#TROVADORES | Foi-se a Copa

in #trovadores6 years ago (edited)

Como era a imagem da TV no Brasil em 1970 - Fonte: Youtube



E aí? Já passou a ressaca da desclassificação da seleção brasileira de futebol na Copa 2018? A minha durou uns 15 minutos e foi afogada por uns goles de café fresco na casa dos meus pais de onde assisti à fatal partida.

Se o Brasil entrar num campeonato de bolinha de gude, eu torço. Sou brasileiro até o último fio de cabelo. Mas, se perder, como perdeu a Copa 2018, já não sofro mais. Tenho sim sofrido e muito pelos problemas crônicos que assolam o nosso país!

As minhas tantas copas

A primeira Copa do Mundo de Futebol de que me lembro é a de 1970. Eu tinha apenas seis anos. E vi o Brasil de Pelé, Gerson, Jairzinho, Rivelino, Carlos Alberto, Tostão, e outras estrelas de uma verdadeira constelação jogando por partitura. Acompanhei tudo numa TV preto e branco, o melhor recurso que tínhamos na época. Para você ter uma ideia "da qualidade", veja o vídeo acima. Eram mais ou menos assim a imagens nas TVs de tubo de raios catódicos da época. E isso quando o sinal da TV aberta, o único que existia, estava bom! Mas foi inesquecível! Vi a grande final na companhia de um multidão de primos, todos crianças, alguns ainda de colo, sete tios, meus pais e meus avós paternos. Comecei bem? Brasil tricampeão mundial de futebol!

Ainda muito criança, na Copa de 1974, chorei quando vi o Brasil ser liquidado pelo "Carrossel Holandês" capitaneado por Johan Cruyff. Na ingenuidade de um garoto de dez anos, eu carregava aquela imagem do Brasil imbatível de 1970.

Em 1978, já pré-adolescente, mais do que chorar, fiquei horrorizado com a marmelada que levou a Argentina, anfitriã, a passar pelo Peru pelo placar de 6 X 0, justamente o placar que precisava para não ser desclassificada em casa. E a Argentina acabou ganhando seu primeiro mundial. A Argentina vivia uma ditadura militar rigorosa. Comecei ali a entender que o bicho homem é muito estranho e é capaz de qualquer coisa para manter o poder.

Em 1982, já na faculdade, vi uma super seleção brasileira perder para a Itália e ser desclassificada mesmo jogando extremamente bem. Foi vítima do mero acaso, ingrediente traiçoeiro no futebol. Paolo Rossi, jogador italiano de menor expressão, estava inspirado naquele dia. E justamente contra nós! Entendi que a derrota faz parte do jogo. E no futebol, esporte cheio de variáveis, nem sempre o melhor ganha, e o acaso também pode entrar em campo, contra ou a favor do seu time.

Vieram outras copas. Mais duas vencedoras. Outras tantas frustrantes. Mas o Futebol mudou muito. Hoje é uma grande máquina movida a muito dinheiro. Ainda temos atletas. Mas sobram "celebridades".

A Copa de 2014 no Brasil, com obras superfaturadas, uma roubalheira minuciosamente arquitetada pelos nossos governantes, e o vexame do 7 x 1, foram o golpe de misericórdia. Esfriei. E, se ainda sobrava alguma pontinha de ingenuidade daquele garotinho que viu e vibrou com a Copa de 1970 numa TV preto e branco, acabou.

Torci. Não nego. Já disse isso lá no começo e reitero! Se é Brasil, torço! Mas foi só diversão. Afinal, exceto para a minoria que vive de jogar bola, futebol é apenas entretenimento.

Drummond oportuno

Recebi pelo Whatsapp de uma colega professora depois do jogo da Bélgica uma poesia de Carlos Drummond de Andrade de 25/06/1978, final da Copa de 1978 na Argentina. Incrível como, quatro décadas depois, as palavras do mestre Drummond continuam atuais, um sinal de que nunca podemos baixar a guarda! Reproduzo-a abaixo, aproveitando a tag #trovadores criada pela @franybeller (confira aqui).


FOI-SE A COPA

Foi-se a Copa? Não faz mal.

Adeus chutes e sistemas.

A gente pode, afinal,

cuidar de nossos problemas.

Faltou inflação de pontos?

Perdura a inflação de fato.

Deixaremos de ser tontos

se chutarmos no alvo exato.

O povo, noutro torneio,

havendo tenacidade,

ganhará, rijo, e de cheio,

A Copa da Liberdade.



(Carlos Drummond de Andrade, "Poesia e Prosa", Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1992, PP1111)



E aí? O que me diz? Mais uma Copa de Futebol que se foi. Ainda não acabou mas, para ao Brasil, já era. Mas a Copa da Liberdade está sendo jogada há 518 anos. Está na hora de começarmos a marcar golaços neste jogo de infindável prorrogações, não está?



Abraço do prof. Dulcidio. E Física na veia!

Sort:  

Eu tb torço por tudo relacionado ao Brasil! Mas não sofro... acabou, vida continua! Você tem uma memória maravilhosa hein?! Lembra da Copa de quando tinha só 6 anos??? Impressionante! Adorei seu post, viagem ao passado 🤗🤗🤗

Não tem como esquecer as cenas de euforia em família!
E depois saímos em carreata pela avenida principal da cidade. Foi uma festa na cidade! Meu pai tinha um Renault Gordini, parecido com este aí da foto, que foi todo enfeitado de verde e amarelo e lotado de crianças (meus primos e eu) no banco de trás, meu pai dirigindo e um dos tios no banco do carona.

renault_dauphine_gordini_img_90576[1].jpg

Só bem depois, finda a ingenuidade infantil, fui descobrir que a Copa de 1970 foi circo para um país dominado por uma cruel ditadura militar.
A ditadura acabou. Mas a luta por um país de verdade, infelizmente, mal começou.
Guardo isso na memória porque são momentos muito alegres e marcantes que vivi em família sem saber que estava dentro de um cenário político horrível mas importantíssimo na nossa história!
Não dá pra esquecer essas coisas, dá? :)

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Boa, professor! Futebol é entretenimento, a gente torce, gostaria de ver a seleção seguir adiante, mas não chega a ser uma preocupação. Vou continuar assistindo a Copa sem me preocupar com a sorte dos jogadores que já abandonaram a competição. Talvez o futebol sirva para animar o país mergulhado em tantos problemas, mas é momentâneo e logo voltamos à realidade. E contra esses problemas não adianta torcer, tem que participar e aí, sim, jogar pelo país. Obrigado por compartilhar ;)

Tomara marquemos golaços de democracia e renovação política na eleições 2018!
Mas, como no futebol, não podemos vacilar! Passadas as eleições, temos que estar alertas e pegando pesado no meio de campo e na zaga ou vamos continuar perdendo de 7 x 1 no mundo real!
Abraço. E Física na veia!

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.034
BTC 64136.70
ETH 3128.20
USDT 1.00
SBD 3.94