Minha História na Internet | Capítulo 28: FBI

in #pt6 years ago (edited)

Eu nunca imaginei que teria problemas com o FBI, mesmo sabendo que os Estados Unidos não costuma pedir licença em suas investigações em qualquer país. Claro que não foi a minha movimentação financeira que atraiu a polícia federal americana, alguém estava lavando muito dinheiro na BTC-E, corretora russa que eu utilizava para negociar litecoin.

image.png
Foto: BTC-E

No final de julho de 2017, o site da BTC-E saiu do ar sem aviso prévio e a única informação que tínhamos era a conta no Twitter da corretora.

image.png
Foto: BTC-E

Eu havia transferido alguns litecoins pra lá e pretendia trocá-los por bitcoin, aproveitando a alta. Em 2017, o litecoin havia passado de 3 dólares para 50 dólares em poucos meses.

image.png
Foto: BitcoinWisdom

Mas o FBI tinha outros planos. Prenderam um russo que lavava bilhões de dólares e havia resolvido passear com a namorada na Grécia, tiraram o site do ar e conseguiram acesso a aproximadamente metade das criptomoedas da corretora.

A BTC-E era uma das corretoras mais antigas em atividade e não exigia identificação dos usuários. Qualquer um podia abrir uma conta lá e começar a negociar imediatamente. Apesar do prejuízo, a corretora reabriu na Nova Zelândia e hoje opera como WEX.

Screenshot-2018-6-19 WEX Bitcoin Exchange, Namecoin Exchange, Litecoin Exchange, BTC Exchange.png
Foto: WEX

Parte das criptomoedas, que não foi comprometida pela operação do FBI, foi creditada na conta dos usuários e a outra parte foi convertida em tokens que podem ser negociados no mercado a qualquer momento até o pagamento total de acordo com a possibilidade da corretora. Até agora, aproximadamente 25% dos tokens já foram negociados por 70% do seu valor no mercado.

Levando em consideração que as criptomoedas ainda valem o dobro do que valiam naquela época não chega a ser um prejuízo considerável. Quem negocia em corretoras está sujeito a situações como esta.

Hoje, negocio a maior parte das minhas criptomoedas via P2P e o único risco que eu corro é a minha conta no banco ser bloqueada, mas até lá seguimos negociando. Até a próxima, FBI.

Primeiro capítulo: Disquetes e entrevista da China
Capítulo anterior: Michel Temer

Sort:  

Saudações, casagrande

Aiaiai, você negocia criptos há muito tempo einh. Podia criar um post falando como conheceu as criptos e o que pensou no início. Não sei se você já colocou isso, mas, seria interessante saber....

Pesada essa questão do fbi einh. Mas, dá para entender o motivo do cerco sobre as criptos estarem se fechando, em relação aos órgãos governamentais de cada país estarem criando regulamentações sobre as criptos. Não entendo tanto delas como você, mas, acho que esse é o maior motivo dessa queda assustadora delas. Com a regulamentação, muita gente foi afastada, além das notícias relacionadas á essas corretoras estrangeiras darem algum tipo de problema e o dimdim do pessoal sumir de lá de uma hora para outra.

Algo que aprendi lendo experiências dos outros, é comprar na corretora e logo em seguida mandar para carteira externa. Jamais deixar lá dentro, pois, de uma hora para outra, pode perder tudo...

Obrigado pela postagem
Bom dia

Ah sim, comecei a negociar em 2013 comprando na corretora japonesa Mt.Gox, que também teve problemas, contei esta história no capítulo 21 :P O ideal é manter tudo na carteira, mas quando precisa negociar, não jeito. Hoje, já faço muito mais P2P, o que reduz bastante os riscos. A oscilação do mercado é devido à oferta e demanda mesmo. Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Caraca que susto. Imaginei quem homens de preto tinham batido na sua porta e te levado por um passeio turístico nos EUA hahahahaha

Complicado, estamos todos sujeitos a esse tipo de coisa. Pelo menos não foi 100% perdido ne.

E eu achando que a pior coisa que podia acontecer comigo era minha conta ser bloqueada (como já foi).

Belo post! Grande abraço!

Hahahaha! Não movimento tanto dinheiro assim :D Faz parte, toda transferência que eu faço já levo em consideração os riscos :P Melhor coisa é negociar P2P :) Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

@casagrande, igual quando eu tive problemas negociando em uma exchange sul coreana. Ela do nada saiu do ar devido as leis de lá, mas depois de um tempo voltou normalmente. Nós que usamos exchanges sempre temos esse risco.

Opa, tenho muita vontade de negociar na Coreia do Sul, mas a corretora com o maior volume de negociações em STEEM e SBD não tem tradução para o inglês, qual você usa? :D Eu já incluo a possibilidade de perder o que estou negociando, então nunca negocio uma quantidade que comprometa o meu investimento. Faz parte, mas vale a pena, não tive problema na maioria das corretoras e hoje negocio mais P2P mesmo :P Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Oloko, heim?!

Já não gosto das exchanges... E depois de ter lido teu post, haha! ;x

Então, corretora só quando não tem ninguém disponível para negociar P2P, apesar de não ser tão comum, volta e meia acontece algum problema. Até dá para recuperar parte, mas demora e é melhor não negociar valores muito altos de uma vez só. Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Hahaha eu usava a BTC-E no MT4 não negociava por ela porem me fez falta até hoje procuro uma corretora que tenha dash no mt4.
Interessante os EUA terem liberdade de prender qualquer um até na russia tbm kkk

Bah, era a melhor corretora :D Ainda dá para usá-la no endereço wex.nz, mas hoje tem bem menos volume de negociações. Então, o russo achou que dava para lavar bilhões de dólares e passear com a namorada na Grécia, abusou da sorte :P Hahahaha! Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Olá. O projeto ptgram power (que visa dar atenção, comentários e upvotes em massa aos steemers que escrevem em português), está votando em você. Confira a tabela de meritocracia para saber como receber melhores votos.
Para saber tudo sobre a comunidade #pt e o ptgram, acesse nosso site oficial: https://ptgram.tk/meritocracia

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Eu tive problemas uma vez com a Hitbtc. Parei de negociar nela. Hoje só negocio nas mais famosas.

Esta é coreana, né? Vi que o preço do SBD disparou por lá, mas por que a carteira estava indisponível para saques e depósitos :D A propósito, entre as grandes corretoras, a Poloniex também passa por manutenções com frequência, por isso não é recomendável enviar grandes quantias para qualquer uma delas :P Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Ainda bem que não deu B.O. pra você né casa, o governo americano já está de olho nas criptos, acho que a festa não vai durar muito tempo n.


projeto #ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Então, depois disso o preço subiu consideravelmente, a variação depende do mercado e mesmo quando a China restringiu a atuação das corretoras não impediu a tendência de alta. Não tem como impedir o uso de criptomoedas e o mercado irá se ajustar, só precisamos levar em consideração que o retorno vem a médio e longo prazo. Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

Muito interessantes estas histórias, aos poucos vou lendo aqui, eu sempre fui entusiasta do bitcoin e queria comprar em 2014, se não me engano custava 1,2k, mas na época eu achava que estava um pouco caro e não comprei, haha!

Ah sim, eu comprei em 2013 por 700 dólares, mas logo caiu pra 400 :D E assim seguimos :P Hoje, não compro mais bitcoin, mas se quiseres vender STEEM e SBD compro tudo o que tiver :) Obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

De nada, estarei aqui acompanhando. Quer dizer que o lance agora é "all in em steem" rs

Coin Marketplace

STEEM 0.27
TRX 0.13
JST 0.032
BTC 61562.85
ETH 2891.34
USDT 1.00
SBD 3.43