Qual a estratégia do seu voto no Steemit?

in #steemit6 years ago

Ultimamente, tenho notado o aumento do número de pessoas fracionando seus votos sem atribuir valor algum para os usuários ou comentando sem votar. Inicialmente, pensei que fosse só nos meus posts, depois percebi em vários. Alguns inclusive se auto votando com baixo percentual ou até mesmo nem fazendo.

Tenho tentando entender os motivos disso, inclusive levantei algumas hipóteses, mas, no fim, não cheguei a muitas conclusões considerando todo o cenário.

Como o voto é algo particular e deve ser estratégico, minha intenção não é criticar ninguém. Fica a critério de cada um fazer o que entende ser melhor para si e o crescimento da plataforma.

Ou seja, esse texto serve apenas para explicar um pouco esse recurso para os novos usuários e dividir minha opinião e experiência. Vamos lá!

poder-voto-steemit.png
Os votos podem ajudar o crescimento da plataforma (Imagem: @sndbox)

O que são os votos

O Steemit não é como as outras redes sociais que você pode curtir tudo que vê pela frente.

O poder do seu voto é uma espécie de barra de energia. A cada voto dado perde uma porcentagem do 100% inicial. Ela recupera com o tempo.

Como fracionar seus votos

Para quem ainda não entendeu essa história de fracionar os votos, ela funciona de uma forma simples. Basta configurar esse recurso no https://busy.org/. Essa página é igual a https://steemit.com, porém com mais funcionalidades. Por lá, você também consegue visualizar a porcentagem do voto atribuída nos seus posts, entre outras coisas.

Outra possibilidade para acompanhar as porcentagens é pela extensão do Chrome: Steemit More Info. Ela conta com outras funcionalidades interessantes.

Qual a vantagem de fracionar os votos

Fracionando os votos você consegue votar em mais pessoas.

Cada voto a 100%, você usa 2% do seu poder restante e vai precisar de duas horas para recuperar, além dele passar a valer menos. Ou seja, se der 12 votos, precisará de 24 horas para recuperar o poder. Caso contrário, ele valerá cada vez menos e, consequentemente, sua influência diminui.

Vale a pena fracionar o voto

Depende da sua intenção, estratégia e valor do seu voto.

No meu caso, eu comecei a fracionar só depois que ele começou a valer mais de 0,01. Não consigo votar em ninguém sem atribuir nada. De qualquer forma, na maioria das vezes prefiro fazer um voto cheio mesmo que isso signifique votar em menos pessoas. Isso porque meu voto ainda vale muito pouco para fazer algo diferente disso.

Como acompanhar a recuperação e o poder do seu voto

A própria página do busy diz o poder do seu voto no momento. Mas, existem outras, como a https://steemnow.com/ ou a https://steemworld.org. Por elas, você também consegue acompanhar o percentual do valor que os outros usuários te atribuíram e suas últimas curadorias, ou seja as pessoas que votou nos últimos 7 dias.

Por que 7 dias? É o tempo que um post tem validade. Depois disso, qualquer voto dado não receberá nenhuma recompensa.

Como funciona as curadorias

75% do pagamento do post é direcionado para o autor e 25% para os curadores. A porcentagem menor será dividida entre o autor e o curador se ele votar nos primeiros 30 minutos, a tal regra dos 30 minutos. A divisão será calculada conforme o tempo do voto dado.

Não precisa ficar na neura de votar rápido ou não fazer depois desse período, pois se o voto é baixo não adianta muita coisa. A recompensa é proporcional ao valor também.

Vale a pena votar em comentários

Particularmente, não faço isso. Os votos em comentários também fazem sua barrinha diminuir. Talvez, fica aquela questão que a pessoa se dispôs a ler o seu texto e você nem retribui isso. Bom, as pessoas que votam nos meus posts acabam ficando no meu radar, de certa forma.

Em algum momento, eu sei que eu vou ter a oportunidade de votar e comentar em seus posts também. Claro que não adianta vir com um voto zerado ou um comentário sem voto.

E outra quando as pessoas não votam de volta em você não quer dizer nada. Não precisa levar para o pessoal. Direto acontece isso comigo, ninguém precisa se sentir obrigado a votar em ninguém por nenhum motivo.


O voto e outras interações no Steemit

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Muito obrigada!!!

meu voto não vale muito porem nunca votei zerado sempre voto com 100% do poder

Pode ter certeza que isso faz a diferença. Votar fracionado só quando o voto for mais alto mesmo. Zerado jamais.

Entender essa relação de autoria/curadoria e os votos é fundamental, não só pra quem está na steemit como investidor, mas principalmente àquelas pessoas que querem interagir. Acho que uma boa alternativa ao voto fracionado desvalorizado seria um comentário bem embasado em relação à postagem. Mas confesso que tudo isso ainda é bastante novo pra mim.

Abraço e até a próxima!Logo-50.png

Acho que vc está pegando as informações bem rápido. O Steemit não é tão fácil quanto parece. O investidor zela pelos seus votos pq ninguém vai ficar distribuindo $ por ai sem mais nem menos, mas existem formas de colaborar com a plataforma sem ser por "caridade". Já as pessoas que tem voto baixo precisam colaborar umas com as outras. Os comentários sempre são bem vindos, pois gera trocas de afinidade, informações, entre outras coisas. Além disso, prova que não somos robôs de textos. Acho que aliar o $ com a troca de conhecimento algo muito revolucionário. Só precisa ser trabalhado de uma forma comunitária. O Steemit br precisa sair das migalhas, e isso só vai acontecer quando todos trabalharem juntos em prol da comunidade como um todo. Estamos caminhando para isso, mas sempre é bom dar uma acelerada nos passos, às vezes é mais simples do que pensamos. Abraço!!

Concordo plenamente e estou há 23 dias apenas no Steemit, mas já sei para que entrei. Assim que eu percebi que existe uma forte potencial em se construir uma comunidade forte e que colabore de forma coletiva, percebi que essa é a blockchain que eu quero construir. Sem desvalorizar outros excelentes projetos de criptomoedas, tem um melhor que o outro. Mas de texto e compartilhar conhecimento através de linguagem textual e audiovisual eu entendo. E é isso que eu quero construir... Uma comunidade virtual sustentável financeiramente que cresça junto com a troca de conhecimentos. Tem coisa mais maravilhosa e como vc disse, revolucionária? Se tem não conheci ainda.
Abraço, obrigado pelo retorno e até a próxima!

Meu voto é sempre 100%.
Com isso deixo de votar em mais usuários, só vejo esse problema em votar 100%.

@belzunces tb vejo esse como o único problemas, mas às vezes nem é tão ruim assim!

Meu poder voto ainda é bem fraco - ainda mais agora com essa queda nos valores das moedas, mas eu sempre voto 100% + na grande maioria das vezes costumo comentar (porque acho o voto pelo voto algo muito mecanizado).

Penso que a falta de interação por aqui desestimula muita coisa e também acho tenso o fato de algumas pessoas terem um alto poder de voto e o fracionarem a valores mínimos. Sei que é uma estratégia particular de casa usuário, mas o senso de comunidade por aqui ainda é fraco... Mas felizmente, as coisas estão caminhando para um rumo melhor.

Eu acho que um dos motivos dessas pessoas fracionarem o voto é por causa das que tem o voto baixo e votam nelas sem nada. Então, surge aquele jogo de revidar, sabe?

Mas, tb rola um apego ao $, caso ela tenha investido o próprio, agora se for SP ganho de forma orgânica fico meio sem entender.

Quem tem o voto alto tem que procurar saídas, como venda de votos ou delegações. E os que tem baixo tem que contar com as curadorias dos projetos pt ou outros, como @curie e suas witness, caso os usuários não queiram se ajudar. Outra saída é acumular SP pagando os bots de voto.

Eu procuro fazer comentários, não consigo fazer tantos quanto gostaria. Mas, tem gente que nem responde nada. Tb acho estranho isso. Às vezes, desanima. Mas, no fim vai pesar mais o voto mesmo.

O meu sempre é 100%. Não vejo razão pra votar abaixo disso. A questão é que meu poder tá baixo e isso, às vezes, faz com que não seja muito significante...😩

Mas, não vejo problema o voto ser baixo ou nada. O meu tb é baixo, mas se eu fracionar ai que não vai ser nada mesmo rs Vejo pela intenção mesmo da pessoa.

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Muito obrigadaa

Voto em comentário além de descer o Votting power na grande maioria dos casos não tem valor mínimo para gerar pagamento após 7 dias.
um voto para a depreciação do steem não torná-lo 0 após os 7 dias precisa ter pelo menos 0.03. E não é todo mundo que consegue esse poder de voto, eu msm tenho 0.02 ainda, então o ideal é mesmo votar no post de alguém que já tenha o mínimo de voto para gerar pagamentos, assim você não desperdiça seu voto.

Eu só voto entre 20 e 30 minutos tbm, pra ganhar curadoria.

Anraço.


ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Já ouviu falar em @dustsweep? Com este bot os votos que você recebe menores que 0.03 passam a valer acima do valor mínimo.

@mracalf está valendo a pena votar só para receber curadoria?

Eu tentei fazer um pouco de votos dessa forma, mas não fazia muita diferença. Por isso, voto sem me preocupar com isso, mas mais com a intenção de votar em si. E outra se a maioria continuar votando zerado, muitos posts não terão mínimo para gerar pagamento. Abraço!

Olha le, se está valendo a pena eu não sei, porém se a regra para eu ganhar alguma coisa é votar com 30 minutos eu dou preferência pra votar nesses momentos.

Abraço.


ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Ótimo post! Sempre bom ver posts sobre uso da plataforma. E a importância da dinâmica dos votos. Que é individual como disse. Mas mostra o quanto podemos ou não montam nossas estratégias, não pelo valor do voto, mas pela importância que o voto faz em relação a valorizar os autores e ajudar no crescimento da plataforma. Vivemos essa incoerência na plataforma. Se pensássemos mais coletivamente poderíamos ter o dobro do tamanho. Então vamos seguindo, e montando nossas estratégias. Eventualmente saberemos quem faz parte da comunidade. E quem está sozinho. E conseguiremos nos agregar a quem quer crescer juntos!

Valeu Matheus! Penso dessa forma tb! Não tanto pelo valor em si, mas pela intenção.

Penso exatamente como vocês @matheusggr e @leticiachiantia
E é gratificante saber que há pessoas pensando assim.

Excelente post, é justamente o tipo de post que eu necessito. Estou aprendendo com teu post!
Obrigada por compartir!

Coin Marketplace

STEEM 0.27
TRX 0.13
JST 0.032
BTC 60986.03
ETH 2921.26
USDT 1.00
SBD 3.57