You are viewing a single comment's thread from:

RE: O Estado, o Terceiro Setor e o monopólio das virtudes

in #pt6 years ago

Como eu digo... Tudo, absolutamente tudo que vem do Estado da nojo. Por isso, sou um anarcocapitalista. A defesa do direito natural - vida, liberdade e propriedade - nos dá a real ideia de um direito que realmente temos que ter, qualquer coisa além disso, eu digo com garantia que é apenas uma tentativa de chamar algum produto ou serviço de direito, só que ele sendo escasso. Locais onde o Estado é menor, existem mais ideias de ética e moral, um exemplo fácil de se analisar isso, são as crianças do homeschooling, que tem uma ideia muito mais avançada de ética e moral, que as crianças que aprendem nas escolas que são obrigadas a seguir o MEC.

Sort:  

Olá @robertoueti! Nossa, isso que você disse dos serviços/produtos serem chamados de direitos... isso é muito pesado. É uma ficção que a maioria das pessoas realmente acredita ser real né. E geralmente é um bem ou serviço escasso pois é monopolizado pelo Estado né. Não me considero uma anarcocapitalista (embora simpatize com a ideia, partindo do meu contexto social), pois sempre que transporto essa ideia para um contexto mais vulnerável, nem tudo faz tanto sentido assim. Os problemas sociais não são decorrentes só da condição econômica das pessoas, eles são imensamente complexos e multideterminados. Também não acho que o Estado possa resolvê-los (nem de longe). Mas no alcance limitado da minha visão, por vezes é o único paliativo que vislumbro, na falta de uma solução efetiva e definitiva.

Primeiro de tudo... Você tá no nosso grupo no discord? Se não tiver... https://discord.gg/gkJvdu por favor, entre... É muito difícil encontrar pessoas com ideias e vivências tão boas assim.
Segundo... Concordo totalmente com você que são questões por vezes multideterminadas. Eu acredito que se tirassemos as questões governamentais e as tentativas frustrantes do governo em tentar fazer com que aquele povo seja imerso na "sociedade", já iríamos ter 90% de avanço. Os outros 10% viriam deles mesmos, evoluindo na sua velocidade e do seu jeito a fim de conseguir mostrar a sociedade que eles são gente do mesmo jeito, apenas, desbastados.

Coin Marketplace

STEEM 0.28
TRX 0.12
JST 0.032
BTC 69947.15
ETH 3908.93
USDT 1.00
SBD 3.71