O lado obscuro do Dia das Mães

in #history6 years ago (edited)

Confira a origem da data

Em boa parte do mundo, no próximo domingo será celebrado o Dia das Mães. Por aqui, a data foi criada oficialmente em 1932. As comemorações remontam a Antiguidade. Naquela época, os gregos e romanos tinham o costume de homenagear as mães dos deuses.

A tradição atual teve origem nos Estados Unidos a partir de 1850 com uma mulher chamada Ann Reeves. Ela fundou clubes de trabalho que funcionavam nos chamados “Dia das mães”.

A iniciativa propunha que as mulheres trabalhassem para melhorar as condições sanitárias e diminuíssem a mortalidade infantil. Os grupos também cuidavam de soldados feridos da Guerra Civil.

anna-jarvis.jpg

Com o crescimento da ideia, outras ações foram organizadas, como piqueniques para promover a paz. No entanto, a data ficou como conhecemos hoje por meio de sua filha, Anna Jarvis (foto).

Com a morte de sua mãe, em 1905, Anna propôs que o dia fosse uma data em que os filhos pudessem visitar as mães para agradecer todos os esforços em sua criação. Aos poucos, os eventos foram se popularizando e data foi oficializada em 1914.

Observando essas comemorações, algumas lojas acabaram encorajando a compra de flores e cartões, entre outros presentes. Nesse momento, a data começava a ganhar um cunho comercial.

Anna não gostou nenhum pouco desse ideia capitalista. Por isso, começou a organizar boicotes e protestos para a data voltar ao seu propósito original. Ela gastou toda a sua herança e energia. Em 1948, Anna morreu em um sanatório.

anna-jarvis-morte.jpg

No Brasil, o Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais lucrativa do ano, atrás do Natal.

Fotos

Sort:  

Saudações, senhorita Letícia

Não conhecia essa questão do dia das mães não. Hoje, verificamos claramente que continua sendo uma data amorosa, porém, o apelo comercial é muito grande. A chantagem emocional que o mercado faz para filhos comprarem presente, faz com que crie crenças de que, se a mãe não for presenteada com algo material, o filho não possuirá um bom valor ou não reconhecerá o amor dessa mãe. As pessoas mais ingênuas reproduzem esse comportamento, sendo manipuladas pelo marketing nessa área e gastam as vezes um dimdim que não possuem....

Além disso, acho que pode ser uma data não tão feliz para todos, pois, de uma forma ou de outra, a pessoa pode não ter mãe. Em uma data em que a maioria comemora, alguns se entristecem...

Obrigado pela postagem e bom dia!!!!

É bem complicado mesmo Juliano. Em primeiro lugar, sempre o amor!! Obrigada pelo comentário, abraço!!

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Muito obrigadaa

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Muito obrigadaa

Muito obrigadaa

Resteem bot Service! Promote Your New Post.Find New Freinds - Followers - Upvotes. Send 0.400 SBD and your post url in memo and we will resteem your post to 9000+ followers from two different account.@stoneboy and @vimal-gautam.

Dinheiro, dinheiro e mais dinheiro. Se tiver alguma dúvida, mais dinheiro ainda.

Sempre!! O que importa é $$$

pois é, eu já comprei o presente da minha! kkkkkk

Leticia eu vi um caso muito curioso e achei que tem super a ver com o seu blog. Até tentei escrever um post sobre mas não vingou. É sobre um monge que morreu meditando e seu corpo não se decompos depois de quase um século morto (os monges dizem que não morreu, ainda está meditando). Se quiser usar para um post, tá dada a ideia https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/dashi-dorzho-itigilov-o-monge-morto-vivo.391195/

hahaha Ai de mim se não apareço com o presente, minha mãe fica uma fera

Muito obrigada pela sugestão. =D Caramba que história doida desse monge!

hahahhah

muito doida!

Coin Marketplace

STEEM 0.29
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 62937.86
ETH 3092.40
USDT 1.00
SBD 3.87