Festival da Eurovisão... Foi esta a vencedora?...

in #pt6 years ago (edited)

Bom dia!!

A semana passada tivemos o Festival da Eurovisão onde vários países europeus elegem um representante que por sua vez, vai canta uma música em competição com as outras nações.

Bom, eu não sigo nada disso, o ano passado ouvi falar bastante pois Portugal pela primeira vez ganhou o grande prémio. E este ano voltei a ouvir falar por outros motivos.

A vencedora deste ano foi uma Israelita ( Nem sabia que Israel participava no festival europeu da canção) e essa cantora foi a “representante” do famoso movimento metoo. E pois claro foi a vencedora.

Antes de mais tenho de dizer que a música é terrível… eu sei que isto são gostos, mas objectivamente, a musica é uma versão favela da formula dos pop hits. Aliás pelo percebi a música só ganhou quando o “público em geral” votou e não quando foi dado o voto do júri. A canção insiste em grande parte em fazer barulhos de galinha a sustada… gostava de estar a brincar mas não… É isto que estou a dizer.

Mas bom… continuamos. Essa cantora vestiu um vestido típico da Ásia oriental e tinha um penteado também ele tópico dessa região. Tudo bem, mas ela faz caretas com os olhos o tempo tudo… como se tentasse por os olhos em bico enquanto canta… isso talvez é um pouco fora… (outra vez, gostava de estar a brincar) Se não fosse essa coisa dos olhos eu nem iria reparar no vestido… mas ainda vamos voltar a mencionar este aspecto…

Numa entrevista com a cantora podemos ouvir frases tão originais como “Esta musica é para dar poder (?) ás pessoas” “Dar poder ás mulheres e a quem se sentiu excluido por ser diferente” .. eu sei, pensamentos profundos e certamente originais… E outra coisa engraçada como quando ela diz “Eu sou uma pop star, muitas pessoas demoraram a aceitar isso”… Vou só muito rapidamente salientar a ironia do “as pessoas não sabem ue eu soou uma star”… pois ser uma estrela é exatamente isso, pessoas saberem quem é uma estrela… muito bom… mas vamos ver então o tal “poder” que a música dá.

Pois bem, lamento informar mas a música está longe de “dar poder” mas é sim, absolutamente e literalmente um insulto a todos os homens. A música não fala de absolutamente nada sem ser mandar homens abaixo. Pois todos os homens são pequenas galinhas assustadas e confusas… Outra vez gostava de estar a brincar…

Estamos a viver uma fase na nossa sociedade de tão extrema adoção de frases tipo/ batidas que uma musica cuja única mensagem é “Os homens são umas galinhas assustadas” é vista como tendo uma mensagem de “liberdade ou dar poder ou de quebrar estereótipo”

Estamos realmente a viver um período de adoção de talismãs e mantras. Talismãs porque são palavras que automaticamente dão um sentido de superioridade a pessoa que as profere, como por exemplo “dar poder” e o pessoal aceita isso mesmo numa m´musica extremamente ofensiva para metade da população mundial. E mantas porque são repetidas constantemente em loop, essas duas características juntas dão este resultado. Resultado que permite pessoas falarem um pouco á toa: Como é uma música de “libertação” vamos mesmo pensar que sim e nem referir que não é de libertação coisa nenhuma antes pelo contrário.

Está a um nível preocupante… isto de mandar frases dos posts que vemos na social media… “Sê tu próprio” e tal… (Engraçado também é o fato de haver muito “Sê tu próprio” acompanhado muito de “Eu não me identifico com quem sou”)

Outro exemplo do talismã pode ser encontrado nessa mesma entrevista, onde a cantora começa a falar de como diziam que teve dificuldades em consagrar na música (como qualquer músico) etc… e de repente do nada diz só “ Porque é que eu estou infeliz? A vida é tão curta.” A vida é curta é atirado no meio duma frase sem seguimento algum e pronto… ela disse a vida é curta então vamos aplaudir o ódio explicito que ela têm por todos os homens deste planeta… (Porque sim, nem se deu ao trabalho de dizer que são só de alguns homens que ela não gosta)

Ou podemos ainda ver o exemplo de usar a tag Me too… supostamente um movimento para trazer á luz abusos feitos a mulheres no meio de trabalho. Aqui mais uma vez, é apenas um som a falar mal dos homens e pronto… é o me too. Falando de mulheres, a maioria de pop stars são femininas também… (outra ironia do me too aqui pois “Eu odeio os homens e as pessoas Não SABEM que eu sou uma pop star, com certeza que não é por sexismo. Ou contrário da musica dela, visto que temos mais pop stars femininas do que masculinas) Mas outra vez… os talismãs…

Só para acabar com os talismãs, temos uma música (honestamente fraca artisticamente e ofensiva até mais não) que só pelo fato de ter o talismã do me too associada ganhou o prémio.

Em conclusão e na ironia das ironias… houve pessoas que ficaram um pouco ofendidas … normal né? Visto que a música é extremamente ofensiva como já relatamos aqui. Mas eis o engraçado… as pessoas ofendidas, não foram ofendidas por causa da natureza de ódio e sexismo da canção mas sim … estão prontos?… Mas sim por causa dela usar roupa “Chinesa”…. Gostava de estar a brincar…

Pois sim, uma música dessas ganha um prémio destes (bem main stream) a dizer que os homens são estúpidos e malvados… isso não só não é um problema mas é razão de aplaudir… mas o fato de ela ter um vestido Chinês é que é o problema… Gostava de estar….

Pessoalmente acho que o vestido só aumenta o ridículo do “movimento dos olhos” , mas não esse foi o problema… bom penso que não foi nada de chocante, mas as únicas reclamações de ofensa que vi em relação á musica foi realmente ela estar a usar roupa do oriente e ela é Israelita… Portanto no meio disto tudo o multi culteranismo é “ofensivo” também… mas isso é outra conversa para outra altura.

Bom por hoje é tudo…. Já sei que pessoas vão ficar ofendidas … não é a minha intenção nem sequer acho que isso pudesse acontecer… Estou a penas a apontar alguns fatos, pois “sou quem sou” e Mereço ter liberdade de opinião. E quem poderia se ofender com isto são pessoas que não se ofenderam com esta música… Enfim… Gostava de estar a brincar.

12431556_10153204954331811_1654364703_n.jpg

O que acham disto tudo?

Muito obrigado pelo tempo.

All Photos (except Forward Logo) from Pixabay.com

Sort:  

Opa, não acompanho o programa, mas conheço bem a estratégia dos canais de televisão, fazem tudo por audiência :P A ideia é dar a maior repercussão possível, por isso exploram tantas polêmicas ;)

Eu também não acompanho mas muita ente vê isso. O mais engraçao é que a polémica não foi devido ao fato de ela estar a insultar muita gente mas sim, por causa de usar um vestido ocidental...

Obrigado pelo comentário e bom fim de semana.

Infelizmente é uma pena que boa parte das músicas de hoje em dia alimenta tanto o ódio e generaliza fazendo insultos aos outros e música na verdade não era para ser isso.

Toda ação gera uma reação, logo o ódio gera ódio...

Não era para ser isso não!

E sem dúvida que ódio gera mais ódio. Eu próprio não gostaria de admitir mas criei um certo ódio dentro de mim com isto...

Mas o insano da questão é que o ódio da música não só foi aceite e apláudido, mas "vendido" como progresso social...

Mas bom, tenho de me lembrar para não me deixar consumir pelo ódio como o teu comentário lembrou.

Obrigado pelo comentário e bom fim de semana.

Duas palavras para a vitória dela: politicagem total.

Sem dúvida!! MAs acho que está a ficar um pouco insano demias....

Obrigado pelo comentário e bom fim de semana.

Acredito também que isto tudo foi politica... Enfim... Nem vi e ainda bem ! Nunca vejo isto...

Eu também nunca vejo e não vi... mas este tipo de coisas vem ter comigo... onde quer que eu olhe lá está alguma coisa deste genero.

Enfim... é para esquecer.

Obrigado pelo comentário e bom fim de semana.

Coin Marketplace

STEEM 0.29
TRX 0.12
JST 0.032
BTC 63240.82
ETH 3048.64
USDT 1.00
SBD 3.80