(Sugestão de audição) Sings - Chet Baker

in #pt6 years ago

Fala, galera! Como vocês estão?

Eu tinha que estar dormindo, pois amanhã viajo para Sorocaba a caminho de mais um show com o Destroyer Kiss. No entanto a cidade em si não é tão longe aqui da capital (embora o descanso seja válido e necessário). Sendo assim, vou adiar o sono em alguns minutos pra indicar um dos meus discos de jazz favoritos: "Sings", do lendário Chet Baker.

R-2930625-1437056636-5751.jpeg.jpg

Esse foi o primeiro álbum de jazz com vocais que me chamou atenção. Nós como instrumentistas sempre somos cativados por outros músicos "irmãos" (no meu caso, sempre prestei mais atenção nos guitarristas). Com o tempo é primordial que diversifiquemos nossos ouvidos e os eduquemos a ouvir MUSICA e não INSTRUMENTOS (o segundo é apenas um "canal" por onde a arte é transmitida).

Chet Baker foi um mitológico trompetista de jazz. Antes de lançar o álbum da postagem ele já tinha uma carreira consolidada como solista e sideman de outros grupos/artistas.

"Sings" foi seu primeiro álbum inteiramente cantado, com sua voz calma e cativante.

A primeira versão de "Sings" saiu em 1954 com apenas 8 faixas. Em 1956 foi relançado com mais 6 faixas adicionais.

Eu tive contato primeiramente com o relançamento. "That old feeling" abre o álbum com um divertido solo de piano de Russ Freeman e isso me fez ficar hipnotizado pelo resto da audição.

Há destaques interessantes como a famosa "My funny valentine", uma das mais famosas baladas de jazz.

Vou destacar também as seguintes faixas:

"There will be never be another you", standard também muito comum do repertório jazzistico, também é maravilhosamente interpretado.

"I get along without you very well" também é uma balada e ficou relativamente famosa aqui no Brasil por fazer parte do álbum "Stonewall Celebration in Concert" do eterno legionário Renato Russo.

O disco todo é belíssimo e vale a audição completa. Abaixo a lista das faixas e um link para a audição do álbum.

Espero que curtam!

  1. "That Old Feeling"
  2. "It's Always You"
  3. "Like Someone in Love"
  4. "My Ideal"
  5. "I've Never Been in Love Before"
  6. "My Buddy"
  7. "But Not for Me"
  8. "Time After Time"
  9. "I Get Along Without You Very Well (Except Sometimes)"
  10. "My Funny Valentine"
  11. "There Will Never Be Another You"
  12. "The Thrill is Gone"
  13. "I Fall in Love Too Easily"
  14. "Look for the Silver Lining"

Músicos:

Chet Baker - voz e trompete
Russ Freeman - piano
Carson Smith - baixo
Joe Mondragon - baixo
Bob Neel - bateria
Jimmy Bond - baixo
Larance Marable - bateria
Peter Littman - bateria

(pode se estranhar o fato de terem 3 baixistas ou 2 bateristas na lista, mas em estúdio é relativamente comum chamar diferentes músicos do mesmo instrumento pra registrar faixas especificas, ora a gosto do produtor, ora a gosto do próprio artista por diversos motivos).

Obrigado pela leitura!

chet baker. 002.jpg

Sort:  

Excelente!! Adoro Chet Baker, especialmente quando ele canta nas músicas. Ótima sugestão.

Cara, esse disco é fantástico. Como eu disse no post, eu nem curtia jazz cantado (baita babaquice da minha parte rsrs). Quando conheci esse álbum fui atras de todos os outros dele e de outros cantores/cantoras.
Obrigado pela leitura!

This post has been voted on from MSP3K courtesy of @thomashblum from the Minnow Support Project ( @minnowsupport ).

Bots Information:

Join the P.A.L. Discord | Check out MSPSteem | Listen to MSP-Waves

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Grato pelo apoio!

Tuas indicações são sempre certeiras... Valeu por mais essa (apesar de eu já conhecer o som, haha).

Obrigado, @wiseagent!
Esse disco é uma delícia de ouvir!

Chet é monstro, boa dica!!

O Chet era demais! Que HOMEM! haha
Brincadeiras a parte, acho que esse é o meu disco favorito dele. Fantástico do começo ao fim.

Sim cara, o loko desse som e de alguns outros é a sensação de nostalgia :p

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.13
JST 0.032
BTC 60947.53
ETH 2913.40
USDT 1.00
SBD 3.56