"A Onça me Pegou" - Encontros com a Mãe

in #pt6 years ago (edited)

Sentei-me no círculo da luz. A fogueira sagrada no meio estava crepitando e conversando consigo mesmo. O anel de tochas afastou a noite escura além.

Eu estava sentada na minha esteira de yoga, "firme e forte", como eles dizem, esperando pacientemente que a Madre Ayahuasca comece a segurar. Dona Francisquinha, uma amável e gentil "avó" da Amazônia no Acre (norte do Brasil), curandeira e famosa parteira, já liderou o círculo de pessoas cantando algumas músicas de seu povo, o Shawãdawa, gentil e simples encantamentos repetitivos para os elementos e para o amor e para a comunidade e para a paz. Acompanhado por sua filha e seu esposo (uma montanha de um homem que te atravessa com o olhar), e até mesmo seu pequeno neto dormindo suavemente em um pacote de cobertores aos pés, resplandecente em roupas muito brancas e coroado com um elaborado vestido de cabeça de pena, eles parecem impressionantes com a· iluminação dramática das velas circundantes.

Mas agora todos nos sentamos em um silêncio meditativo, contemplando a fogueira crepitante, entrando uma a uma na força, entrando na força do poder natural escuro e desarmado da Mãe. Ocasionalmente, o silêncio foi interrompido pelo som de amordaçadas, uma vez que uma ou outra pessoa escorria para o escuro para purgar o conteúdo do estômago para a vegetação da floresta circundante, devolvendo à natureza o que eles não queriam ou precisavam mais.

Sentei-me lá muito tempo e perguntei-me talvez se esta noite fosse uma noite gentil, não parecia sentir algum efeito, nunca se sabe como vai acontecer. Eu precisava fazer xixi, então eu me levantei e perambulei em direção à floresta para encontrar um ponto escuro e quieto para agachar. No momento em que eu saí da luz do anel das tochas, e com calma entrei na escuridão da floresta, sem aviso prévio, senti como se estivesse de repente atingido e tivesse uma visão repentina e dramática do rosto de uma onça negra, como se tivesse mexido, brilhantemente fragmentada em fracturas geométricas coloridas minúsculas, com ferozes olhos felinos. No mesmo instante, vomitei no chão da floresta. A visão era um instante. Já tinha desaparecido, mas agora a floresta estava viva com brilhantes formas verdes e roxas brilhantes que se deslocam e torciam organicamente no escuro, as formas fantásticas da vegetação da Mata Atlântica, samambaias, palmeiras e bromélias, manifestando-se, torcendo e depois se dissolvendo de novo no escuro.

Eu não estava sozinha. Senti a escuro presença primitiva da Mãe, como a floresta estava respirando suavemente, superficialmente, as formas da folhagem estavam se movendo quase como a forma sinuosa de torção de uma cobra. Uma mudança na realidade foi abrir a janela para a consciência viva da floresta.

E então começou.


Eu fiz o desenho abaixo dois dias depois desta cerimônia para recordar o momento marcante que o "onça me pegou".
♪♪ oia oia a onça na ponta da areia! uma onça te pega e traz uma certeza ♪♪

Eu não peguei a foto abaixo, mas emprestei-a de "Lar Sagrado Arco Íris" que hospedou Dona Francisquinha para uma "pajelança", eu era muito bobo e nunca pedi para fazer uma foto com Dona Francisquinha, e eu, geralmente, me esquivo de tomar Muitas fotos em eventos tão sensíveis, mas eu queria mostrar sua maravilhosa roupa cerimonial.

Sinto muita gratidão pelos momentos de cura que tenho recebido através do contato com as comunidades xamãs e também Santo Daime em Paraty, Brasil, bem como com os vários xamãs, curandeiros e bruxas que viajam pelo país para compartilhar suas tradições e as oportunidades de cura. Ahoooo!

steemit-heart2.png

To learn more about me (@Kate-m) read my introductory post

Please be a darlin’, and if you fancy it,UPVOTE, FOLLOW and RESTEEM

.
Peace and Love Steemonians!

To see this post in English see here.

Sort:  

I don't understand Portugese unfortunately, but i do like the photos. I just wanted to tell you that i included you in my latest post. I just got back from my exams, and i wanted to look back and say thank you to the people who made my first two weeks at steemit special. And you were one of those :)

Awe - what a lovely idea! Thanks for the thanks! I hoep you did well in your exams!
If you are interested to read this post in English it's actually an old one from ages ago ( see it here), a Brazilian mentioned that they would like to see me do some content in Portuguese cos they know I speakit so I went back and did a translate on some old posts.

Can't read Portuguese but that is an awesome drawing!

Thanks! I was asked to blog in portuguese so I was just translating some old posts, you can see the English original here.

Salve Kate, que relato belo! Fazia muito tempo que não lia um relato de Ayahuasca, sempre são intensos e fantásticos.
Você descreve muito bem a viagem, dando a impressão de vivenciarmos ao ler o texto. Essa questão da onça é incrível, nas poucas vezes que tomei ayahuasca (foram todas por conta, com amigos, mas tudo muito bem planejado e com cuidado), na primeira vez eu tive a visão de uma onça, mesmo não tendo nenhum contato ou relação anterior com esse conceito. Lembre de olhar para a cortina do quarto em que estava deitado, e uma suave brisa balançava essa cortina fechada. No momento em que balançou mais a cortina, eu vi atrás dela o universo, como se a cortina do quarto fosse só um pequeno ambiente e lá fora o cosmos e na hora que vi o universo a imagem de uma selva densa amazônica se materializou em minha frente, e lentamente uma imensa, pesada e linda onça pintada descia algumas pedras, ela olha nos meus olhos e um brilho de sua pupila me joga para a realidade do quarto novamente. Jamais esquecerei essa experiência.

Parece intensa mesmo! Você acha que a onça tem uma significada consistente entre mirações?

Eu não sei dizer se é questão de um símbolo do inconsciente ou talvez seja uma espécie de energia elemental símbolo da mistura da ayahuasca (o curioso é que nessa experiência em especial, a ayahuasca foi feita da mistura análoga e não a original, ou seja Jurema Preta + Arruda Síria, e não Chacrona com Jagube). Ainda assim trouxe essa imagem da onça, mesmo eu não tendo familiaridade com os rituais, conceitos e ideias do Daime, da Ayahuasca amazônica nem nada. Foi espontâneo. Talvez esteja impressa no "inconsciente coletivo".

Olá - desculpa o atraso de responder. Então, eu vou te falar que eu acho mais provável um inconsciente coletivo, no sujeito de temas de mirações compartilhados. Tem muito gente quem vão pensar que isso é bobo pensar, mas é o meu intuito. Eu lê recentemente um livro que se chama "Listening to Ayahuasca", foi interessante uns dos resultados que essa mulher descreveu. Se você queria uma copia, é só me mandar um PM no steemchat e eu posso te mandar um link a minha pasta no nuvem com o livro, assim pode baixar. Tá chegando no natal ne, feliz natal pra você, sem dúvida tem muito calor aí onde vc está... que gostoso!

Olha! Eu preferia que estivesse frio e aconchegante! hahah, o calor é legal pelas cachoeiras e rios, brincadeiras de verão, mas sou mais adepto do frio mesmo!

Legal sobre o livro, não vou pedi-lo já por que tenho uma lista meio urgente de leituras para atualizar, mas lembrarei de ti e caso precisar eu lhe peço sim! Obrigado de qualquer forma!

Feliz Natal para você também! Grande abraço.

Feliz Natal igualmente!

Love your art and I draw too hehe. Thank for sharing, hehe. I'm Oatmeal Joey Arnold. You can call me Joey.

Hallo, glad you like x

I'm fine :) Not spending much time on Steemit at the moment. I vill be back (at some stage!)

Congratulations @kate-m! You have completed some achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

1 Year on Steemit
Click on any badge to view your own Board of Honor on SteemitBoard.
For more information about SteemitBoard, click here

If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Upvote this notification to help all Steemit users. Learn why here!

Congratulations @kate-m! You received a personal award!

Happy Birthday! - You are on the Steem blockchain for 2 years!

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking

Do not miss the last post from @steemitboard:

New japanese speaking community Steem Meetup badge
Vote for @Steemitboard as a witness to get one more award and increased upvotes!

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.13
JST 0.032
BTC 65935.31
ETH 3015.23
USDT 1.00
SBD 3.75