @jsantana

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.13
JST 0.033
BTC 62199.58
ETH 3014.60
USDT 1.00
SBD 3.57