{Brasil} Meninos usam azul e meninas usam rosa.steemCreated with Sketch.

in #pt5 years ago

Eu concordo, especialmente no primeiro momento da vida, quando a criança não tem condição de fazer qualquer tipo de escolha. Da mesma forma, para exemplificar um pouco mais, eu jamais daria como primeiro brinquedo para o meu filho uma boneca, nem um carrinho pra minha filha.

O alarde feito em virtude da frase da ministra foi político, pura oportunismo. Faria sentido toda a critica se o objetivo da fosse no sentido de proibir o direito de um determinado individuo. Alguém, em sã consciência, acredita que ela estava mesmo querendo dizer que meninos não podem vestir rosa e meninas não podem vestir azul?

A partir do momento que a criança pode escolhe, e isso acontece bem cedo, da-se o direito da escolha. Antes disso misturar as coisas é pura confusão proposital e oportunismo político.

boygirl.jpg

(English: I agree, especially in the first moment of life, when the child is not able to make any kind of choice. In the same way, to give a little more example, I would never give my son a doll or a cart for my daughter as the first toy.

The boast made by virtue of the minister's phrase was political, pure opportunism. All criticism would be meaningful if the aim were to prohibit the right of a particular individual. Someone, in good conscience, believes that she really meant that boys can not wear pink and girls can not wear blue?

From the moment the child can choose, and this happens very early, the right to choice is given. Before that, mixing things up is pure deliberate confusion and political opportunism.)

Sort:  

Eu discordo de você e concordo com o @leodelara . Eu tenho uma filha de 2 anos e um irmão de 12. Na medida que minha filha foi aprendendo a brincar mais conscientemente, ela deu preferência a brincar com os carrinhos do que de boneca, por causa do meu irmão. Quando eu e meu esposo percebemos isso, começamos a comprar carrinhos para ela além de bonecas e brinquedos em geral.

Só há pouco tempo minha filha começou a dar atenção para as bonecas delas, assim como gosta muito de bolas e animais. E em relação a cores, ela sempre vestiu rosa, azul, amarelo... Justamente por nossas crianças não terem o poder de escolha ainda é que devemos apresentar as possibilidades para elas sem preconceitos, e quando falo de possibilidades, estou falando de brinquedos, cores e brincadeiras apenas. Não tem nada de político nisso.

Outra coisa que não fiz a minha filha, foi furar a orelha dela, tanto eu quanto o pai, decidimos que queríamos que ela escolhesse! E eu meu esposo educamos nossa pequena pelo caminho do discernimento, apresentamos o melhor do mundo a ela, sem preconceitos, e na medida que ela cresce ela aprende a escolher e nós aprendemos a respeitar as escolhas dela.

Pensamos diferente somente no detalhe, e respeito tua opinião em quase tudo.

Acho que se há uma idade em que a criança não tem capacidade de escolha, a pergunta a se fazer seria, porque boneca é brinquedo de menina e carrinho brinquedo de menino?
Como Simone de Beauvoir já disse, não se nasce mulher, torna-se mulher. Beauvoir não está se referindo ao sentido biológico, mas sim ao cultural. Seriam justamente estes brinquedos, ou coisas "de meninas" ou "de meninos" que vão prendendo os sujeitos nas caixas que a sociedade moderna vem tentado criar. A boneca não estaria condicionando a mulher a cuidar da casa, da sua propria estética? Enquanto o carrinho deixando o menino condicionado as atividades externas a casa, etc?
Se as crianças realmente tem uma idade em que não conseguem escolher, porque não pensarmos em briquedos e roupas e que não condicionam ao binarismo mas sim que representem todos, como jogos que estimulem o raciocínio lógico. Será que não há um caminho unissex que não estimule "a confusão", usando seu termo?

Com você a mesma coisa Leo. Respeito tua opinião e discordamos no detalhe. Concordo quase que na integra com você.

É um assunto repleto de posições divergentes, conheço familias que fazem o que vc não faria, e outras que fariam o mesmo que você. A minha duvida é se isto é assunto para o estado meter o bedelho...

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Coin Marketplace

STEEM 0.31
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 64485.37
ETH 3156.53
USDT 1.00
SBD 4.05